Trem das Montanhas, no Espírito Santo, começa a operar no próximo sábado (23)

Serão realizadas quatro viagens por dia nos fins de semana - idas e voltas.

  
  
O Trem das Montanhas Capixaba tem como principal característica a proximidade entre o mar e as montanhas capixabas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), inaugurou nesta segunda-feira (18) o passeio turístico Trem das Montanhas Capixabas. O Trem entrará em operação para o público no próximo sábado (23). Serão realizadas quatro viagens por dia nos fins de semana - idas e voltas.

O novo atrativo turístico consiste em um passeio ferroviário que parte de uma altitude de 15 metros acima do nível do mar e chega a seu destino em uma altitude de 530 metros, proporcionando ao passageiro uma impressionante paisagem da serra, do mar e da Mata Atlântica, com pontes, túneis e cachoeiras.

Solenidade

O evento aconteceu na Estação Ferroviária de Viana, quando representantes do Ministério do Turismo e autoridades fizeram a primeira viagem até a estação final, no distrito de Araguaia, em Marechal Floriano.

“Essa inauguração precisa ser comemorada por todos, pois o Trem das Montanhas Capixabas é um grande projeto e esperado com ansiedade pelos capixabas”, ressaltou o secretário de Estado de Turismo, Marcus Vicente.

O passeio já chegou a funcionar há mais de 20 anos, mas estava desativado. Além da iniciativa da Setur, o projeto para retomar o a atividade foi realizado por meio de parcerias com as prefeituras de Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano; o Sebrae-ES; o Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação; o Montanhas Capixabas Convention Bureau; a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA); e a empresa Serra Verde Express.

Operação

A operação do passeio será realizada pela empresa Serra Verde Express, com uma litorina, que é um veículo automotriz, e que possui a capacidade de atender 56 passageiros, trafegando aos finais de semana e feriados

Percorrendo a Serra Verde, trecho ferroviário que integra a Malha Centro-Leste, sob concessão da FCA, tem como ponto de partida Viana, a cidade que inaugurou o ciclo da imigração européia para o Espírito Santo.

A operação do passeio será realizada pela empresa Serra Verde Express, com uma litorina, que é um veículo automotriz, e que possui a capacidade de atender 56 passageiros, trafegando aos finais de semana e feriados.

A primeira parada é na estação de Domingos Martins, cidade com um dos três melhores climas do mundo e que ainda mantém fortes traços de seus antepassados imigrantes alemães, que podem ser observados na culinária, na cultura, no artesanato e na arquitetura.

Em Domingos Martins, além das belezas naturais, o visitante pode visitar o Parque Estadual de Pedra Azul, com trilhas, piscinas naturais, cachoeiras, faunas e flora diversificadas. A próxima parada é em Marechal Floriano, o município conhecido como a “Cidade das Orquídeas” pela grande quantidade de espécies de orquídeas existentes em suas matas. A gastronomia do município é riquíssima, com pratos típicos da culinária alemã e italiana.

Por fim, o Trem das Montanhas Capixabas faz sua última parada na estação ferroviária de Araguaia, que foi inaugurada em 1902. A estação é uma referência histórica para toda a região, pois a Estrada de Ferro Leopoldina era como um rio civilizador que tinha ligação com muitas cidades importantes da época e recebia a influência luso-brasileira.

A estação também era famosa pelo cheiro do pastel de palmito, que estimulava o apetite dos viajantes. Hoje a cultura legada está resumida no Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi através de fotografias, peças instrumentos e materiais que simbolizam a memória da época que passou.

O Trem das Montanhas Capixaba tem como principal característica a proximidade entre o mar e as montanhas capixabas e a forte presença da cultura de imigrantes europeus traduzida nas festas, no cotidiano, arquitetura e gastronomia.

O secretário Marcus Vicente chama a atenção para a importância do novo produto para a região de montanhas: “Um produto turístico como o Trem das Montanhas Capixabas ajudará no crescimento econômico da região. Serão beneficiados os equipamentos turísticos locais, como restaurantes, hotéis e parques.

