Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Notícias > Turismo > Transporte ferroviário > 

Trem das Montanhas, no Espírito Santo, começa a operar no próximo sábado (23)

Serão realizadas quatro viagens por dia nos fins de semana - idas e voltas.

21 de Janeiro de 2010.
Publicado por Equipe EcoViagem  

O Trem das Montanhas Capixaba tem como principal característica a proximidade entre o mar e as montanhas capixabas

O Trem das Montanhas Capixaba tem como principal característica a proximidade entre o mar e as montanhas capixabas
Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), inaugurou nesta segunda-feira (18) o passeio turístico Trem das Montanhas Capixabas. O Trem entrará em operação para o público no próximo sábado (23). Serão realizadas quatro viagens por dia nos fins de semana - idas e voltas.

O novo atrativo turístico consiste em um passeio ferroviário que parte de uma altitude de 15 metros acima do nível do mar e chega a seu destino em uma altitude de 530 metros, proporcionando ao passageiro uma impressionante paisagem da serra, do mar e da Mata Atlântica, com pontes, túneis e cachoeiras.

Solenidade

O evento aconteceu na Estação Ferroviária de Viana, quando representantes do Ministério do Turismo e autoridades fizeram a primeira viagem até a estação final, no distrito de Araguaia, em Marechal Floriano.

“Essa inauguração precisa ser comemorada por todos, pois o Trem das Montanhas Capixabas é um grande projeto e esperado com ansiedade pelos capixabas”, ressaltou o secretário de Estado de Turismo, Marcus Vicente.

O passeio já chegou a funcionar há mais de 20 anos, mas estava desativado. Além da iniciativa da Setur, o projeto para retomar o a atividade foi realizado por meio de parcerias com as prefeituras de Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano; o Sebrae-ES; o Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação; o Montanhas Capixabas Convention Bureau; a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA); e a empresa Serra Verde Express.

Operação

A operação do passeio será realizada pela empresa Serra Verde Express, com uma litorina, que é um veículo automotriz, e que possui a capacidade de atender 56 passageiros, trafegando aos finais de semana e feriados

A operação do passeio será realizada pela empresa Serra Verde Express, com uma litorina, que é um veículo automotriz, e que possui a capacidade de atender 56 passageiros, trafegando aos finais de semana e feriados
Foto: Divulgação

Percorrendo a Serra Verde, trecho ferroviário que integra a Malha Centro-Leste, sob concessão da FCA, tem como ponto de partida Viana, a cidade que inaugurou o ciclo da imigração européia para o Espírito Santo.

A operação do passeio será realizada pela empresa Serra Verde Express, com uma litorina, que é um veículo automotriz, e que possui a capacidade de atender 56 passageiros, trafegando aos finais de semana e feriados.

A primeira parada é na estação de Domingos Martins, cidade com um dos três melhores climas do mundo e que ainda mantém fortes traços de seus antepassados imigrantes alemães, que podem ser observados na culinária, na cultura, no artesanato e na arquitetura.

Em Domingos Martins, além das belezas naturais, o visitante pode visitar o Parque Estadual de Pedra Azul, com trilhas, piscinas naturais, cachoeiras, faunas e flora diversificadas. A próxima parada é em Marechal Floriano, o município conhecido como a “Cidade das Orquídeas” pela grande quantidade de espécies de orquídeas existentes em suas matas. A gastronomia do município é riquíssima, com pratos típicos da culinária alemã e italiana.

Por fim, o Trem das Montanhas Capixabas faz sua última parada na estação ferroviária de Araguaia, que foi inaugurada em 1902. A estação é uma referência histórica para toda a região, pois a Estrada de Ferro Leopoldina era como um rio civilizador que tinha ligação com muitas cidades importantes da época e recebia a influência luso-brasileira.

A estação também era famosa pelo cheiro do pastel de palmito, que estimulava o apetite dos viajantes. Hoje a cultura legada está resumida no Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi através de fotografias, peças instrumentos e materiais que simbolizam a memória da época que passou.

O Trem das Montanhas Capixaba tem como principal característica a proximidade entre o mar e as montanhas capixabas e a forte presença da cultura de imigrantes europeus traduzida nas festas, no cotidiano, arquitetura e gastronomia.

