Conheça o Brasil pela janela do trem

Engana-se quem pensa que é preciso estar na Europa para viajar sobre os trilhos. O Brasil tem hoje 32 trens turísticos em operação, espalhados por 11 estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste

  
  
Circulando por uma malha ferroviária de 30 mil km, os trens brasileiros atendem aos mais diferentes gostos e bolsos

Engana-se quem pensa que é preciso estar na Europa para viajar sobre os trilhos. O Brasil tem hoje 32 trens turísticos em operação, espalhados por 11 estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Os passeios proporcionam uma viagem por entre a História do Brasil - regada a cultura, paisagens e muito charme.

Circulando por uma malha ferroviária de 30 mil km, os trens brasileiros atendem aos mais diferentes gostos – e bolsos. A viagem pode levar apenas alguns minutos ou durar 12 horas, dependendo do destino. Pode percorrer apenas um ponto turístico ou cruzar de um estado a outro. Pode ser em vagões simples ou esbanjando luxo. Pode ser uma viagem tranquila ou embalada por música e apresentações culturais. Seja como for, viajar de trem hoje é uma oportunidade única de ver o Brasil pela janela.

Entre os mais populares está o Trem do Corcovado, no Rio de Janeiro, que recebe anualmente mais de um milhão de passageiros.
Em São Paulo, a Estrada de Ferro Campos do Jordão leva o viajante a um romântico passeio entre as cidades de Campos do Jordão e Santo Antônio, num trajeto de 2h30 - que percorre a Serra da Mantiqueira, com paradas como a do Aldo do Legado, o ponto ferroviário mais alto do Brasil, com 1.743m de altitude.

No Paraná, o Trem de Luxo, tão luxuoso quanto o nome, reconstitui o glamour e charme da época de ouro das viagens de trem, unindo decoração temática e belas paisagens.

Em Minas Gerais, os trilhos alcançam um universo que mistura história, cultura e arte, a bordo da famosa e charmosa Maria Fumaça. O trecho entre São João Del Rei e Tiradentes, por exemplo, é feito com guia e passa por diversos pontos turísticos, como a Serra de São José, conhecida também como Serra de Tiradentes, pela Mata Atlântica, Fazenda Centenária e Rio das Mortes. A rota Belo Horizonte a Vitória, no Espírito Santo, é também uma opção diferente e divertida de viajar.

Na região Sul, um mergulho pela tradição gaúcha é o que promete o passeio na Maria Fumaça, que liga as regiões de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. A locomotiva realiza shows e apresentações de teatro durante o percurso. Outros eventos culturais completam a programação nas plataformas, durante as paradas.

Saindo do Sul para o Nordeste, há 22 anos o Trem do Forró agita os turistas durante as festas juninas no percurso entre Recife e Caruaru. Em cada um dos 10 vagões, um grupo diferente de forro pé-de-serra agita os viajantes, durante trajeto de cinco horas regado a muita dança. O trem chega a carregar mil pessoas a cada viagem.

CRESCIMENTO
Mesmo ainda distantes das opções prioritárias de roteiros turísticos, o transporte ferroviário tem registrado amplo crescimento nos últimos anos. Somente em 2011, mais de cinco milhões de passageiros escolheram os trens como meio de transporte, volume 33% maior que o do ano anterior. E a meta para o futuro é ambiciosa, segundo o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC), Sávio Neves: “O setor ferroviário vem aos poucos ocupando um espaço importante no mercado interno do turismo.

É um trabalho lento e que demanda grandes investimentos. No entanto, com os trens que estão pra entrar em operação e o esforço que o setor pretende fazer para melhorar sua performance temos condições de chegar a 2016 com a marca de 10 milhões de passageiro por ano”.

Desde 2010, o Ministério do Turismo coordena um Grupo de Trabalho de Turismo Ferroviário que tem como missão desenvolver políticas de fomento ao turismo ferroviário no país. Para este ano, a prioridade é definir os projetos de trens que serão implementados nos próximos meses - há mais de 50 propostas de prefeituras e entidades privadas em análise.

