Maria-Fumaça leva mais de 6.000 mil crianças para um passeio no tempo

Além do passeio, as crianças vão receber noções sobre a boa convivência da comunidade com o trem.

  
  

Para 6.200 estudantes de 43 escolas de ensino da rede pública da região de São João Del Rei e Tiradentes, a semana das crianças significará uma volta ao passado: eles vão participar de um passeio, proporcionado pela FCA, na centenária Maria-Fumaça que circula entre os dois municípios. O passeio vai acontecer nos dias 8 e 9 de outubro, com saídas de São João Del Rei e de Tiradentes.

A Maria Fumaça vai realizar 20 viagens de ida e volta nestes dois dias para atender todas as escolas. Além do passeio, as crianças vão receber noções sobre a boa convivência da comunidade com o trem.

Os empregados da FCA distribuíram para os professores durante esta semana Kits de Segurança pontuando os cuidados que devem ser tomados ao cruzar uma linha férrea, contendo dicas de segurança e a importância de uma convivência harmoniosa com o trem. Hoje, estes materiais didáticos estão sendo usados em trabalhos educativos dentro das salas de aula das escolas envolvidas na iniciativa.

No final do passeio, para marcar a data, todas as crianças participantes receberão um Certificado de Amigo da Ferrovia Centro-Atlântica.

Complexo Ferroviário de São João Del Rei:

A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) assumiu a operação e administração do complexo ferroviário de São João Del Rei, em 2001. Desde então, a empresa coloca em prática um programa de recuperação e restauração das características originais da Maria Fumaça (vagões, via permanente, estações e museus) que, além de preservar a história ferroviária do Brasil, proporciona maior conforto e segurança aos turistas.

Hoje, ocupando uma área de 35.000 m2, encontra-se o maior centro de preservação da memória histórica ferroviária nacional e um dos mais importantes do mundo.

Inaugurada em 1881 por D. Pedro II, a Maria Fumaça é a única locomotiva a vapor que transporta passageiros, com bitola de 76 cm, também conhecida como bitolinha, ainda em atividade no mundo.

O passeio de Maria Fumaça tem extensão de 12 km entre São João Del Rei e Tiradentes. Por onde já passaram mais de 900 mil turistas. Este ano, o passeio já atraiu cerca de 90 mil pessoas

Fonte: FCA

  
  

Publicado por em