Balsas de Santos e São Sebastião terão mais vagas e menos espera

Previsão da Dersa é de que a fila para o Guarujá seja de no máximo 50 minutos e para Ilhabela, de 1h30.

  
  
Travessia de balsa entre Santos-Guarujá

As ligações por balsas de Santos a Guarujá e de São Sebastião a Ilhabela aumentarão as vagas para carros, respectivamente, em 30% e 50%. Com a ampliação, a partir do dia 15, o tempo de espera para as travessias vai cair.

Na Santos-Guarujá, com o aumento de 245 para 319 vagas, a meta da Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa) é reduzir a espera para até 50 minutos nos fins de semana e 20 em dias normais.

A companhia espera concluir, até a semana que vem, a construção do Atracadouro de Gavetas de Santos. A obra começou em março e tem aumentado o trânsito no local. Segundo o diretor de Operações da Dersa, João Poiani, a empresa construiu mais uma gaveta (estrutura para a atracação das embarcações) e reformou outras duas. "Agora, serão três gavetas de cada lado, o que aumenta a capacidade."

Na São Sebastião-Ilhabela, a previsão é reduzir a espera para até 90 minutos, com o aumento de 197 para 297 vagas. A Dersa ressalta que essa ligação é longa, de 2,4 quilômetros, e sofre mais com a interferência dos ventos e marés. Para reduzir o número de paralisações, a estatal contratou um estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para avaliar a influência do clima.

Movimento
Para a temporada 2011/2012, a expectativa é que haja um aumento de 50 mil veículos no total de usuários das travessias por balsa do Estado. Na alta temporada, são cerca de 3 milhões de usuários. Das seis ligações, a Santos-Guarujá é a mais movimentada, com média diária de 23 mil veículos em 2010. Em segundo lugar está a São Sebastião-Ilhabela, com 3.287. A Dersa diz ter investido R$ 33 milhões na reforma das balsas, que deve terminar no segundo semestre do ano que vem.

Fonte: Governo de São Paulo

  
  

Publicado por em