A expectativa do Ministério do Turismo é colocar novos trens nos trilhos este ano, aumentando a oferta de atrativos turísticos nas diversas regiões do País. “Vamos definir quais projetos poderão ser desenvolvidos mediante concessão de bens móveis (vagões, mobiliários) e imóveis (estações) da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e aporte de recursos públicos”, explicou o diretor do MTur e coordenador do Grupo de Trabalho responsável pela área, Ricardo Moesch.

DE OLHO NA COPA
O Ministério do Turismo espera receber 600 mil turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo 2014. Além disso, outros 300 mil brasileiros vão circular pelas cidades-sede no período dos jogos. De olho nesse enorme contingente de passageiros, empresários do setor e do governo correm atrás das oportunidades para impulsionar o segmento, aumentar o número de trens em circulação e modernizar as operações atuais.

Como as operações ferroviárias estão fora dos grandes centros, os trens representam grandes oportunidades de se interiorizar o turismo no Brasil. “São ótimas opções para os turistas conhecerem o país, entre um jogo e outro”, destaca Sávio Neves.

Para colocar os turistas nos vagões durante a Copa, a ABOTTC aposta numa estratégia robusta de articulação junto a operadoras de turismo, de forma a inserir os roteiros ferroviários nas prateleiras dos viajantes. Com esse esforço, espera-se ainda mudar o paradigma do modelo de transporte do Brasil, que não contempla o ferroviário. “Além de um amplo esforço de comunicação e marketing, precisamos alertar dirigentes e sociedade civil para a oportunidade de negócios do nosso setor”, reforça.

Pra garantir sucesso nas oportunidades criadas na Copa e das Olimpíadas, o setor ferroviário trabalha para se conhecer mais. Uma parceria entre o Sebrae e a ABOTTC resultou recentemente no estudo ‘Trem é Turismo’, um diagnóstico dos principais desafios e competências essenciais para o bom desempenho de 24 operadoras de trens turísticos e culturais, visando o aumento da competitividade do segmento.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

Ezequiel

Ezequiel

11/8/2013 10:14:00
Foi um choque para mim, quando viajando de carro às cidades de minha infância (Marilia, Oswaldo Cruz, Pompeia), descobrir que o trem da Alta Paulista havia sido desativado...trilhos no meio do mato, estações em estado de ruína...Perdemos o passado para um futuro "poluído". Até hoje guardo uma foto dos primeiros dias dos trens na cidade de Oswaldo Cruz. Saudade, muita saudade!

Vagner

Vagner

4/1/2013 11:34:43
Sou aposentado e não pago mais passagens. Esses trens dos diversos roteiros apresentados obedecem a essa lei? Como posso receber um roteiro que me leve de Sudeste/Nordeste, Norte/Centro e Oeste/Sul de trem?

Tonny fernandes

Tonny fernandes

27/11/2012 16:15:52
Eu vejo no projeto de trens turisticos uma grande sacada do governo e de empresarios pra fortalecer esse meio. Não podem esquecer os trens de passgeiros que é a minha grande paixão. Espero que os projetos que estão ai vinguem pra que o país ande com os proprios pés.

Marcia Caires

Marcia Caires

6/11/2012 21:22:40
Quais são os 32 trens? Cidades e telefones?

Por favor, aguardo resposta

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Márcia, Para mais informações, favor entrar em contato com o Ministério do Turismo. Atenciosamente, Equipe EcoViagem
GERALDO TADEU FERREIRA

GERALDO TADEU FERREIRA

1/3/2012 14:58:28
Informo que aqui no sul de Minas Gerais, na cidade de São Lourenço, Estância Hidromineral, está em funcionamento há varios anos um trem, tipo maria fumaça, que vai de São Lourenço à cidade de Soledade de Minas.

IGOR ROMARIZ

IGOR ROMARIZ

1/3/2012 14:57:10
Deveríamos ter a chance de atravessar este país sobre trilhos, de norte a sul, leste a oeste. Isso geraria milhares de empregos e bilhões de reais em todo o país. Min. do turismo e dos Transportes: acordem!