O secretário Marcus Vicente chama a atenção para a importância do novo produto para a região de montanhas: “Um produto turístico como o Trem das Montanhas Capixabas ajudará no crescimento econômico da região. Serão beneficiados os equipamentos turísticos locais, como restaurantes, hotéis e parques.

A população é beneficiada com emprego, renda, e também no agroturismo e no artesanato. Além disso, há a satisfação demonstrar aos turistas que visitam o Estado toda a cultura, tradições e beleza daquela região”.

Conheça os horários do Trem das Montanhas Capixabas:

Manhã

Subida:
- Viana: 8h00 / Domingos Martins: 8h45
- Domingos Martins: 8h50 / Marechal Floriano: 9h25
- Marechal Floriano: 9h30 / Araguaia: 10h25

Descida:
- Araguaia: 10h40 / Marechal Floriano: 11h35
- Marechal Floriano: 11h40 / Domingos Martins: 12h15
- Domingos Martins: 12h20 / Viana 13h05

Tarde

Subida:
- Viana: 13h15 / Domingos Martins: 14h00
- Domingos Martins: 14h05 / Marechal Floriano: 14h40
- Marechal Floriano: 14h45 / Araguaia: 15h40

Descida:
- Araguaia: 15h45 / Marechal Floriano: 16h40
- Marechal Floriano: 16h45 / Domingos Martins: 17h20
- Domingos Martins: 17h25 / Viana: 18h10

Operadora do Trem

(venda/comercialização dos tickets)
Serra Verde Express
Telefone: (27)7811-0525 (41) 3888 3488
Email: sac@serraverdeexpress.com.br

Agências que vendem tickets no ES:

1. Avitures Turismo : 27 3235-9199
2. Capixaba Receptivo 3325-2000/8151-3862
3. Canaltures : 28 3546-1378
4. Fomatur Turismo 3200-3155/8118-0264
5. Geographictur (Bárbara): 9972-2930
6. Opção Turismo (Carmem): 28 9885-5520/28 3511-2155
7. Poltrona 1 (Leonardo/Moacir): 3345-2282/8142-4557
8. Stoffel Turismo (Eunice): 3326-2445/9964-0803

Mais informações sobre o passeio:
www.tremdasmontanhascapixabas.com.br

Fonte: Secretaria de Turismo de Espírito Santo

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Tarcilo - Vitória/ES

 postado: 24/1/2010 18:53:42editar

Com certeza essa Litorina veio para estimular o valor turístico do Espírito Santo, que dentre muitos outros estados brasileiros, atualmente é um dos que mais crescem no país.
Sabemos que o transporte ferroviário ainda deixa a desejar no Brasil, em função de muitos investimentos estarem voltados às rodovias.
Achei muito legal esse projeto e a iniciativa do governador do estado, ao apoiar mais um dos vários sonhos capixabas, que é ter ferrovias ativas em nosso estado, que com certeza trará bons resultados a economia e o turismo da região, onde essa automotriz irá trabalhar. Afinal ela custou muito caro!!!
Eu só tenho uma reclamação a declarar, o preço da passagem ferroviária dessa Litorina está muito caro, pois com R$ 86, 00 reais, dá pra irmos de Vitória à Belo Horizonte no Trem de passageiros da estrada de Ferro Vitória-Minas, e até sobra dinheirinho para comprarmos um lanche na estrada, afinal são 12 horas de viagem. Ou seja, é desvantagem pagar esse preço para andarmos apenas 3 horas.
Sei também que esse projeto está sendo iniciado por agora, e ainda está em fase de aprimoramento. Mas se quiser prosseguir com esses planos, terão que abaixar esse preço, ou então teremos uma divisão de classes sociais, em que, ficarão de fora as pessoas de baixa renda, e sendo usados apenas por cidadãos que possuem o glamour.
Tirando as Litorinas de Luxo e a classe executiva do trem de passageiros da Serra Verde Express, esse valor está quase o trajeto inteiro da Viagem de Curitiba à Paranaguá no estado paranaense, na classe econômica. Pensem nisso.

