Programa de aviação regional beneficia o turismo

Além de reformar e investir em melhorias de 270 aeroportos, vai subsidiar empresas e melhorar o acesso da população ao transporte aéreo

  
  

O turismo é um dos segmentos beneficiados pelo Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR), instituído pela Medida Provisória 652, publicada na edição da segunda-feira (28/7), no Diário Oficial da União.

O programa prevê reformas e melhorias em 270 aeroportos de todas as regiões do país e a concessão de subsídios a empresas que operem rotas regionais.

O programa tem cinco objetivos principais, entre os quais o de facilitar o acesso a regiões com potencial turístico.

O Ministério do Turismo contribuiu para a construção do Plano de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e indicou, com base no projeto dos 65 destinos indutores do desenvolvimento regional, municípios de interesse para o turismo que podem ser contemplados no pacote de medidas do governo.

Segundo a SAC, o programa de aviação regional vai integrar o país de forma eficiente e rápida, permitindo maior mobilidade das pessoas e impulsionando a economia do interior.

A ideia é garantir que 96% da população esteja a 100 km de um aeroporto apto a receber voos regulares.

Atualmente, 39% das cidades brasileiras não têm aeroporto ou estão distantes mais de 100 km de um terminal.

O PDAR tem também como meta aumentar o acesso da população ao transporte aéreo, integrar comunidades isoladas, aumentar o número de rotas e municípios atendidos, e o de frequências de rotas operadas regularmente. Caberá ao Poder Executivo fazer sua regulamentação.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em