Turismo em Ferrovia chega a São Roque

O trem turístico está nos planos de São Roque desde que a cidade foi declarada estância turística, em 1987.

  
  

A cidade de São Roque, a 56 km de São Paulo, entrou na corrida para a exploração turística dos trilhos remanescentes da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS). A Prefeitura foi buscar em Santa Catarina uma locomotiva do tipo "maria-fumaça", para dar início ao projeto. Está previsto o aproveitamento de 28 quilômetros de trilhos e quatro antigas estações, inclusive a de Mairinque, tombada pelo patrimônio histórico estadual.

A locomotiva a vapor, fabricada nos Estados Unidos em 1948, foi adquirida no município catarinense de Tubarão, com o aval da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), e está exposta no pátio da prefeitura desde o final de semana.

O trem turístico está nos planos de São Roque desde que a cidade foi declarada estância turística, em 1987. A prefeitura negocia, agora, a compra de três vagões de passageiros já restaurados. O próximo passo será a reforma das antigas estações de São Roque, Maylasky e Canguera. Os projetos já estão prontos e o município busca parceiros. A linha férrea já existe e integra o sistema ferroviário de cargas explorado, sob concessão, pqla empresa América Latina Logística (ALL). A "maria-fumaça" deve entrar em testes no segundo semestre desse ano.

Fonte: Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo de São Paulo

  
  

Publicado por em

Abóboras Backs

Abóboras Backs

15/06/2011 09:17:30
Eu achei legal essa idéia, espero que não esqueçam de incluir a Estação de São João Novo, seria legal também quando alguém publicar uma notícia incluir local e data, afinal nessa reportagem não possui data de publicação.

Luiz carlos

Luiz carlos

20/05/2010 15:29:05
Acho ótimo. Já fiz essa viagem tempos atrás, quando partia da Estação Luz, que também seria uma boa idéia se voltasse a circular com estes destinos pelo menos nos finais de semana.