GT Náutico reúne-se em Brasília

Regularização de empreendimentos náuticos, qualificação de mão-de-obra, mecanismos para monitoramento de embarcações de turismo em águas nacionais foram alguns dos temas debatidos

  
  

O Grupo de Trabalho (GT) do Turismo Náutico, coordenado pelo Ministério do Turismo (MTur), realizou, nesta terça-feira (19/04), em Brasília (DF), sua 14ª reunião. A regularização de empreendimentos náuticos, qualificação de mão-de-obra para o segmento, criação de mecanismos para o monitoramento de embarcações de turismo em águas nacionais foram alguns dos temas debatidos.

O secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Colbert Martins, anunciou a criação de um programa de qualificação profissional para o segmento náutico, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego. A ideia é treinar inicialmente 3,5 mil profissionais com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Colbert falou também sobre a necessidade de se atrair investimentos privados para a construção de marinas nos destinos turísticos. Atualmente, o país conta com cerca de 650 terminais cadastrados.

O GT discutiu ainda o aperfeiçoamento da portaria da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) que estabelece normas para cessão de espaços públicos para instalação de empreendimentos náuticos. O grupo buscará também mecanismos para aperfeiçoar o monitoramento de embarcações turísticas de pequeno, médio e grande porte em deslocamento no território nacional.

A secretária nacional de Políticas de Turismo do MTur, Bel Mesquita, ressaltou, ao abrir a reunião, a importância do GT para a busca de soluções para os problemas enfrentados pelo segmento. A próxima reunião do grupo, que reúne representantes das iniciativas pública e privada, incluindo todos os ministérios que têm relação com o tema, será em Paranaguá (PR).

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em