Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Notícias > Turismo > Transporte marítmo e fluvial > 

Governo regulamenta cessão de áreas públicas para implantação de estruturas náuticas

Portaria da SPU define regras para regularização e implantação de portos, marinas, e outros empreendimentos

15 de Fevereiro de 2011.
Publicado por Equipe EcoViagem  

A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) vai disciplinar a cessão de áreas públicas para implantação de equipamentos e empreendimentos de apoio náutico. O amparo legal está na Portaria 24/2011, apresentada nesta terça (15/02), em Búzios (RJ), ao Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Náutico, coordenado pelo Ministério do Turismo.

A portaria estabelece procedimentos para a cessão de espaços públicos para instalação de portos, marinas, atracadouros, garagens de barcos, terminais de passageiros e outros empreendimentos. Além disso, define parâmetros para a cobrança de taxas de ocupação das áreas cedidas e estabelece gratuidade para as estruturas náuticas consideradas de interesse público.

“A portaria possibilita a regularização dos empreendimentos náuticos que estão ocupando águas federais“, Reinaldo Redorat, da coordenação nacional do projeto Orla da SPU.

O objeto da portaria é a regulamentação da ocupação dos espaços físicos em águas federais, prevista na Lei 9636/98 e no Decreto-Lei 2398/87. O documento estabelece prazo de 180 dias para que os empreendimentos já instalados solicitem regularização junto a SPU, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Fonte: MTur

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Turismo Náutico em pautaMini-cruzeiro de ecoturismo é novidade no litoral carioca

 

editar    editar    editar    0 visitas    0 comentários