No PR, turistas encontram barcos mais seguros e confortáveis

Matéria foi exibida no Programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios, da TV Globo

  
  

Para se chegar à ilha do mel, só mesmo de barco. A ilha é o refúgio dos paranaenses no verão. E os barcos saem do porto de pontal do Paraná. O Sebrae uniu os barqueiros e implantou um novo projeto: transformou as embarcações, pequenas e desconfortáveis, e o porto desorganizado num setor dinâmico.

“Não tinha uma excelência em qualidade, não tinha uma preocupação com as necessidades que os turistas têm que são necessidades mais específicas”, diz Patricia Albanez, do Sebrae no Paraná. Daniel Anzoategui de Lima é um dos barqueiros mais jovens da ilha do mel. Talvez por isso, ele é o que mais investe em novidades! O barco dele tem até um monitor de lcd para distração dos passageiros!

“Só para confirmar que é muito bonito mesmo o lugar”, diz o turista Claudinei Iamagamin. E o barqueiro sabe agradar os clientes: a água mineral aqui é de graça! Um refresco para suportar o calor da viagem de meia hora! o barco é fechado nas laterais e tem até cobertura. “Bem melhor a estrutura dele.

Caso chova, você tem aonde se esconder”, diz o turista Cassiano Detoni. Há mais coletes salva-vidas do que a capacidade máxima de passageiros. Estes barcos têm bússula, gps, e rádio-comunicador. Os barqueiros não economizam. O investimento é prá valer! Tem equipamento de até mil reais!

“Este aparelho é um ecobatímetro. Ele mostra a temperatura da água e a profundidade. e o mais importante: identifica o relevo do fundo do mar, formações rochosas e até a proximidade de peixes. o aparelho garante a segurança da tripulação e dos passageiros”, diz Gustavo Gonçalves.

“Ele tá te alertando devido ao perigo onde o barqueiro pode evitar um abalruamento, um acidente, que pode danificar a embarcação e colocar em risco a vida dos passageiros”, diz Daniel Anzoategui de Lima, empresário. Este é o projeto “litoral do Paraná – emoções o ano inteiro”!

É uma parceria do Sebrae com os barqueiros do litoral norte do Paraná. Onze empresários fizeram cursos de gestão. e se organizaram: antes cada um tinha um preço. “Não havia muito profissionalismo nessa prestação de serviços dentro do mercado de turismo. e o tarifário é bastante importante para que as operadoras consigam negociar com segurança o serviço lá fora, mesmo no âmbito nacional, como no âmbito internacional”.

As novas regras organizaram o porto. as viagens agora têm horários fixos de saída e retorno. Os 80 funcionários das embarcações foram capacitados. “Com esse projeto do sebrae, muita coisa evoluiu nesse sentido.

Hoje todo mundo tá trabalhando uniformizado, cracházinho, áudio de boas vindas (em alta) então isso vem melhorando, não só pro barqueiro, mas também pro próprio turista que tá sentindo essa diferença a cada dia”, diz o empresário. Aqui na região, 53 barcos transportam 200 mil passageiros por ano. a maior parte durante o verão.

O Sebrae incentivou os empresários a oferecer passeios turísticos, nos outros meses do ano, para melhorar o faturamento. No inverno, Daniel Lima aluga o barco grande para excursões e pescarias. e usa um barco menor na travessia para a ilha do mel. Com essa estratégia, ele economiza 10 mil reais por ano em combustível. “O barco pequeno vem a gastar até 70% a menos do que a embarcação grande.

A gente optou em ter esse segundo barco para atender a demanda do inverno mesmo”, diz o empresário. Agora, todos os dias chegam pedidos de informações e reservas para os passeios.

O faturamento aumentou 30%. E o Sebrae ainda tem novos planos para os barqueiros. “A gente tem intenção de ir com eles para uma feira náutica, profissional, para que eles conheçam as novas tecnologias (em alta) + enfim, para que eles comecem a melhorar essa parte da infraestrutura”.

CONTATOS
Barca da Ilha
Empresário: Daniel Anzoategui – Tel. (41) 3455-1014 - 8839-4170
Rua: Erva Mate, s/n – Pontal do Paraná/PR - CEP: 83255-000
barcadailha@hotmail.com

SEBRAE/PR
Consultora Patrícia Albanez - Tel. (41) 3330-5908 - 9116-9343
Rua Caeté, 150 – Curitiba/PR - CEP: 80220-300
palbanez@pr.sebrae.com.br

Pequenas Empresas Grandes Negócios na TV
TV Globo

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em