Confira a lista dos aeroportos que mais demoram a entregar a bagagem

Em tempos de Copa e aeroportos lotados, ninguém quer perder tempo esperando a bagagem chegar. Pensando nisso, a Associação Proteste criou um ranking com os 14 principais aeroportos brasileiros e seus respectivos tempos para a entrega da bagagem

  
  
Considerado o aeroporto mais perigoso do Brasil, Galeão (Rio de Janeiro) ficou em 12º lugar geral entre os 14 locais avaliados no país

Quem costuma viajar de avião provavelmente já ficou aguardando a mala na esteira e nada dela vir. Só depois de um bom tempo ela aparece. Esta perda de tempo faz dos aeroportos brasileiros os piores no mundo quando o assunto é a demora na devolução da bagagem. Quem afirma isso é uma pesquisa mundial realizada pela Proteste Associação de Consumidores. A organização ouviu passageiros em 153 terminais aeroportuários espalhados pelo mundo.

O aeroporto de Recife foi o único brasileiro a receber a classificação geral como 'bom', sendo que ela está longe de ser a nota máxima. Porém, não há o que comemorar. Mesmo estando no topo do ranking nacional, a segurança dele foi classificada como "péssima".

O grande "produto" que as companhias aéreas vendem para incentivar os turistas a optarem pelo avião é a "economia de tempo". Porém, há casos em que a espera da bagagem demora quase o mesmo tempo do voo. A ponte aérea São Paulo/Rio de Janeiro é feita em 45 minutos e muitas vezes a demora para entrega das malas em São Paulo supera o tempo gasto no voo. Com tanto atraso, o aeroporto de Cumbica foi eleito o mais demorado do país para devolver a bagagem. Segundo o levantamento, o tempo médio de espera é de 28 minutos.

Desde outubro de 2011, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determinou que as malas fossem entregues em até 12 minutos nos voos nacionais e 18 minutos nos voos internacionais. Porém, mesmo com a limitação de tempo imposta pela ANAC há mais de dois anos, ela não é cumprida em nenhum dos 14 principais aeroportos do país.

A pesquisa também avaliou outros pontos importantes dos aeroportos nacionais. Segurança, banheiros e estacionamento fizeram parte do levantamento. Considerado o aeroporto mais perigoso do Brasil, Galeão (Rio de Janeiro) ficou em 12º lugar geral entre os 14 locais avaliados no país. Já quando o assunto é banheiro, o Galeão empata com Brasília nas piores posições. Já na avaliação geral, o título de pior aeroporto do Brasil é dividido entre Guarulhos e Brasília.

Confira a lista dos aeroportos brasileiros com os maiores tempos para entrega da bagagem

1º lugar
Local: Guarulhos (SP)
Tempo de espera: 28 minutos

2º lugar
Local: Galeão (RJ)
Tempo de espera: 28 minutos

3º lugar
Local: Brasília (DF)
Tempo de espera: 24 minutos

4º lugar
Local: Salvador (BA)
Tempo de espera: 24 minutos

5º lugar
Local: Natal (RN)
Tempo de espera: 24 minutos

6º lugar
Local: Recife (PE)
Tempo de espera: 23 minutos

7º lugar
Local: Fortaleza (CE)
Tempo de espera: 23 minutos

8º lugar
Local: Florianópolis (SC)
Tempo de espera: 22 minutos

9º lugar
Local: Congonhas (SP)
Tempo de espera: 22 minutos

10º lugar
Local: Campinas (SP)
Tempo de espera: 22 minutos

11º lugar
Local: Belo Horizonte (MG)
Tempo de espera: 21 minutos

12º lugar
Local: Santos Dumont (RJ)
Tempo de espera: 21 minutos

13º lugar

Local: Porto Alegre (RS)
Tempo de espera: 19 minutos

14º lugar
Local: Curitiba (PR)
Tempo de espera: 18 minutos

Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em