Pouso histórico acontecerá na cidade de Itirapina (SP)

O T-28 foi utilizado pela Marinha dos Estados Unidos, principalmente na formação de aviadores navais estudantes.

  
  

O empresário Fernando de Arruda Botelho, apaixonado por aviação, mais uma vez coloca sua marca num feito que poderá entrar para a história da aviação no Brasil. Ele acaba de adquirir o modelo de guerra T 28 e traz a aeronave num vôo inédito da cidade de Punta Gorda, em Miami (EUA), até o FBO na cidade de Itirapina, sendo o primeiro civil trazendo uma aeronave de guerra.

A chegada deste vôo histórico está previsto para esta quinta-feira, 17 de fevereiro, às 12h00 no Aeroporto FBO do Broa Golf Resort.

O T-28 é um avião militar utilizado para treinamento pela Força Aérea e Marinha dos Estados Unidos a partir de 1950. O modelo foi ainda utilizado como um - contra-insurgência - (COIN) aeronaves, principalmente durante a Guerra do Vietnã.

Embora a Força Aérea tenha retirado o modelo do treinamento primário de pilotos na década de 1960, continuou a utilizá-lo apenas para o treinamento das tripulações de operações especiais e para o treinamento primário de escolha pessoal militar estrangeiro, mas o avião continuou a ser usado como treinador principal pela Marinha (e por padrão, o Corpo de Fuzileiros Navais da Guarda Costeira) bem no início de 1980.

O T-28 foi utilizado pela Marinha dos Estados Unidos, principalmente na formação de aviadores navais estudantes.
O último ET-28 no Comando de Treinamento partiu do Distrito Naval de Washington em 14 de março de 1984.

Depois disto, muitos T-28 foram vendidos a operadoras privadas e, devido aos seus custos operacionais razoáveis são, frequentemente encontrados, voando como warbirds.

O empresário estará, pessoalmente, no comando do pouso do T-28 ao FBO do Broa Golf Resort, localizado na Rodovia Municipal Ayrton Senna, Km 8.

Fonte: Denize Moreno

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em