Brasil tem duas entre as cinco companhias aéreas mais inseguras do mundo

Pesquisa aponta GOL e TAM entre as cinco companhias aéreas mais inseguras do mundo. A pesquisa foi realizada por um centro de pesquisas do controle aéreo alemão e mostrou uma lista com as 60 companhias aéreas mais seguras do mundo

  
  
A pesquisa leva em consideração o numero de acidentes, vitimas fatais, histórico da companhia e numero de passageiros desde 1983

Uma pesquisa realizada por um centro de pesquisas do controle aéreo alemão, o JACDEC, mostrou uma lista com as 60 companhias aéreas mais seguras do mundo e as companhias aéreas brasileiras GOL e TAM ficaram entre as cinco piores classificadas.

A pesquisa leva em consideração o numero de acidentes, vitimas fatais, histórico da companhia e numero de passageiros desde 1983. A GOL ficou em 57º lugar e a TAM ficou em 59º, o que gerou uma enorme polêmica em todo o país.

Por aqui, a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), na qual ambas as companhias citadas fazem parte, já se manifestou contrária a esta lista elaborada pelo centro alemão, por meio de uma nota oficial a ABEAR afirma que: "a metodologia do referido ranking leva em conta apenas os acidentes das companhias aéreas nos últimos 30 anos e o número de mortes, sem considerar qualquer iniciativa, certificados, auditorias de órgão independentes ou qualquer outro procedimento de segurança adotado pelas companhias. Ou seja, não é uma avaliação de segurança, apenas um apanhado sobre acidentes".

A ABEAR ainda afirma que a indústria do transporte aéreo teve em 2012, seu ano mais seguro desde 1945 (quando as estatísticas começaram a ser coletadas), e o Brasil não registrou nenhum acidente mais grave no ano.

Várias outras agâncias de transporte aéreo espalhadas pelo mundo, não dão crédito algum a essa pesquisa que já é realizada há mais de 20 anos. Nos últimos três anos, as companhias brasileiras sempre estiveram presentes entre as ultimas colocadas do ranking.

Confira as cinco companhias mais seguras do mundo:
1º Finnair (Finlândia)
2º Air New Zealand (Nova Zelândia)
3º Cathay Pacific (China)
4º Emirates (Emirados Árabes)
5º Etihad Airways (Emirados Árabes)

Veja também as piores classificadas:
56º Korean Air (Córeia do Sul)
57º GOL (Brasil)
58º Air India (Índia)
59º TAM (Brasil)
60º China Airlines (Taiwan)

Fonte: Viagem Brasil

  
  

Publicado por em

Bruno

Bruno

14/06/2013 11:19:50
A corrupção no Brasil é uma "desgraça" mesmo. Isso me revolta! A corrupção está em toda parte. Me deixa triste essa falta de fiscalização brasileira. As empresas ficam a vontade para disponibilizar bens e serviços no mercado do Brasil. Assim, ficam para nos consumidores automóveis incompletos, serviços a desejar, acidentes aéreos, etc.