 

Sandro Poncieri

 postado: 3/2/2010 00:03:14editar

Pena que o valor para o nosso estado é bem maior que o que é operado pela mesma empresa na Cidade de Curitiba-PR. Lá fiz o passeio, e aqui no meu estado que possui paisagens tão belas como em qualquer outro lugar, o valor é absurdamente alto. Pena que assim não fica acessível a uma boa parte do público que tem interesse nesse passeio.

 

leisa rocha

 postado: 4/2/2010 08:13:41editar

O passeio deve ser muito bom, pena que o preço está muito alto, fora do alcance de muitos. Quem tem família maior então não dá pra conciliar todos ao passeio.

 

Alicia

 postado: 12/2/2010 23:05:23editar

Adoraria fazer um passeio como este mas o valor está muito alto, é uma pena que nem todos os capixabas tenham condições de usufruir de um belo passeio de trem simplesmente por conta do valor. Bom quando estiver mais acessível a todos os capixabas eu com certeza poderei usufruir também, enquanto isso vou ficar aguando e esperando. Abraço.

 

Haroldo Monteiro

 postado: 17/2/2010 18:22:20editar

Realmente é muito interessante o passeio,curtir a serra e se encantar com as agradáveis vistas, deve ser inesquecível, mas com a fámilia não dá p/ fazer o passeio, pois o preço está salgado. Não se tira um investimento feito, a curto prazo "é utopia". Um investimento em turismo deste porte, retorna em médio e longo prazo. Haja vista, o pedágio que pagamos a vida toda, de construção de pontes e estradas no Estado. Espero que seja revisto este preço pela Serra Verde Express, que administra a ferrovia.

 

Carlos

 postado: 20/2/2010 13:35:28editar

Passeio deve ser realmente muito bonito, haja vista a beleza da região, mas daí, cobrarem esta tarifa exorbitante, certamente este projeto não vingará, mais uma vez o estado com sua "grande" secretaria de turismo deveria rever os preços ora praticados. Este um dos tantos motivos que o turismo não vingue em nosso estado, principalmente pela ganância e despreparo na condução de uma secretaria que na verdade representa o que é mais lucrativo que se chama a indústria do turismo.

 

Thiara

 postado: 15/4/2010 21:23:37editar

Acho que seria um ótimo passeio pelas montanhas mas pena que o valor esteja muito alto, fica inacessível para muitas pessoas.

 

Maria Aparecida Dias Poncidonio

 postado: 25/4/2010 10:58:12editar

Gostaria muito de realizar esse passeio com a minha família, mas o preço... está além das minhas condições, infelizmente.

 

Ruth

 postado: 25/4/2010 14:22:01editar

Eu desejo é explicações para essa exploração tão arbitrária no valor. O povo capixaba por acaso é diferente dos demais brasileiros? Qual o motivo desse valor absurdo?

 

QUEILA DOS REIS COSTA

 postado: 27/4/2010 08:49:58editar

Eu estou encantada com esse novo atrativo turístico, pois imagino que seja lindo o passeio,e quero muito conhecer;VOCES ESTAO DE PARABÉNS!!!

 

LILIANA Timirim

 postado: 29/4/2010 20:25:38editar

Triste, triste, triste. Um vagão fechado, claustrofóbico e de preço absurdo! De nada lembra o trem da Leopoldina dos meus tempos de infância. Em Araguaya vi o Litorina chegar de Viana com 5 passageiros.

 

Elis

 postado: 29/5/2010 18:04:51editar

Absurdo o valor p/ tão poucas horas de passeio. É uma pena...por isso é que o turismo não vai para frente em nosso estado.

 

elias costa

 postado: 4/6/2010 21:33:30editar

Achei a ideia um maximo, parabens ao Espirito Santo estava precisando desse lazer

 

Márcia

 postado: 7/6/2010 20:32:49editar

Seria um passeio maravilhoso se o valor não fosse tão alto. Só gostaria de saber o porque deste valor caro.
Aguardo explicações.....

 

Indiara

 postado: 24/6/2010 02:00:05editar

Poxa vida, fiquei toda feliz achando que iria fazer um passeio com minha irmã nesse final de semana,só que vai ser adiado, fiquei surpresa com o valor da passagem realmente, está bem alto o valor.
Espero que secretaria de turismo junto a empresa privada possa rever esses valores para atender todos os cidadãos capixabas.

