Santos ganhará primeiro bonde-restaurante das Américas

O veículo elétrico servirá almoços, jantares e terá um buffet para eventos. Com capacidade para 34 pessoas acomodadas em mesas, o bonde-restaurante será inaugurado em 2015

  
  
Após sua minuciosa restauração, o veículo será transformado num verdadeiro restaurante sobre trilhos com direito até a música ao vivo

Nos últimos anos Santos ganhou uma nova marca, seus famosos bondes. Se a cidade sempre foi conhecida por sua praia e por ter revelado Pelé ao futebol mundial, atualmente os bondinhos roubaram a cena. Em breve, a cidade terá o primeiro bonde-restaurante das Américas.

O veículo articulado de origem italiana foi construído em 1933. Por anos, ele rodou em Turin e serviu como meio de transporte na cidade italiana. Após sua minuciosa restauração, o veículo será transformado num verdadeiro restaurante sobre trilhos com direito até a música ao vivo. Com capacidade para 34 pessoas acomodadas em mesas, o bonde terá uma cozinha completa, além de ar-condicionado para o calor do verão santista, banheiro e acessibilidade. No local serão servidos almoços, jantares, além de ter um buffet para solenidades. Ele será inaugurado em 2015.

Juntamente com o bonde-restaurante, a cidade recebeu outro exemplar que já rodou por Nova York. O veículo que desfilou por quase dez anos na Broadway foi fabricado em 1938. Quando chegou ao Brasil no final da década de 40, o bonde recebeu o apelidado de "Gilda". O carinhoso nome originou-se de um filme da época.

A restauração dos veículos é feita pela própria prefeitura. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade possui uma equipe com 10 funcionários que trabalham nos bondes.

Bondes de Santos

Atualmente, a linha turística conta com sete bondes e circula por cinco quilômetros no Centro Histórico de Santos em passeios de 45 minutos

Os bondes em Santos funcionaram entre 1870 e 1971 quando foi desativada a última linha de transporte de passageiros da cidade. Pouco mais de uma década depois, a prefeitura decidiu reviver os veículos elétricos, mas desta vez voltado ao turismo. O bonde circulou pela orla da praia do Embaré entre os anos de 1984 e 1986.

Em 2000, uma nova linha foi inaugurada no Centro e com o tempo passou por ampliações e ganhou novos veículos. Atualmente, a linha turística conta com sete bondes e circula por cinco quilômetros no Centro Histórico de Santos em passeios com duração de 45 minutos. O veículo parte da Estação "Buck Jones", na Praça Mauá.

Serviço
Bonde Turístico de Santos
Local: Estação Buck Jones (Praça Mauá/ Centro Histórico)
Horário: Terça a domingo, das 11 às 17h
Duração: 45 minutos
Preço: R$ 5

Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em

André Gonçalves

André Gonçalves

31/05/2014 16:58:59
Sensacional! Pena que só em 2015, pois queria testar logo!