A população é beneficiada com emprego, renda, e também no agroturismo e no artesanato. Além disso, há a satisfação demonstrar aos turistas que visitam o Estado toda a cultura, tradições e beleza daquela região”.

Conheça os horários do Trem das Montanhas Capixabas:

Manhã

Subida:
- Viana: 8h00 / Domingos Martins: 8h45
- Domingos Martins: 8h50 / Marechal Floriano: 9h25
- Marechal Floriano: 9h30 / Araguaia: 10h25

Descida:
- Araguaia: 10h40 / Marechal Floriano: 11h35
- Marechal Floriano: 11h40 / Domingos Martins: 12h15
- Domingos Martins: 12h20 / Viana 13h05

Tarde

Subida:
- Viana: 13h15 / Domingos Martins: 14h00
- Domingos Martins: 14h05 / Marechal Floriano: 14h40
- Marechal Floriano: 14h45 / Araguaia: 15h40

Descida:
- Araguaia: 15h45 / Marechal Floriano: 16h40
- Marechal Floriano: 16h45 / Domingos Martins: 17h20
- Domingos Martins: 17h25 / Viana: 18h10

Operadora do Trem

(venda/comercialização dos tickets)
Serra Verde Express
Telefone: (27)7811-0525 (41) 3888 3488
Email: sac@serraverdeexpress.com.br

Agências que vendem tickets no ES:

1. Avitures Turismo : 27 3235-9199
2. Capixaba Receptivo 3325-2000/8151-3862
3. Canaltures : 28 3546-1378
4. Fomatur Turismo 3200-3155/8118-0264
5. Geographictur (Bárbara): 9972-2930
6. Opção Turismo (Carmem): 28 9885-5520/28 3511-2155
7. Poltrona 1 (Leonardo/Moacir): 3345-2282/8142-4557
8. Stoffel Turismo (Eunice): 3326-2445/9964-0803

Mais informações sobre o passeio:
www.tremdasmontanhascapixabas.com.br

Fonte: Secretaria de Turismo de Espírito Santo

  
  

Publicado por em

Sebastião Gomes da Silva

Sebastião Gomes da Silva

2/8/2012 13:34:51
Sugiro boicotar este passeio... só assim este pessoal irá repensar o antigo conceito: é prefivel ganhar pouco em cima de muitos do que ganhar muito em cima de poucos. Pensem um pouco, é uma viagem de 3 horas, não vamos atravessar a Europa.
Assinado: Um capixaba decepcionado.

Jaqueline Davis

Jaqueline Davis

30/7/2012 09:31:11
Sou capixaba e moro na Inglaterra desde 2007. Estou de ferias em VV por dois meses com meu namorado que e ingles. Ficamos surpresos com o valor do pacote de uma empresa que cobra 270 reais por pessoa. Quando li os comentarios sobre precos da passagem de trem, ainda sim, esta caro demais. Ja viajamos muito e nem em Paris, Italia ou America cobraram precos altissimos para um passeio turistico! Mesmo tendo condicoes de pagar o passeio me recuso a pagar um valor tao alto e absurdo. Desse jeito nem turistas e nativos poderao desfrutar da beleza das nossas montanhas e o Estado so perde com isso. Fica a dica.

Nathan M. Steinberger

Nathan M. Steinberger

24/3/2012 19:40:16
Gostaria de saber o valor total deste passeio: Viana X Domingos Martins X Marechal Floriano X Araguaia.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá, Para mais informações favor entrar em contato com a Secratria de Turismo do Espírito Santo. Atenciosamente, Equipe EcoViagem
Rogerio cavalcante

Rogerio cavalcante

13/3/2012 14:28:54
Estava muito a fim de fazer este passeio com minha mulher, mas com este preço praticado ficou um pouco difícil. Para incentivar as pessoas deviam cobrar um valor mais acessível, assim muito mais capixabas e pessoas de outro estados, como eu, teriam a oportunidade.

Marly D Andrea

Marly D Andrea

3/3/2012 17:12:09
Estava super feliz em ir ao Espírito Santo fazer o passeio de trem, mas quando vi o preço, fiquei muito frustada. Estamos no Brasil e não na Europa. É um absurdo de caro!