Indiara Taise

 

Victor

 postado: 15/7/2010 13:31:28editar

O passeio caro uai...Fica dificil para um assalariado passea neste trem...só mesmo politicos!

 

Gerson Rodrigues

 postado: 17/7/2010 14:10:44editar

Liguei hoje para obter informações sobre este passeio, mas levei um susto, R$86,00 por pessoa é muito caro, falta bom senso da secretaria de turimo local, pois ativaram este belo passeio turistico para poucos, para uma familia fazer este passeio até compromete o orçamento de muitos, se continuar com essa visão de ganhar dinheiro as custas do povo isso não deve ir muito lonje..infelizmente...

 

CARLA CRISTINA VIEIRA

 postado: 23/7/2010 21:36:07editar

Estava programando p/ fazer o passeio mas achei o valor um absurdo, R$ 86,00 por pessoa, se a pessoa pensar é melhor; ir a Belo Horizonte MG o valor da passagem é de R$ 72,00 de ônibus e vc ainda pode passear no Zoologico da cidade ou R$ 68,50 até Niteroi RJ.
Por isso que o Governo tem que rever o conceito de que se vale realmente a pena investir no turísmo do Estado. Como conhecer o interior do estado com o preço a qual é imposto? Vale a pena tanta propagando se os Estados vizinhos lhe proporciona um turísmo a qual o valor seja mais acessivel.
A sugestão é que o valor seja acessivel a qualquer classe social.

 

LEILA MACHADO.

 postado: 9/8/2010 16:31:39editar

CONCORDO PLENAMENTE COM TODOS QUE DERAM ESSAS DECLARAÇAO. TB ACHO MUITO CARO,GOSTARIA DE FAZER O PASSEIO AGORA DIA 20/08/2010. MAS SERA ADIADO, MUITO CARO!! UM ABSURDO.

 

Alexsandro Oliveira

 postado: 20/8/2010 08:38:55editar

Bem, eu e minha familia estavamos querendo fazer este passeio para o mes de setembro mas pelos comentarios que os interessados postaram sobre "valor" acho melhor eu procurar uma outra opção, pois este preço por pessoa é um absurdo!! isso que é o projeto do governo ? potencial do esp.santo? no nosso estado como em outrs tbm há muitas familias humildes procurando uma opção de lazer... Realmente se continuar assim acho que isso não vai muito longe. isso é lazer para poucos.

 

arlindo reis

 postado: 19/9/2010 12:59:52editar

Por que é que em vez de fixar preço por pessoas, não fazem um pacote "de quanto mais pessoas forem, o preço ficar mais acessivel"? Principalmente em familia. Pense nisso com carinho. MUITO OBRIGADO.

 

Luiz Antonio

 postado: 23/9/2010 12:05:19editar

Fiquei maravilhado, super feliz, rindo atoa, pois passei a maior parte de minha vida andando de trem, sou Ferreomodelista, aposentado, 56 aninho, quando vi inauguração de um trem aqui no Brasil, não me contive. Aí veio o balde de agua geladíssima, ao ser informado do valor da passagem, foi como não tivesse inaugurado.

 

Marcilene Aquino

 postado: 18/11/2010 11:37:14editar

Estou super triste com o valor das passagens.
Eu e meus filhos somos estudantes, esperavamos ter desconto e poder fazer este maravilhoso passeio, infelizmente teremos que adiar.
O governo do estado infeli\mente não é para todos.

 

Léia Pimentel

 postado: 14/1/2011 09:31:18editar

Realmente o valor é abusivo!!! Fica claro que não é um programa acessível as classes menos privilegiadas, é uma pena ... Até hoje não consegui fazer tal passeio que aguardava com tanta ansiedade a inauguração! Deveriam pensar em colocar preço onde grande parte da população pudesse ser contemplada e desfrutar de tal passeio que "imagino" ser belíssimo, pois nunca tive a oportunidade de ir.

