Maceió se prepara para a temporada de Cruzeiros Marítimos

A previsão para a temporada 2009/2010 é 65 cruzeiros marítimos atraquem no Porto de Maceió, trazendo à cidade mais de 190 mil visitantes, entre passageiros e tripulantes, a partir de novembro.

  
  

A previsão para a temporada 2009/2010 é 65 cruzeiros marítimos atraquem no Porto de Maceió, trazendo à cidade mais de 190 mil visitantes, entre passageiros e tripulantes, a partir de novembro. Na temporada 2008/2009, a capital alagoana recebeu 33 navios, representando um crescimento de mais de 50% no número de embarcações.

Visando oferecer uma melhor logística para receber os turistas, a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo, Indústria e Comércio (Semptur) está promovendo reuniões com as agências de receptivos e outros órgãos da Prefeitura para desenvolver ações conjuntas entre o setor público e privado.

“Um dia que o turista de cruzeiro fica em Maceió movimenta a economia da cidade. São taxistas, artesãos, restaurantes, agências de receptivos que vendem algum produto ao visitante, que gasta, em média, R$ 300. Com o aumento do fluxo de pessoas, é necessário planejar e ordenar, por exemplo, o trânsito e toda a logística, para não prejudicar a dinâmica da cidade”, explica a secretária da Semptur, Claudia Pessôa.

Além dos navios, tem a alta temporada do verão e as férias. Todo ano, nesse período, a taxa de ocupação da hotelaria fica entre 90% e 100%. Segundo a secretária Claudia Pessôa, a Semptur, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e outras entidades do setor continuam trabalhando para aumentar o fluxo de turistas para o verão.

Uma das ações conjuntas para este mês é a 13ª Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (Avirrp). São mais de dois mil agentes de viagem que vão dançar ao ritmo do forro pé de serra em um jantar que será oferecido em parceria com a operadora TAM Viagens, para os agentes.

“No primeiro semestre deste ano, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares recebeu 489.941 passageiros em voos nacionais. Isso significa um aumento de 0,6% em relação ao mesmo período de 2008, que teve 486.738 passageiros. A hotelaria também teve melhor ocupação dos últimos tempos. Com certeza, este verão promete aquecer a economia de Maceió”, disse Claudia.

Fonte: Prefeitura de Maceió

  
  

Publicado por em