Rozimeire Lourenço

Rozimeire Lourenço

29/1/2012 09:31:01
Eu bem que queria ir, mas achei MUITO CARO!

Kelvin

Kelvin

22/1/2012 22:02:08
É MAIS CARO DO QUE VISITAR O CORCOVADO NO RJ. SOU CAPIXABA, MAS DESSE JEITO, ACABO ME ENVERGONHANDO DO MEU PRÓPRIO ESTADO, O PREÇO PAGO POR ESTE PASSEIO NÃO VALE A PENA. É MELHOR IR DE ÔNIBUS MESMO. ESPERO QUE A SECRETARIA DO TURISMO TOME AS PROVIDENCIAS CABÍVEIS PARA MELHORAR O ACESSO DE TODAS CLASSES SOCIAIS.

Leomar

Leomar

18/1/2012 10:32:05
Tô achando que esta empresa é de algum político. Vai gostar de dinheiro assim mais longe. Preço de viagem para Europa!

Beth

Beth

15/1/2012 11:13:46
QUANDO O BRASIL APRENDER A EXPLORAR O TURISMO E NÃO O TURISTA, GANHAREMOS MUITO DINHEIRO COM A QUANTIDADE DELES.

Elizete

Elizete

5/1/2012 18:25:20
Resolví passar minhas férias em casa e conhecer um pouco mais o meu Estado e este passeio estava nos meus planos, estava! Pois com este preço fica difícil. Sinceramente acho impraticável esse preço, estava pensando em fazer esse passeio com minha filha, genro e neto, mas acho melhor nos prepararmos para uma viagem para fora do Estado. Assim iiremos gastar mais de R$ 600,00 pra dar um passeio de 3 horas? Será que os responsáveis por esse projeto realmente querem que ele dê certo?

VANDERLEI

VANDERLEI

26/10/2011 22:29:24
ESTAVA PENSANDO EM FAZER ESTE PASSEIO COM A MINHA FAMILIA, MAS PELO QUE EU VEJO ESTE PREÇO DE BACALHAU PREÇO DE SEMANA SANTA EU PREFIRO COMPRAR UMA PASSAGEM DE AVIÃO PARA BELEM DO PARÁ OU NATAL FICA MAIS BARATO!

Gizely

Gizely

4/8/2011 10:26:00
Como capixaba estou frustrada e decepcionada! Como fazer turismo com a passagem neste valor? Será que teremos de sair do Estado para fazer turismo?! O que diz a Secretaria de Turismo??

RENATA

RENATA

28/7/2011 20:16:07
É uma pena que prefiram fazer o passeio com 5 pessoas por este preço e não com o trem cheio por menos. Minha filha está decepcionada porque não podemos ir!

Antônio Carlos

Antônio Carlos

19/7/2011 11:50:36
Parece que os investidores querem o retorno rápido... Isso se chama ganância!
Representantes do povo, repensem e façam alguma coisa para tornar o passeio acessível para todos.

Getúlio

Getúlio

1/6/2011 17:42:27
Estava pensando seriamente em fazer esse passeio, porém o preço está um absurdo, é mais fácil andar de um avião para um casal do que de trem.

Leo M Serafim

Leo M Serafim

9/5/2011 14:05:09
A Passagem é muito cara, se baixar para R$ 40,00 a procura aumentará no mínimo 500%.

MESSIAS JACOB DOS SANTOS

MESSIAS JACOB DOS SANTOS

21/4/2011 09:58:51
COMO SÃO AS COISAS, AQUI NO ES O INCENTIVO AO TURISMO É FRACO, TUDO É DIFÍCIL, O OBJETIVO DESSE PASSEIO DE TREM PELAS MONTANHAS DEVERIA SER DIREITO DE TODOS, PRINCIPALMENTE AOS CAPIXABAS, MAIS INFELIZMENTE ESSE TUR, FICA MESMO PARA OS MAGNATAS QUE TEM DINHEIRO, PORQUE COM O PREÇO DESSAS PASSAGENS, REALMENTE ESSE PASSEIO TORNA-SE SONHO PARA A MAIORIA DOS CAPIXABAS.

