Piauí na rota internacional de Turismo Náutico

Litoral do estado recebe regata com veleiros de sete países e entra para o circuito de eventos náuticos internacionais

  
  
Luis Correia (PI): Delta do Parnaíba está na rota do turismo náutico internacional

No próximo sábado (13), quando 26 veleiros, de 7 países aportarem em Luis Correia (PI), região do Delta do Parnaíba, o Piauí estará entrando, pela primeira vez, no calendário de eventos náuticos internacionais. Será o último terminal do litoral brasileiro a receber a Regata Internacional Ilhas do Sol, um rally que busca novos roteiros fora dos circuitos tradicionais da Europa e do Caribe.

O litoral do Piauí não foi escolhido por acaso. O Delta do Parnaíba (único das Américas em mar aberto) e as praias formam um cenário de grande potencial turístico. Além disso, a região está recebendo investimentos públicos para melhorar a infraestrutura, atraindo a atenção de investidores nacionais e internacionais. Pelo menos três grupos do ramo imobiliário estão se instalando no local.

A ampliação do Aeroporto de Parnaíba, agora com capacidade para receber vôos internacionais, facilita o acesso. A construção de uma marina para ampliar a capacidade de atendimento às demandas dos esportes e atividades náuticas junta-se a medidas que tornam mais atrativo o destino. Além disso, o estado se integra ao esforço do Ministério do Turismo (MTur) de estruturar o segmento de Turismo Náutico, atraindo novas oportunidades de negócios e gerando desenvolvimento econômico e social onde os projetos são implantados.

O gasto médio de cada família que compõe a regata, que passa pelo litoral do Nordeste anualmente, é de US$ 3 mil por mês apenas com passeios e alimentação (dado de 2005). É só um pequeno retrato de um mercado que movimenta em torno de US$ 70 bilhões anuais e um dos segmentos que mais gera empregos por dólar investido. O rally, que já ancorou nesta temporada em Salvador, João Pessoa, Fernando de Noronha e Fortaleza, é também mais uma oportunidade de dar visibilidade internacional ao Brasil e atrair um público de alto poder aquisitivo e disponibilidade para viajar em qualquer época do ano.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

Deusimar Adriano dos Santos

Deusimar Adriano dos Santos

04/06/2010 23:12:14
Acho importantissimo que eventos desta natureza ocorram no litoral piauiense, pois o turismo nautico é sem sombra de dúvida um gerador de desenvolvimento econômico e social. Além do mais, o nosso litoral será conhecido internacionalmente. Sinto-me lisongeado e orgulhoso em saber que o litoral do meu estado entra para o circuito de eventos náuticos internacionais.