Alto índice de pontualidade no aeroportos neste início de Carnaval

Os aeroportos da Infraero já começam a receber os primeiros passageiros que embarcam com destino ao feriado de Carnaval. E a movimentação é tranquila nos 66 terminais

  
  
Aeroporto de Cumbica

Os aeroportos da Infraero já começam a receber os primeiros passageiros que embarcam com destino ao feriado de Carnaval. E a movimentação é tranquila nos 66 terminais administrados pela empresa. O índice de atraso era 54,24% inferior ao contabilizado no mesmo período antes do feriado. Das 2.282 partidas programadas, 140 atrasaram (6,13%) em mais de 30 minutos e 61 (2,67%) foram canceladas. Em 3/3 do ano passado, foram registradas 2.128 partidas, com 306 atrasos (14,38%) e 59 cancelamentos (2,77%). Os dados são relativos aos voos domésticos e internacionais.

A previsão é que cerca de três milhões de pessoas embarquem e desembarquem nos aeroportos da rede durante todo o período de Carnaval, um aumento de 13,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para garantir um feriado tranquilo, a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) anunciou nesta quarta-feira (15/2) medidas para preparar os aeroportos para o período do Carnaval. Na mesma linha das ações de fim de ano, haverá reforço de pessoal nos aeroportos, gestão operacional integrada e os passageiros vão contar com a ampliação do acesso à informação.

A Infraero vai reforçar o efetivo atuante nas áreas operacionais e de segurança por meio de remanejamento da escala de trabalho dos funcionários. Equipes de plantão estarão atentas para manutenção de equipamentos essenciais, como pontes de embarque, elevadores e escadas rolantes, além da limpeza dos ambientes. Nos saguões, funcionários vestidos com coletes amarelos da campanha Posso Ajudar?/May I Help you?”estarão circulando para orientar e esclarecer dúvidas dos passageiros. Além disso, nos balcões de informação da Infraero estarão disponíveis o Guia do Passageiro. A publicação traz informações atualizadas sobre direitos e deveres dos passageiros, responsabilidades dos entes que atuam no aeroporto e dicas importantes desde o momento da compra da passagem até o desembarque. O guia também está disponível no endereço eletrônico: www.infraero.gov.br/images/stories/mccw/guiapassageiro.pdf.

Além disso, nos aeroportos em que o Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) está instalado (Guarulhos, Congonhas, Brasília, Santos Dumont, Galeão, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Confins e Manaus), as ações de monitoramento serão reforçadas pelos integrantes do CGA: Infraero, ANAC, empresas aéreas, Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Decea e Vigiagro.

Nos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Congonhas, Galeão, Salvador, Recife e Fortaleza estarão disponíveis máquinas automáticas de alimentos, com diversas opções de bebidas não alcoólicas, como refrigerantes, sucos e café, além de lanches como salgadinhos, doces e sanduíches. Os preços dos produtos dessas máquinas seguem a média do mercado, como forma de estimular a concorrência entre as lanchonetes nos aeroportos, tornando-se mais uma opção para os usuários. Ainda nesses aeroportos, os passageiros terão acesso a internet gratuita, com tempo limitado a 15 minutos. Até janeiro de 2012, a Infraero já distribuiu mais de 160 mil cartões de acesso.

Fonte: Infraero

  
  

Publicado por em