Silvio

Silvio

1/3/2012 14:48:12
Esqueceram do trem do forró que vai de Campina Grande (PB) à Galante.

Marco

Marco

1/3/2012 14:29:27
E a relação dos trens?

Ribeiro

Ribeiro

1/3/2012 14:27:23
Magnífico, alías acho que o sistema ferroviário no Brasil que acompanhou o desenvolvimento da história do nosso país nunca deveria ter sido desativado. Poderia ter ficado como mais uma alternativa de transporte para a população. Na cidade em que moro Mococa chamada inclusive região da Mogiana a linha férrea foi totalmente desativada na decada de 1960 não restando nem mesmo os caminhos percorridos pelo trem de ferro, é um desconserto para História. Quem sabe no futuro essas linhas são reativadas novamente.

Carlos Milanezi

Carlos Milanezi

1/3/2012 14:09:24
Só esqueceram de mencionar o Trem do Pantanal.

Luis Carlos

Luis Carlos

1/3/2012 14:07:15
Faltou a Maria Fumaça de Campinas à Jaguariúna! É um belo passeio com estações muito bem conservadas e lindas paisagens.

Guy Marsyl

Guy Marsyl

1/3/2012 13:56:08
Na Europa viaja-se de trem a 400 Km/h, no Brasil, viaja-se de trem a 10/20 Km/h. Não sejam cínicos em fazerem comparações.

Frank Rinaldo de Almeida

Frank Rinaldo de Almeida

1/3/2012 13:53:52
Trem não é somente para turismo, deveria de ser tratado como prioridade. Mas em um país onde as montadoras mandam e desmandam e não existiu governo nacional até hoje capaz de reduzir a ganância delas, temos que ver matéria como essa e achar "lindo". É ridículo, isso sim. Um país desta dimensão não ter uma rede ferroviária decente. Quantas mortes, quantos caminhões poluindo e matando, rodovias caras, pedágios absurdos, tudo para manter não o custo Brasil mas a "corrupção Brasil". Essa é minha opinião.

Wilson Junior

Wilson Junior

1/3/2012 13:49:51
Muito interessante esta informação. Gostaria de deixar uma sugestão: a título de maior informação que fosse criado um livro com todas as informações das linhas de trem de cada estado ou município. E ele deveria ser divulgado em todo o Brasil. Precisamos preservar a qualquer custo estes patrimônios históricos.

Luiz Guilherme

Luiz Guilherme

1/3/2012 13:36:10
Sim, o Paraná também tem um trem que não é de luxo, mas custa caro. Viajar pela Serra do Mar nos vagões da Serra Verde Express é uma boa opção... São mais de 100 KM, 4 horas e pouco, mais de 9 túneis, um viaduto preso a rocha...

Caroliny

Caroliny

1/3/2012 13:27:44
Desde quando o trem do forró voltou a operar de Recife para Caruaru? Faz mais de 15 anos que ele não existe!

JAIR

JAIR

1/3/2012 13:08:47
Viajar de trem é 99% mais seguro que pegar essas estradas esburacadas. Deveriam ter muito mais trens, mas a indústria petrolífera brasileira não deixa isso acontecer!

Ordilei Alves

Ordilei Alves

1/3/2012 12:14:05
Por decisões erradas no passado cortaram o trem da vida do brasileiro. Hoje ele existe apenas nos corredores de exportação das consecionárias; nas superlotadas e desconfortáveis composições que trafegam nas principais regiões metropolitanas; e no saudosismo destas vias turísticas. O Brasil precisa voltar para os trilhos e assim diminuir a poluição, o consumo de combustível e os milhares de casos de mutilações e mortes que anualmente aumentam as estatísticas, sem que "os senhores do poder" assumam qualquer responsabilidade.

Carlos

Carlos

1/3/2012 12:13:39
Esqueceu de Jaguariúna/SP e Campinas.

