Búzios (RJ) receberá 223 escalas de transatlânticos

Apesar da redução dos pontos de fundeio, cidade mantém a média de navios da última temporada

  
  
Búzios (RJ)

Começou a temporada 2011/2012 dos transatlânticos em Búzios (RJ) que durará até o dia 21 de abril de 2012. O charmoso balneário da Região dos Lagos receberá 223 escalas, uma redução de 15% em relação ao ano passado. A novidade deste ano é que, durante esse período, a cidade terá apenas dois pontos de fundeio para as embarcações. Uma nova regra municipal, elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, com apoio do Governo do Estado, prevê um melhor ordenamento náutico como forma de preservação da fauna local. O objetivo é também manter a qualidade do turismo, dos serviços públicos e da ordem pública.

A decisão surgiu após estudos de impacto ambiental, que comprovaram que não há a possibilidade de Búzios receber mais de dois navios juntos. A lotação da cidade, com o desembarque de 1,5 mil a 3 mil turistas, ainda causa a insatisfação dos moradores da cidade e dos próprios visitantes. A secretária de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Adriana Saad, lembra que nem cidades como Cabo Frio, Ilhabela e até mesmo o Rio de Janeiro comportam três ou quatro desembarques ao mesmo tempo. “Búzios é um balneário, esse é o seu charme e sua característica. Com dois navios distribuídos ao longo da temporada, a média de embarcações será similar a dos picos de alta temporada”, defende a secretária Adriana.

De acordo com informações da Secretaria de Turismo de Búzios, cerca de 400 mil cruzeiristas devem desembarcar na cidade nesta temporada. Um levantamento realizado pela prefeitura do balneário revelou que 60% da demanda são provenientes do Estado de São Paulo e que cada cruzeirista gasta em torno de R$ 100 na cidade. Outros 20% têm origem em cidades da Argentina. A previsão é que este seguimento deixe em torno de R$ 30 milhões na economia local. De acordo com o secretário de Turismo de Búzios, Cristiano Marques, há novidades para este ano. “Os turistas serão recepcionados em um tapete vermelho, com os dizeres “Welcome to Búzios”. Uma agente da prefeitura ainda dará informações sobre a cidade no Píer Municipal”, afirma Cristiano.

Fonte: Monte Castelo Ideias

  
  

Publicado por em