GT lança cartilha para turismo ferroviário

Trabalho orienta a elaboração e apresentação de projetos para implantação de trens turísticos e culturais

  
  

Já está disponível no site do Ministério do Turismo (MTur) a Cartilha de Orientação para Proposição de Projetos de Trens Turísticos e Culturais. A publicação é fruto do trabalho do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Ferroviário, criado para fomentar a atividade no país, bem como preservar e dar destinação ao patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA).

A cartilha é ilustrada e dividida em capítulos. Na apresentação faz um breve relato sobre a história das ferrovias no mundo e no Brasil. Depois, informa quem pode apresentar propostas ao GT e descreve as diretrizes gerais do projeto. O documento traz ainda modelos de formulários de solicitação de projetos de trens turísticos e um glossário. Em anexo, lista os documentos necessários para a obtenção de autorização de transporte não regular de passageiros com finalidade turística.

A cartilha foi lançada na quinta-feira (8) durante o II Encontro Nacional de Cidades Históricas e Turísticas, em Pirenópolis (GO). O Grupo de Trabalho é composto por representantes dos ministérios do Turismo, que o coordena, e dos Transportes, e da Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Inventariança da RFFSA.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em