Palestra aborda se o trem de alta velocidade entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro é viável

O projeto tem viabilidade econômica? Até que ponto a ligação rápida sobre trilhos melhorará as três regiões metropolitanas envolvidas, e de que forma o Vale do Paraíba será integrado? Qual a interferência nas viagens internas das cidades?

  
  

Albuíno Azeredo e Paulo Benites, da Trends Engenharia e Tecnologia, realizarão nesta quinta-feira (4/9) palestra sobre “Projeto do TAV, Trem de Alta Velocidade, entre São Paulo e Rio de Janeiro”, das 16h às 17h30, durante a 14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontece no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. Logo após a apresentação, eles concederão entrevista coletiva à imprensa.

Durante a palestra “Projeto do TAV – Trem de Alta Velocidade – entre São Paulo e Rio de Janeiro”, os executivos abordarão a possibilidade de uma ligação ferroviária rápida entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, com natural articulação com os sistemas metroferroviários já instalados nesses pólos, de modo a trazer um novo patamar de modalidade neste importante eixo no sudeste do País.

Esta sessão pretende conhecer melhor as idéias que balizam a proposta do trem de alta velocidade, buscando respostas a algumas questões, como: O projeto tem viabilidade econômica? Até que ponto a ligação rápida sobre trilhos melhorará as três regiões metropolitanas envolvidas, e de que forma o Vale do Paraíba será integrado? Qual a interferência nas viagens internas das cidades?

Além dos dois executivos, participam do painel: o diretor da Divisão de Trens de Alta Velocidade da UIC – Union Internationale des Chemins de Fer, Ignácio Barroir; o diretor do Departamento de Planejamento e Avaliação da Política de Transportes, do Ministério dos Transportes, Francisco Luiz Baptista da Costa; o consultor e professor do IME/FGV, Marcus Quintella; o diretor de planejamento da CPTM, Alberto Epifani e o presidente da AD-Trem - Agência de Desenvolvimento de Trens Rápidos Entre Municípios, Guilherme Quintella. A coordenação está a cargo do presidente da ANTP, Ailton Brasiliense.

Serviço:

14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Data: 02 a 05 de setembro de 2008

Local: Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca

Rua Frei Caneca, 596 - São Paulo – SP

Fonte: Digital Assessoria Comunicação Integrada

  
  

Publicado por em

Teresa leão

Teresa leão

03/01/2009 02:06:44
Sou totalmente favorável aos trens, pois não são poluentes, sendo mais rápidos,seguros, eficazes, eficientes e capazes de transportar um grande número de pessoas.Isto é, são os verdadeiros transportes de massa.Aliás, numa época em que os governos falam tão mal dos automóveis de passeio, apenando seus proprietários com multas e taxas caríssimas, já está na hora destes governantes investirem seriamente na excelência deste tipo de transporte! Cheguei a viajar no antigo VERA CRUZ RJ- BH/MG e no antigo SANTA CRUZ RJ-SP/SP...excelentes viagens!!!A meu ver toda a rede-malha ferroviária antiga deveria ser imediatamente restabelecida, como por exemplo a malha SANTOS -JUNDIAÍ.Esta linha também era muito boa e útil e --pasmem senhores-- seus vagões estão apodrecendo ao relento sem que as autoridaes tomem quaisquer providências!É um verdadeiro desperdício com o dinheiro público!!! Insisto em que haja investimento neste meio de transporte, propondo inclusive a ligação de todas as grandes capitais através dos TGV"S e das capitais para o interior do país,tal ligação seja feita através da pronta restauração das linhas férreas antigas e desenvolvidas pelos ingleses.Estas mesmas linhas podem ser usadas para,inclusive, transportar cargas--sem excluir o transporte de humanos/ passageiros!E,no caso das cidades maiores como RIO, SP, MG QUE HAJA TAMBÉM A RECUPERAÇÃO DAS LINHAS TRADICIONAIS DA RFFSA, COMO ESTÍMULO AO TURISMO NESTAS CIDADES E COMO MAIS UMA ALTERNATIVA AOS OUTROS MEIOS DE TRANSPORTE INEFICAZES(AVIÃO, ÔNIBUS, AUTOMÓVEL) E DE ALTA PERICULOSIDADE FACE AOS ACIDENTES A ELES RELACIONADOS.

Valdiel

Valdiel

27/10/2008 21:38:23
Espero que esse assunto abordado seja real, usei muito os trens da Cia. Paulista e Fepasa, prefiro esse meio de transporte pois a % de segurança é de 99%, conforto, rapidez, e tudo de bom para quem quer refrescar a cabeça.
Espero que esse tempo retorne e rápido.

Marcos Ribeiro

Marcos Ribeiro

14/10/2008 07:51:37
Há quantos anos se fala de uma ferrovia nova e trens modernos entre o Rio e São Paulo? Desde que ano?Não só os brasilianos mas os americanos aguardam a America do Sul sair do atraso e dar partida para a nova era da velocidade nos trilhos.E que seja mesmo de mais alto nível e sem paradas intermediarias que vai levar gozação.Merecemos nos orgulhar de ter novamente o conforto do rolamento sobre trilhos e da mais alta tecnologia.Isso é questão de honra nacional!