Porto Alegre estudará linha hidroviária para a Zona Sul

A intenção da prefeitura é que a linha se torne permanente na cidade beneficiando vários bairros

  
  
catamarã Cat Sul I

A bordo do catamarã Cat Sul I, em deslocamento do cais Mauá até o Lami, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati anunciou a formação de um grupo de trabalho para discutir o transporte fluvial como uma alternativa de mobilidade urbana e turismo para a Zona Sul da cidade. O passeio de barco foi na manhã desta quinta-feira, 31, durante reunião extraordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal (Cosmam).

A intenção da prefeitura é que a linha se torne permanente na cidade, beneficiando bairros como Restinga, Lami, Belém Novo e Ponta Grossa, podendo chegar a Itapuã, em Viamão. O presidente da Cosmam, vereador Thiago Duarte, que propôs à prefeitura os estudos, destacou os pontos favoráveis da linha hidroviária e as possibilidades de integração com todos os modais de transporte. "É confortável, seguro, ágil, porque não enfrenta congestionamento, não polui o meio ambiente e não estressa as pessoas pela confiabilidade de horário", afirmou.

"Precisamos resgatar o contato da população com o Lago. Queremos multiplicar alternativas, e estamos trabalhando seriamente para que isso ocorra", destacou o prefeito, lembrando as ações da prefeitura para o Guaíba e a orla, através de projetos de revitalização como o do Cais Mauá e o Socioambiental (Pisa), que devolverá a balneabilidade.

Segundo a prefeitura, o grupo de trabalho aprofundará os parâmetros técnicos e de infraestrutura. "Vamos trabalhar o mais rapidamente possível, pois temos a parceria privada", destacou Fortunati, ao lado do presidente da empresa Ouro e Prata, Hugo Fleck, e do diretor da Catsul, Carlos Augusto Bernaud. "Projetos como esse nos permitem pensar Porto Alegre do futuro de forma sustentável, dando maior mobilidade e melhor qualidade de vida à população", disse.

Participaram do passeio a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Sofia Cavedon, secretários municipais e vereadores integrantes da Cosmam.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

  
  

Publicado por em

Perla Job

Perla Job

12/05/2011 20:05:11
Excelente! Beneficiará os moradores e será também uma opção de lazer para os porto alegrenses e visitantes.