Passeie de catamarã pelo melhor de Pernambuco

Sem saber o que fazer nas férias? Cansado daquele churrasquinho de sempre no final de semana? Que tal conhecer uma das paisagens paradisíacas do litoral pernambucano?

  
  
Igreinha dos Carneiros, às margens do Rio Ariquindá

Sem saber o que fazer nas férias? Cansado daquele churrasquinho de sempre no final de semana? Que tal conhecer uma das paisagens paradisíacas do litoral pernambucano? Existe um passeio pelo litoral sul que é uma ótima pedida, tanto para os casais apaixonados, quanto para grupos de amigos, ou até mesmo um domingo diferente com os filhos.

Os barcos saem do município de Sirinhaém, a 100 Km do Recife. Para chegar ao local, basta pegar a PE-60 e seguir a sinalização. Após o município de Ipojuca e a entrada de Porto de Galinhas, você deve entrar à esquerda onde as placas indicam a praia de Barra de Sirinhaém. Siga nessa rota até chegar a uma rotatória, é só entrar à direita e ir em frente, até o fim da estrada. Essa estrada termina no píer de Guadalupe, de onde parte o passeio.

Em uma embarcação muito potente, que, de acordo com o guia Fernando, tem dois motores de F-4000, acomoda cerca de 60 passageiros, todos sentados e de colete salva-vidas, conforma manda a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq. Acompanhando o fluxo do rio, em direção ao mar, o guia vai mostrando as belezas quase desconhecidas às margens do Rio Ariquindá, que divide os municípios de Sirinhaém e Tamandaré, até chegar à Praia dos Carneiros.

Os passageiros são deixados em um restaurante, onde podem adiantar seus pedidos, para que o almoço esteja pronto no retorno do barco. Normalmente, os cardápios oferecem frutos do mar como peixes, caranguejos, lagostas e lulas. Feito o pedido, o catamarã sai em direção ao banco de areia. Nessa primeira parada, os passageiros podem aproveitar o sol, experimentar um acarajé, um caldinho de frutos do mar, ou só contemplar a prática do kitesurf, aquele esporte em que o surfista é puxado por uma pipa. A parada dura cerca de meia-hora. Em seguida, a embarcação iça a âncora com destino ao famoso banho de argila da Praia de Guadalupe. A argila, considerada medicinal, deve ser espalhada no corpo e deixada para que seque. Após a retirada, o efeito é visível na primeira aplicação. A pele fica realmente mais macia e hidratada.

De volta ao restaurante, o passageiro já é recebido com o seu pedido pronto e pode se deleitar com um almoço maravilhoso, à beira-mar. O restaurante também possui uma área de descanso, com bangalôs, espreguiçadeiras e redes, para um cochilinho depois da refeição. Às 15h30min, o catamarã parte de Carneiros, de volta para a vida real. Um por do sol dourado se despede dos visitantes, que chegam de volta no píer de Guadalupe encantados pela paisagem inesquecível e pela gastronomia deliciosa.

Fonte: Governo de Pernambuco

  
  

Publicado por em

Valdecio Silva

Valdecio Silva

19/04/2012 23:36:03
Hoje se tornou uma nessecidade, criar outros modos de transporte, porque não implantar os projetos fluviais que já existem para a cidade do Recife? Seria mais uma opção para a população!