Fabiola cristina mirandaf

Fabiola cristina mirandaf

13/4/2011 18:17:32
gostaria muito de fazer esse passeio com os jovens da minha igreja...mais com esse valor...não dá mesmo!!!
Fora da realidade.

Levi Haagsma

Levi Haagsma

8/4/2011 16:42:08
Preços de adulto $ 134,00 e crianças a $ 82,00, não tem condições, é muito caro, poderia ser mais barato, assim muita gente poderia estar desfrutando deste passeio, mas, parece que o pessoal responsavel quer que o trem ande vazio, só pode ser isso.

ROMULO CAMPANHARO

ROMULO CAMPANHARO

8/4/2011 15:39:56
vou fazer o passeio no meu carro,passeando tranquilo e o dinheiro que vou economizar não pagando esta passagem salgadissima ,vai dar pra passar o dia curtindo e trazer algumas guloseimas la das montanhas.

Monica /guarapari

Monica /guarapari

2/4/2011 03:07:03
Desisto da viagem, se o preço continuar fica para próxima encarnação.

Mônica

Mônica

8/3/2011 12:59:48
Puxa!!! que projeto lindo apenas tenho uma reclamação o preço não leva todos a ter acesso a esse passeio o que é uma pena. Espero que vocês revejam esse preço para que logo grupos de estudantes possam desfrutar de tal passeio...

Levi Haagsma

Levi Haagsma

21/1/2011 15:29:46
O valor está muito alto, isso desestimula qualquer família em fazer um passeio deste. Imagine um casal e dois filhos, quanto custará? Agora se baixarem os preços a um nível mais acessível a população, praticamente o Trem estaria lotado em todas suas viagens. Contudo, com este preço exorbitante, não da para ir. Os responsaveis deviam pensar no assunto, já que todos tem a ganhar.

Marcos Luciano

Marcos Luciano

19/1/2011 17:10:39
Concordo com todos comentarios aqui feitos a respeito da beleza do passeio e do valor, o PREÇO está fora da realidade familiar.

Léia Pimentel

Léia Pimentel

14/1/2011 09:31:18
Realmente o valor é abusivo!!! Fica claro que não é um programa acessível as classes menos privilegiadas, é uma pena ... Até hoje não consegui fazer tal passeio que aguardava com tanta ansiedade a inauguração! Deveriam pensar em colocar preço onde grande parte da população pudesse ser contemplada e desfrutar de tal passeio que "imagino" ser belíssimo, pois nunca tive a oportunidade de ir.

Marcilene Aquino

Marcilene Aquino

18/11/2010 11:37:14
Estou super triste com o valor das passagens.
Eu e meus filhos somos estudantes, esperavamos ter desconto e poder fazer este maravilhoso passeio, infelizmente teremos que adiar.
O governo do estado infeli\mente não é para todos.

Luiz Antonio

Luiz Antonio

23/9/2010 12:05:19
Fiquei maravilhado, super feliz, rindo atoa, pois passei a maior parte de minha vida andando de trem, sou Ferreomodelista, aposentado, 56 aninho, quando vi inauguração de um trem aqui no Brasil, não me contive. Aí veio o balde de agua geladíssima, ao ser informado do valor da passagem, foi como não tivesse inaugurado.

Arlindo reis

Arlindo reis

19/9/2010 12:59:52
Por que é que em vez de fixar preço por pessoas, não fazem um pacote "de quanto mais pessoas forem, o preço ficar mais acessivel"? Principalmente em familia. Pense nisso com carinho. MUITO OBRIGADO.

Alexsandro Oliveira

Alexsandro Oliveira

20/8/2010 08:38:55
Bem, eu e minha familia estavamos querendo fazer este passeio para o mes de setembro mas pelos comentarios que os interessados postaram sobre "valor" acho melhor eu procurar uma outra opção, pois este preço por pessoa é um absurdo!! isso que é o projeto do governo ? potencial do esp.santo? no nosso estado como em outrs tbm há muitas familias humildes procurando uma opção de lazer... Realmente se continuar assim acho que isso não vai muito longe. isso é lazer para poucos.