Ary Txay

Ary Txay

1/3/2012 11:53:10
A opção é muito boa, educativa sob o ponto de vista cultural. Mas mais roteiros poderiam ser criados, como o de Parnaíba à Luiz Correira - 15 km - no Piauí.

Carolina

Carolina

1/3/2012 11:45:57
Gostei do artigo, porém tenho que fazer uma correção. A cidade de Santo Antonio, mencionada no 3 parágrafo deste artigo é, na verdade, Santo Antonio do Pinhal, uma pequena cidade localizada no estado de São Paulo a 15 km de Campos do Jordão e não uma cidade do Rio Grande do Norte como a descrição no link.
Mais informações: Santo Antônio do Pinhal é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Está a uma altitude de 1.080 metros. Sua população estimada em 2004 era de 6.827 habitantes. O clima de Santo Antônio do Pinhal é o tropical de altitude com inverno seco e verão temperado(Fonte: Wikipédia). Santo Antonio do Pinhal é uma pequena cidade turística, com grande variedade de pousadas e restaurantes, conhecida pela prática de atividades de aventura como salto de asa-delta e paraglider.

FRTANCISCO ASSIS DE OLIVEDIRA

FRTANCISCO ASSIS DE OLIVEDIRA

1/3/2012 11:44:30
É ÓTIMO SABER QUE TEM ESSES TRENS PARA OS TURISTAS PASSEAREM.

Luiz

Luiz

1/3/2012 11:24:55
As operadoras só mostram navios e aviões, será que o setor conhece e sabe o que é trem?

Pedro B. Ribeiro

Pedro B. Ribeiro

1/3/2012 11:16:51
Eu acho que já passou da hora. Estamos com atraso de séculos em relação ao transporte ferroviário.

mundo inteiro sabe que este não é o "transporte do futuro", e sim o transorte que atende no presente milhões de passageiros em todo o mundo.

Reginaldo Baggio

Reginaldo Baggio

1/3/2012 10:52:05
O trem de Campos de Jordão vai até Santo Antonio do Pinhal e não Santo Antonio, que fica no Estado do Espirito Santo.

Luiz Carlos Crepaldi Carvalho

Luiz Carlos Crepaldi Carvalho

1/3/2012 10:44:21
Na reportagem não se fala do Trem do Pantanal. Ele não foi reativado? Existe algum site para consulta? Tenho interesse de fazer este turismo.

Slh

Slh

1/3/2012 10:06:36
Acho muito bom, estamos muito atrasados com relação ao uso de trens no Brasil. É um transporte seguro, não poluente, agradável e que deveriam ampliar. Um país do tamanho do Brasil com malha ferroviaria tão pequena é um absurdo. Seria muito bom irmos para o litoral de trem, desafogando assim as estradas. Poderiam fazer uma linha litorânea acompanhando esta costa brasileira maravilhosa. Não só para turismo, mas também para transporte publico.

Davi

Davi

1/3/2012 09:54:13
Faltou citar todos os 32 trens e trajetos com link!

Agepe

Agepe

1/3/2012 09:45:32
No Sul de Minas faltou incluir o passeio de Maria Fumaça, de São Lourenço até Soledade de Minas, uma viagem aos tempos antigos num trem movido à lenha, apreciando belas montanhas e as matas ás margens do Rio Verde. São Lourenço é a mais famosa Estância Hidromineral do país e Soledade de Minas, rica em artesanato de palha e doces caseiros. Inesquecível!

Nadja

Nadja

1/3/2012 09:45:09
Acho maravilhoso esses passeios de trem, pena que aqui no Ceara não temos. Bem que poderiam explorar. Tenho certeza do sucesso que ia ser!

Mário

Mário

1/3/2012 09:39:44
Eu, minha esposa, filhos e neta, já fizemos este passeio de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa (três vezes) e GOSTAMOS demais. Foi uma diversão saudável, cultural e extremamente bem organizada. Recomendamos!

Silvia

Silvia

1/3/2012 09:21:08
E quais são os 32 trens turísticos? Essa informação deveria constar da notícia ou haver um meio de acessar essa lista.

