Bichos de estimação em aviões são ameaça à saúde, dizem médicos

À medida que as empresas aéreas começam a aceitar animais de estimação na área dos passageiros, mais viajantes estão ficando expostos a riscos desnecessários à saúde

  
  

À medida que as empresas aéreas começam a aceitar animais de estimação na área dos passageiros, mais viajantes estão ficando expostos a riscos desnecessários à saúde, sustentam médicos canadenses.

Em editorial publicado no periódico “The Canadian Medical Association Journal”, os médicos pediram a proibição de animais de estimação nas cabines de passageiros em vôos comerciais, alertando que a exposição a esses animais pode causar desconforto, ataques de asma e até reações que ameaçam a vida.

“Animais podem ser acomodados de forma confortável e segura nos compartimentos de carga dos aviões, que é onde devem viajar”, escreveram os médicos.

Uma em cada 10 pessoas tem alergia a animais e, para algumas, a exposição a cachorros e gatos pode deflagrar um ataque de asma ou uma reação perigosa, como anafilaxia, diz Matthew Stanbrook, editor científico interino do jornal e especialista em asma.

O editorial foi uma resposta à decisão da empresa Air Canada, no verão passado (no Hemisfério Norte), de começar a permitir que pequenos animais, incluindo gatos, cachorros e pássaros, viagem na cabine de passageiros. Muitas empresas aéreas adotam políticas similares.

“O problema das alergias é que elas são imprevisíveis”, diz Stanbrook. “Você pode ter reações suaves por um bom tempo e depois ter uma reação fortíssima – é difícil prever.”

Fonte: Ambiente Brasil

  
  

Publicado por em

Ligia Fagundes

Ligia Fagundes

02/03/2010 12:36:02
Acho certísssimo! Além de ser um perigo para saúde, por causa de asma e alergias, nem todo mundo é obrigado a gostar de ficar perto de animais! Isso deveria ser respeitado! Eu por exemplo morro de nojo! Não gosto que animais fiquem me lambendo ou cheirando! Pois todo dono de cachorro fala que seu animal é mansinho e cheiroso o que nem sempre é verdade! É porque eles já se acostumaram com o mau cheiro dos animais! O lugar deles é dentro da caixinha própria para viagens e no compartimento de cargas dos aviões!