 

Marcos Luciano

 postado: 19/1/2011 17:10:39editar

Concordo com todos comentarios aqui feitos a respeito da beleza do passeio e do valor, o PREÇO está fora da realidade familiar.

 

Levi Haagsma

 postado: 21/1/2011 15:29:46editar

O valor está muito alto, isso desestimula qualquer família em fazer um passeio deste. Imagine um casal e dois filhos, quanto custará? Agora se baixarem os preços a um nível mais acessível a população, praticamente o Trem estaria lotado em todas suas viagens. Contudo, com este preço exorbitante, não da para ir. Os responsaveis deviam pensar no assunto, já que todos tem a ganhar.

 

mônica

 postado: 8/3/2011 12:59:48editar

Puxa!!! que projeto lindo apenas tenho uma reclamação o preço não leva todos a ter acesso a esse passeio o que é uma pena. Espero que vocês revejam esse preço para que logo grupos de estudantes possam desfrutar de tal passeio...

 

Monica /guarapari

 postado: 2/4/2011 03:07:03editar

Desisto da viagem, se o preço continuar fica para próxima encarnação.

 

ROMULO CAMPANHARO

 postado: 8/4/2011 15:39:56editar

vou fazer o passeio no meu carro,passeando tranquilo e o dinheiro que vou economizar não pagando esta passagem salgadissima ,vai dar pra passar o dia curtindo e trazer algumas guloseimas la das montanhas.

 

Levi Haagsma

 postado: 8/4/2011 16:42:08editar

Preços de adulto $ 134,00 e crianças a $ 82,00, não tem condições, é muito caro, poderia ser mais barato, assim muita gente poderia estar desfrutando deste passeio, mas, parece que o pessoal responsavel quer que o trem ande vazio, só pode ser isso.

 

fabiola cristina mirandaf

 postado: 13/4/2011 18:17:32editar

gostaria muito de fazer esse passeio com os jovens da minha igreja...mais com esse valor...não dá mesmo!!!
Fora da realidade.

 

MESSIAS JACOB DOS SANTOS

 postado: 21/4/2011 09:58:51editar

COMO SÃO AS COISAS, AQUI NO ES O INCENTIVO AO TURISMO É FRACO, TUDO É DIFÍCIL, O OBJETIVO DESSE PASSEIO DE TREM PELAS MONTANHAS DEVERIA SER DIREITO DE TODOS, PRINCIPALMENTE AOS CAPIXABAS, MAIS INFELIZMENTE ESSE TUR, FICA MESMO PARA OS MAGNATAS QUE TEM DINHEIRO, PORQUE COM O PREÇO DESSAS PASSAGENS, REALMENTE ESSE PASSEIO TORNA-SE SONHO PARA A MAIORIA DOS CAPIXABAS.

 

Leo M Serafim

 postado: 9/5/2011 14:05:09editar

A Passagem é muito cara, se baixar para R$ 40,00 a procura aumentará no mínimo 500%.

 

Getúlio

 postado: 1/6/2011 17:42:27editar

Estava pensando seriamente em fazer esse passeio, porém o preço está um absurdo, é mais fácil andar de um avião para um casal do que de trem.

 

Antônio Carlos

 postado: 19/7/2011 11:50:36editar

Parece que os investidores querem o retorno rápido... Isso se chama ganância!
Representantes do povo, repensem e façam alguma coisa para tornar o passeio acessível para todos.

 

RENATA

 postado: 28/7/2011 20:16:07editar

É uma pena que prefiram fazer o passeio com 5 pessoas por este preço e não com o trem cheio por menos. Minha filha está decepcionada porque não podemos ir!

 

Gizely

 postado: 4/8/2011 10:26:00editar

Como capixaba estou frustrada e decepcionada! Como fazer turismo com a passagem neste valor? Será que teremos de sair do Estado para fazer turismo?! O que diz a Secretaria de Turismo??

 

VANDERLEI

 postado: 26/10/2011 22:29:24editar

ESTAVA PENSANDO EM FAZER ESTE PASSEIO COM A MINHA FAMILIA, MAS PELO QUE EU VEJO ESTE PREÇO DE BACALHAU PREÇO DE SEMANA SANTA EU PREFIRO COMPRAR UMA PASSAGEM DE AVIÃO PARA BELEM DO PARÁ OU NATAL FICA MAIS BARATO!