Luiz

Luiz

1/3/2012 09:03:48
São Paulo - Aparecida nos fins de semana.

Rodrigo Lopes

Rodrigo Lopes

1/3/2012 08:59:14
Esqueceram de Jaguariúna (SP). O passeio de Maria Fumaça de lá é sensacional.

Jorge

Jorge

1/3/2012 08:55:41
Esqueceram do Trem do Pantanal...de Campo Grande à Miranda.

Eduardo

Eduardo

1/3/2012 08:55:30
Quero ver ter igual ao ICE da Alemanha.

Nadila

Nadila

1/3/2012 08:55:18
Faltou comentar sobre Pranapiacaba que ainda tem o Festival de Inverno.
http://www.cptm.sp.gov.br/e_operacao/exprtur/
[[http://pt.wikipedia.org/wiki/paranapiacaba
|]]

Joao

Joao

1/3/2012 08:53:33
Isso devia estar sendo feito há 20 anos.

Nádia

Nádia

1/3/2012 08:48:16
Gostaria de comentar que o Paraná compõe a região sul, juntamente com os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Eduardo

Eduardo

1/3/2012 08:46:01
Gostei da reportagem nao tinha conhecimento total da malha ferroviaria para turismo, vou programar com os amigos um belo passeio, alerto que este projeto deveria ser mais divulgado porque muitas pessoas não conhecem.

Milton garcia

Milton garcia

1/3/2012 08:42:19
Porque não se reativa a linha férrea que existe na Baixada Santista, que passa pela P.Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, inclusive para os finais de semana prolongados em que as estradas se congestionam rapidamente? Os trilhos
já existem, só o falta o governo de S.Paulo ter vontade de investir em turismo de verdade.

Amilton

Amilton

1/3/2012 08:39:15
Faltou citar uma trecho de ferrovia, talvez o mais complicado para ser construido devido as condições geograficas, mas de beleza ímpar: A ESTRADA DE FERRO CURITIBA-PARANAGUÁ.

Renato

Renato

1/3/2012 08:33:37
A matéria ficou bacana, mas faltou falar um pouco mais sobre as belezas da serra do mar no Paraná.

Luiz

Luiz

1/3/2012 08:24:45
Por que quando se fala do Paraná é tão comum ele ser menosprezado ou se faz pouco caso? Cadê os detalhes ou ao menos o itinerário da viagem? Esqueceram de falar que é o trecho ferroviário mais belo do país, a estrada de ferro nacional mais fascinante e sofisticada, feita no tempo do Império, com túneis e pontes que são desafios de engenharia, no maior trecho contínuo de mata atlântica do país.

FGerolomo

FGerolomo

1/3/2012 08:06:34
Fica uma dica onde também possui a Maria Fumaça que sai de Jaguariúna, interior de SP, e vai até Campinas, num passeio histórico e cultural com lindas paisagens.

Augusto

Augusto

1/3/2012 08:06:12
Como ex-ferroviario admiro pessoas que acreditam no transporte ferroviário, principalmente o passageiro, agradeço ao poder publico se eles olhassem com outros olhos para as nossas ferrovias.

Leonardo

Leonardo

1/3/2012 08:03:27
Vocês esqueceram de citar que o trajeto da Estrada de Ferro Campos do Jordão é de PINDAMONHANGABA à Campos do Jordão, passando pelo município de Santo Antônio do Pinhal.

Eliana

Eliana

1/3/2012 08:01:27
Adorei a dica. Já fiz o passeio de Tiradentes à São João del Rei. Foi muito bom. A população é muito simpática. O trem passava e as pessoas acenavam, davam tchau e as crianças ficavam encantadas mesmo estando acostumados com o trem.

MARIA JOSE.

MARIA JOSE.

1/3/2012 07:54:21
ACHO A IDEIA ÓTIMA.

Hercules

Hercules

1/3/2012 07:49:14
E o passeio à Paranapiacaba parou porque?
E o projeto que havia para descida da serra?