LEILA MACHADO.

LEILA MACHADO.

9/8/2010 16:31:39
CONCORDO PLENAMENTE COM TODOS QUE DERAM ESSAS DECLARAÇAO. TB ACHO MUITO CARO,GOSTARIA DE FAZER O PASSEIO AGORA DIA 20/08/2010. MAS SERA ADIADO, MUITO CARO!! UM ABSURDO.

CARLA CRISTINA VIEIRA

CARLA CRISTINA VIEIRA

23/7/2010 21:36:07
Estava programando p/ fazer o passeio mas achei o valor um absurdo, R$ 86,00 por pessoa, se a pessoa pensar é melhor; ir a Belo Horizonte MG o valor da passagem é de R$ 72,00 de ônibus e vc ainda pode passear no Zoologico da cidade ou R$ 68,50 até Niteroi RJ.
Por isso que o Governo tem que rever o conceito de que se vale realmente a pena investir no turísmo do Estado. Como conhecer o interior do estado com o preço a qual é imposto? Vale a pena tanta propagando se os Estados vizinhos lhe proporciona um turísmo a qual o valor seja mais acessivel.
A sugestão é que o valor seja acessivel a qualquer classe social.

Gerson Rodrigues

Gerson Rodrigues

17/7/2010 14:10:44
Liguei hoje para obter informações sobre este passeio, mas levei um susto, R$86,00 por pessoa é muito caro, falta bom senso da secretaria de turimo local, pois ativaram este belo passeio turistico para poucos, para uma familia fazer este passeio até compromete o orçamento de muitos, se continuar com essa visão de ganhar dinheiro as custas do povo isso não deve ir muito lonje..infelizmente...

Victor

Victor

15/7/2010 13:31:28
O passeio caro uai...Fica dificil para um assalariado passea neste trem...só mesmo politicos!

Indiara

Indiara

24/6/2010 02:00:05
Poxa vida, fiquei toda feliz achando que iria fazer um passeio com minha irmã nesse final de semana,só que vai ser adiado, fiquei surpresa com o valor da passagem realmente, está bem alto o valor.
Espero que secretaria de turismo junto a empresa privada possa rever esses valores para atender todos os cidadãos capixabas.

Indiara Taise

Márcia

Márcia

7/6/2010 20:32:49
Seria um passeio maravilhoso se o valor não fosse tão alto. Só gostaria de saber o porque deste valor caro.
Aguardo explicações.....

Elias costa

Elias costa

4/6/2010 21:33:30
Achei a ideia um maximo, parabens ao Espirito Santo estava precisando desse lazer

Elis

Elis

29/5/2010 18:04:51
Absurdo o valor p/ tão poucas horas de passeio. É uma pena...por isso é que o turismo não vai para frente em nosso estado.

LILIANA Timirim

LILIANA Timirim

29/4/2010 20:25:38
Triste, triste, triste. Um vagão fechado, claustrofóbico e de preço absurdo! De nada lembra o trem da Leopoldina dos meus tempos de infância. Em Araguaya vi o Litorina chegar de Viana com 5 passageiros.

QUEILA DOS REIS COSTA

QUEILA DOS REIS COSTA

27/4/2010 08:49:58
Eu estou encantada com esse novo atrativo turístico, pois imagino que seja lindo o passeio,e quero muito conhecer;VOCES ESTAO DE PARABÉNS!!!

Ruth

Ruth

25/4/2010 14:22:01
Eu desejo é explicações para essa exploração tão arbitrária no valor. O povo capixaba por acaso é diferente dos demais brasileiros? Qual o motivo desse valor absurdo?

Maria Aparecida Dias Poncidonio

Maria Aparecida Dias Poncidonio

25/4/2010 10:58:12
Gostaria muito de realizar esse passeio com a minha família, mas o preço... está além das minhas condições, infelizmente.