 

Elizete

 postado: 5/1/2012 18:25:20editar

Resolví passar minhas férias em casa e conhecer um pouco mais o meu Estado e este passeio estava nos meus planos, estava! Pois com este preço fica difícil. Sinceramente acho impraticável esse preço, estava pensando em fazer esse passeio com minha filha, genro e neto, mas acho melhor nos prepararmos para uma viagem para fora do Estado. Assim iiremos gastar mais de R$ 600,00 pra dar um passeio de 3 horas? Será que os responsáveis por esse projeto realmente querem que ele dê certo?

 

Beth

 postado: 15/1/2012 11:13:46editar

QUANDO O BRASIL APRENDER A EXPLORAR O TURISMO E NÃO O TURISTA, GANHAREMOS MUITO DINHEIRO COM A QUANTIDADE DELES.

 

Leomar

 postado: 18/1/2012 10:32:05editar

Tô achando que esta empresa é de algum político. Vai gostar de dinheiro assim mais longe. Preço de viagem para Europa!

 

Kelvin

 postado: 22/1/2012 22:02:08editar

É MAIS CARO DO QUE VISITAR O CORCOVADO NO RJ. SOU CAPIXABA, MAS DESSE JEITO, ACABO ME ENVERGONHANDO DO MEU PRÓPRIO ESTADO, O PREÇO PAGO POR ESTE PASSEIO NÃO VALE A PENA. É MELHOR IR DE ÔNIBUS MESMO. ESPERO QUE A SECRETARIA DO TURISMO TOME AS PROVIDENCIAS CABÍVEIS PARA MELHORAR O ACESSO DE TODAS CLASSES SOCIAIS.

 

Rozimeire Lourenço

 postado: 29/1/2012 09:31:01editar

Eu bem que queria ir, mas achei MUITO CARO!

 

Marly D Andrea

 postado: 3/3/2012 17:12:09editar

Estava super feliz em ir ao Espírito Santo fazer o passeio de trem, mas quando vi o preço, fiquei muito frustada. Estamos no Brasil e não na Europa. É um absurdo de caro!

 

rogerio cavalcante

 postado: 13/3/2012 14:28:54editar

Estava muito a fim de fazer este passeio com minha mulher, mas com este preço praticado ficou um pouco difícil. Para incentivar as pessoas deviam cobrar um valor mais acessível, assim muito mais capixabas e pessoas de outro estados, como eu, teriam a oportunidade.

 

Nathan M. Steinberger

 postado: 24/3/2012 19:40:16editar

Gostaria de saber o valor total deste passeio: Viana X Domingos Martins X Marechal Floriano X Araguaia.

Olá,

Para mais informações favor entrar em contato com a Secratria de Turismo do Espírito Santo.

Atenciosamente,

Equipe EcoViagem

jaqueline Davis

 postado: 30/7/2012 09:31:11editar

Sou capixaba e moro na Inglaterra desde 2007. Estou de ferias em VV por dois meses com meu namorado que e ingles. Ficamos surpresos com o valor do pacote de uma empresa que cobra 270 reais por pessoa. Quando li os comentarios sobre precos da passagem de trem, ainda sim, esta caro demais. Ja viajamos muito e nem em Paris, Italia ou America cobraram precos altissimos para um passeio turistico! Mesmo tendo condicoes de pagar o passeio me recuso a pagar um valor tao alto e absurdo. Desse jeito nem turistas e nativos poderao desfrutar da beleza das nossas montanhas e o Estado so perde com isso. Fica a dica.

 

Sebastião Gomes da Silva

 postado: 2/8/2012 13:34:51editar

Sugiro boicotar este passeio... só assim este pessoal irá repensar o antigo conceito: é prefivel ganhar pouco em cima de muitos do que ganhar muito em cima de poucos. Pensem um pouco, é uma viagem de 3 horas, não vamos atravessar a Europa.
Assinado: Um capixaba decepcionado.

 

 

Veja também

GT de Turismo Ferroviário prepara portaria interministerialTurismo em Ferrovia chega a São Roque