Novo píer em Porto Belo (SC) melhora estrutura de recebimento de cruzeiros

Em relação ao verão passado, o aumento de turistas que chegam via Oceano Atlântico aumentou 100%.

  
  
Praça dos Pescadores, no Centro / Oficina das Palavras

O município que, junto com Itajaí, vem crescendo temporada após temporada com as atracações de navios de passageiros projeta uma reforma no píer que deverá aumentar em até seis vezes a capacidade do local para o desembarque de pessoas. A construção é uma forma de o município crescer de acordo com a demanda.

Em relação ao verão passado, por exemplo, o aumento de turistas que chegam via Oceano Atlântico aumentou 100%. Até abril, cerca de 95 mil visitantes chegarão à região em 45 escalas de transatlânticos.

As obras do novo píer devem começar em março, com investimentos na ordem de R$ 1 milhão. A nova estrutura será no mesmo local da atual, na Praça dos Pescadores, no Centro. Ela avançará 180 metros mar adentro, com passarelas de 45 metros até formar a letra jota.

Com essas dimensões, o píer de Porto Belo poderá receber, ao mesmo tempo, 12 tênderes, aquelas pequenas embarcações que transportam os turistas dos transatlânticos até a costa. O atual trapiche tem capacidade para apenas dois tênderes.

O Ministério do Turismo deverá cobrir 90% dos custos da construção. O restante é a contrapartida da prefeitura. "Só falta a liberação do Ministério do Planejamento para que a gente assine o contrato de uso de terras da marinha", informa o secretário de Turismo Marcos Jaques.

Ainda em janeiro, Porto Belo teve quatro escalas programadas. A primeira foi na terça-feira (27/1), com a chegada de 1,7 mil turistas. Na quinta-feira (29/1), o cruzeiro trouxe outros 1.750 passageiros. No dia 30 de janeiro, dois navios atracaram simultaneamente no município, trazendo juntos 4,7 mil visitantes.

Em Itajaí, a Fundação Itajaiense de Turismo (Fitur) tem programadas três atracações ainda em janeiro. No dia 29, o cruzeiro que veio do Rio de Janeiro com destino a Montevidéu trará 800 passageiros.

O município portuário, que tem um píer para atracação turística bem estruturado no Centro da cidade também comemora o aumento de escalas de navios e de visitantes em relação à temporada passada, fechando em abril com cerca de 32 mil pessoas. E nem bem a atual temporada chegou à metade, já há 25 atracações previstas para a próxima. No verão 2009/2010 são esperados 38 mil turistas.

Porque muitos turistas optam por cruzeiros até a Costa Verde & Mar

Os visitantes cada vez mais optam por Santa Catarina, mais precisamente pelos roteiros da Costa Verde & Mar, porque este é um trecho do território catarinense que é um mostruário completo das belezas mais exóticas do Brasil. As cidades praianas apresentam areia limpa e branca e água azul transparente.

Já as cidades mais afastadas do mar são emolduradas por morros verdejantes e natureza preservada. Cidades com infra-estrutura e programação intensa para atender turistas, dividem espaço com pacatos e tranqüilos vilarejos de pescadores.

Essa diversidade possibilita inúmeras opções de diversão durante todo o ano. Situada na região Norte de Santa Catarina, a Costa Verde & Mar é composta pelos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

Fonte: Oficina das Palavras Comunicação

  
  

Publicado por em

Ana

Ana

21/05/2011 09:37:15
Bom dia, é legal lembrar também que graças à estrutura nova o município vai receber 54 transatlânticos este ano. Algumas empresas só estavam esperando o píer ficar pronto para escolher Porto Belo como destino e abandonar outras cidades também muito bonitas do estado.
é um ponto positivo para os munícipes que não precisam ficar com todos os 5 mil turistas por diia para eles, claro que qnt mais melhor, mas todos sabes que esse é um para todo o estado, trabalhar em união é a melhor forma.
Parabéns ao município, daqui pra frente é só melhorar.

Lasio

Lasio

23/11/2010 17:31:41
Mais um ano se vai e o pier nao esta pronto,é muita falta de vontade do poder publico.Sem falar da sujeira que continua pelas ruas de cidade..

Evelasio

Evelasio

15/04/2009 11:33:08
Muito bom vai ser o novo pier, mas a cidade nao tem estrutura, na altura, pra receber , outras cidades vizinhas que vao lucrar, a e, as ruas que dao acesso a praia tem muita entulhos . feio isso;

Claudio varesco

Claudio varesco

11/03/2009 10:51:27
este pier que será construido em Porto Belo somando aquela paisagem, nao terá lugar mais bonito e seguro para recepcionar os turistas, pois Florianopolis nao oferece tanta segurança quanto a Baia de Porto Belo para os navios ficar encorado. Alias quem escolheu Porto Belo foi nada mais, nada menos os Comandantes dos navios, por isso que Porto Belo recebe setenta por cento dos navios.

Wagner

Wagner

05/02/2009 10:54:29
Excelente! Tá na hora de SC acordar de vez para o turismo. Temos potencial para ser um dos principais destinos do Brasil e de toda a América.

Maria Zelia Perotti Silva

Maria Zelia Perotti Silva

03/02/2009 13:33:04
Florianopolis bem que poderia construir um pier para os turistas dos navios virem saborear os pastéis e a cachaça do box 32. Daria para conhecer o centro historico e ainda eu iria ver meu filho que trabalha no Jurere e minha nora no Flotipa shopping.Eles moram nos Ingleses.Taí uma sugestão OTIMA PR MIM !!!BBBJJJSSS ZEIZA