Thiara

Thiara

15/4/2010 21:23:37
Acho que seria um ótimo passeio pelas montanhas mas pena que o valor esteja muito alto, fica inacessível para muitas pessoas.

Carlos

Carlos

20/2/2010 13:35:28
Passeio deve ser realmente muito bonito, haja vista a beleza da região, mas daí, cobrarem esta tarifa exorbitante, certamente este projeto não vingará, mais uma vez o estado com sua "grande" secretaria de turismo deveria rever os preços ora praticados. Este um dos tantos motivos que o turismo não vingue em nosso estado, principalmente pela ganância e despreparo na condução de uma secretaria que na verdade representa o que é mais lucrativo que se chama a indústria do turismo.

Haroldo Monteiro

Haroldo Monteiro

17/2/2010 18:22:20
Realmente é muito interessante o passeio,curtir a serra e se encantar com as agradáveis vistas, deve ser inesquecível, mas com a fámilia não dá p/ fazer o passeio, pois o preço está salgado. Não se tira um investimento feito, a curto prazo "é utopia". Um investimento em turismo deste porte, retorna em médio e longo prazo. Haja vista, o pedágio que pagamos a vida toda, de construção de pontes e estradas no Estado. Espero que seja revisto este preço pela Serra Verde Express, que administra a ferrovia.

Alicia

Alicia

12/2/2010 23:05:23
Adoraria fazer um passeio como este mas o valor está muito alto, é uma pena que nem todos os capixabas tenham condições de usufruir de um belo passeio de trem simplesmente por conta do valor. Bom quando estiver mais acessível a todos os capixabas eu com certeza poderei usufruir também, enquanto isso vou ficar aguando e esperando. Abraço.

Leisa rocha

Leisa rocha

4/2/2010 08:13:41
O passeio deve ser muito bom, pena que o preço está muito alto, fora do alcance de muitos. Quem tem família maior então não dá pra conciliar todos ao passeio.

Sandro Poncieri

Sandro Poncieri

3/2/2010 00:03:14
Pena que o valor para o nosso estado é bem maior que o que é operado pela mesma empresa na Cidade de Curitiba-PR. Lá fiz o passeio, e aqui no meu estado que possui paisagens tão belas como em qualquer outro lugar, o valor é absurdamente alto. Pena que assim não fica acessível a uma boa parte do público que tem interesse nesse passeio.

Tarcilo - Vitória/ES

Tarcilo - Vitória/ES

24/1/2010 18:53:42
Com certeza essa Litorina veio para estimular o valor turístico do Espírito Santo, que dentre muitos outros estados brasileiros, atualmente é um dos que mais crescem no país.
Sabemos que o transporte ferroviário ainda deixa a desejar no Brasil, em função de muitos investimentos estarem voltados às rodovias.
Achei muito legal esse projeto e a iniciativa do governador do estado, ao apoiar mais um dos vários sonhos capixabas, que é ter ferrovias ativas em nosso estado, que com certeza trará bons resultados a economia e o turismo da região, onde essa automotriz irá trabalhar. Afinal ela custou muito caro!!!
Eu só tenho uma reclamação a declarar, o preço da passagem ferroviária dessa Litorina está muito caro, pois com R$ 86, 00 reais, dá pra irmos de Vitória à Belo Horizonte no Trem de passageiros da estrada de Ferro Vitória-Minas, e até sobra dinheirinho para comprarmos um lanche na estrada, afinal são 12 horas de viagem. Ou seja, é desvantagem pagar esse preço para andarmos apenas 3 horas.
Sei também que esse projeto está sendo iniciado por agora, e ainda está em fase de aprimoramento. Mas se quiser prosseguir com esses planos, terão que abaixar esse preço, ou então teremos uma divisão de classes sociais, em que, ficarão de fora as pessoas de baixa renda, e sendo usados apenas por cidadãos que possuem o glamour.
Tirando as Litorinas de Luxo e a classe executiva do trem de passageiros da Serra Verde Express, esse valor está quase o trajeto inteiro da Viagem de Curitiba à Paranaguá no estado paranaense, na classe econômica. Pensem nisso.