Neutralização de carbono em viagens aéreas de intercâmbios

Toda emissão é certificada e o viajante, em seu retorno, terá documentado a neutralização de sua viagem.

  
  

Os transportes aéreos, responsáveis por aproximadamente 4% das emissões globais de dióxido de carbono na atmosfera o que contribui para o aumento do aquecimento global e das mudanças climáticas.

De acordo com dados divulgados no início do ano pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Brasil emitiu o equivalente a 1,84 tonelada de dióxido de carbono por habitante em 2007.
Visando a preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida das futuras gerações, a Intercâmbio Global, empresa especializada em Educação Internacional, e a MaxAmbiental fecharam uma parceria pioneira e exclusiva para a Neutralização de Carbono das viagens aéreas de intercâmbio por meio do programa CarbonoNeutro®.

A operadora é a primeira empresa do gênero a oferecer este serviço para os clientes que querem neutralizar 100% das emissões de carbono na parte aérea da viagem. A ação pretende estimular a conscientização de um público jovem, e formador de opinião, sobre a importância do combate ao aquecimento global.

“Sabemos que a tendência de anular emissões de carbono é crescente em todo o mundo em função da Economia Verde. Em nossa atividade o transporte aéreo é parte indissociável, mas é um agente emissor de grande proporção. Preocupados com isso fomos em busca de um parceiro que desenvolvesse uma solução para oferecer a nossos clientes a opção dessa prática de consumo consciente por meio de um processo sério e sustentável em neutralização de emissões de carbono, pois tínhamos consciência de que essa é uma área onde diversas empresas, sem o expertise adequado, aventuram-se com resultados pouco confiáveis”, comenta Rafael Villas Bôas, diretor de marketing e vendas da Intercâmbio Global.

Para Villas Bôas, a parceria estimula a consciência ecológica, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e permite a introdução de práticas sustentáveis neste segmento de negócios. Ele conta que o próximo passo é anular as emissões de carbono das demais atividades relativas à permanência dos grupos no decorrer dos períodos de intercâmbio organizados pela operadora.

“Trabalhamos com os jovens e as novas gerações são críticas e sensíveis às questões ambientais. É impressionante perceber como os intercambistas estão cientes da importância da sustentabilidade e dispostos a investir para apagar seus rastros de carbono em atividades diversas”.

Como mensurar as emissões de Carbono?

Para mensurar as emissões de carbono das viagens aéreas é preciso fazer uma avaliação por meio de uma ferramenta científica, pré-avaliada e certificada internacionalmente, com base em metodologia desenvolvida a partir dos fatores de emissão definidos pelo Intergovernamental Panel for Climate Change (IPCC), que faz um levantamento completo das atividades selecionadas pela empresa.

Depois que todas as emissões são detectadas e quantificadas, a neutralização é feita por meio da compensação em projetos ambientais que poderão estar no Brasil ou em qualquer parte do mundo.

Numa viagem para Londres, por exemplo, as emissões correspondem a 2,09 toneladas de dióxido de carbono, com a neutralização das emissões do vôo (ida e volta) o estudante contribuirá com o plantio de 12 árvores em áreas de preservação permanente.

Toda emissão é certificada e o viajante, em seu retorno, terá documentado a neutralização de sua viagem.

Sobre a Intercâmbio Global:

A Intercâmbio Global está há mais de 30 anos no mercado e é uma operadora brasileira especializada em Educação Internacional e prestação de serviços voltados ao Turismo de Estudos e Intercâmbio.

Sobre a MaxAmbiental:

A MaxAmbiental é uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos de combate ao Aquecimento Global. Preocupa-se com as crescentes mudanças climáticas globais. Seu objetivo é investir em iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável.

Sobre CarbonoNeutro®:

O programa CarbonoNeutro® foi desenvolvido pela MaxAmbiental a fim de identificar atividades, eventos, empreendimentos e empresas quanto à suas atitudes de neutralização da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), responsáveis pelas mudanças climáticas em nosso planeta, em especial pelo aquecimento global.

O efeito estufa é uns fenômenos universais crescente e, até então, considerado irreversível. Por ser originário na vida humana sobre a Terra, é conhecido como um fenômeno ligado ao gás carbônico (CO2), ou simplesmente, ao carbono.

Em termos simplificados, neutralizar os níveis de carbono significa reduzir suas emissões de GEE e compensar as remanescentes com programas ambientais.

Fonte: Jayme Borges / Intercâmbio Global

  
  

Publicado por em

Maisa Hortal - CAÁ Consultoria Ambiental

Maisa Hortal - CAÁ Consultoria Ambiental

04/11/2009 13:12:46
Olá Francisco!
Há uma ferramenta chamada "pegada ecológica", que surgiu com a publicação do livro "Our Ecological Footprint", de Wackernagel e Rees (1996), e já há vários wibsites que fazem o calculo de emissão individual. No livro "Sharing Natures Interest, de Wackernagel ele relata mais de 4.000 websites que utilizam essa ferramenta para fazer o calculo de emissão em várias atividades.

Fernanda DAddezio

Fernanda DAddezio

04/12/2008 11:43:24
Tem sim Francisco. Maiores informações você também pode acessar www.greenchoice.com.br ou mandar email para contato@greenchoice.com.br. Atenciosamente Fernanda

Francisco Perez

Francisco Perez

03/12/2008 16:01:04
Otima ideia!!!!
Tenho como compensar individualmente?? Sobre o que contribuo com CO2 com meu carro, minha casa ,papeis, aluminios etcs que consumo diariamente?

grato
Francisco