Porto de Cabedelo receberá 20 atracamentos do MSC Melody

Ao chegar no Porto de Cabedelo, os passageiros poderão aproveitar os atrativos turísticos próximos, como o litoral paraibano.

  
  

A Paraíba vai entrar no mercado internacional de cruzeiros marítimos a partir da temporada 2009/2010. Numa ação inédita, a empresa italiana MSC Cruzeiros anunciou o início de operações do navio MSC Melody com cerca de 20 atracamentos no Porto de Cabedelo.

A empresa já havia anunciado a vinda de cinco navios para a costa brasileira no período, mas, com as mudanças do mercado mundial e o alto crescimento e demanda do mercado brasileiro, o Nordeste foi escolhido como novo grande mercado.

De novembro de 2009 a abril de 2010, os navios trarão para a Paraíba 44 mil turistas. "De acordo com os nossos cálculos, teremos uma injeção de R$ 25 milhões na economia local, visto que os turistas utilizam passeios, compram artesanato e têm um gasto imediato bastante expressivo", disse o empresário Gustavo Garcia, da Operadora Tambaú, representante da MSC Cruzeiros em João Pessoa, Recife e Maceió, e presidente do João Pessoa Convention Bureau. A MSC trará o sexto navio (o Melody) da Europa, que ficará exclusivamente no litoral nordestino.

O MSC Melody tem capacidade para 1.460 hóspedes e 490 tripulantes. O navio fará escalas em João Pessoa (Cabedelo), Maceió (AL), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE). Segundo Gustavo Garcia, a vinda do navio para a Paraíba vai permitir também que os paraibanos realizem cruzeiros sem a necessidade de enfrentar aeroportos ou rodovias.

"Pela primeira vez na história teremos tantas paradas de navios com embarques e desembarques em nossa cidade", disse o empresário. "Isso tornará possível a organização de grupos, convenções de empresas e reuniões a bordo" disse.

Além da injeção de divisas na economia da cidade, a vinda do MSC Melody permitirá a ampliação do nome da Paraíba como um destino turístico no mercado internacional. "Além dos turistas brasileiros, a MSC vai divulgar esse cruzeiro em vários países do mundo", disse Gustavo Garcia.

Márcia Leite, gerente do Departamento de Marketing da MSC Cruzeiros, disse que serão distribuídos cerca de três milhões de folhetos pela Europa e Estados Unidos, nos 150 escritórios em 70 países, divulgando o turismo local em vários idiomas.

Dados da Secretaria de Turismo de João Pessoa apontam que apenas 6% dos turistas que visitam a cidade são estrangeiros. Márcia Leite afirmou que a Paraíba estará na vitrine do mercado internacional e que poderá aumentar o número de turistas estrangeiros. Ao chegar no Porto de Cabedelo, os passageiros poderão aproveitar os atrativos turísticos próximos, como o litoral paraibano.

Os navios atracarão às 14h e permanecerão até às 20h, quando seguem o destino. "Dá tempo até de assistir o pôr-do-sol do Jacaré", enfatizou Gustavo Garcia.

Apoio do João Pessoa Convention:

A concretização da vinda do navio MSC Melody para o Porto de Cabedelo é resultado do trabalho do empresário Gustavo Garcia há três anos, primeiro como representante da empresa em João Pessoa, Recife e Maceió, depois como presidente do João Pessoa Convention Bureau.

A partir de um trabalho de coleta de dados sobre o Porto de Cabedelo, essencialmente, realizado pelo gestor executivo do Convention, Ferdinando Lucena, a MSC Cruzeiros enviou para a Paraíba alguns executivos para cumprir a missão de conversar com representantes da cadeia do equipamento.

Uma reunião realizada na Companhia Docas no final de janeiro deste ano com representantes da Docas, Receita Federal, Polícia Federal, Vigilância Sanitária, entre outros, praticamente selou o investimento da MSC na Paraíba.

Foi firmado um compromisso entre todos os setores para que o navio tenha completa segurança de atracamento no porto paraibano a partir de novembro.

Fonte: Fábio Cardoso

  
  

Publicado por em

Jessica oliveira

Jessica oliveira

13/04/2010 14:14:14
Cabedelo e uma cidade maravilhosa mais precisa de muito recursos como a limpeza.Cabedelo por ser considerado uma ponta de areia deveria ser mais limpa.Nossa cidade não tem um cartaz.. seja bem vindo a cabedelo. Não tem nada pra agradar os turistas quem vem a Cabedelo so se encanta com a praia e mais nada....ou com o por do sol na praia de jacaré. Prefeito tenha um pouco de vergonha...fica feio ate pra vc mesmo que recebe seus amigos de fora....

Adamastor

Adamastor

21/09/2009 23:03:44
Medida fraca e ineficaz para o real desenvolvimento turistico desta cidade.João Pessoa precisa de algo muito mais agressivo no campo turistico e hoteleiro.Eh como se fossemos para PATOS e fizessemos um lanche em SOLEDADE. Nada mais!!!!

JJOELSON CAVALCANTI

JJOELSON CAVALCANTI

25/02/2009 22:39:55
Cabedelo, praias de águas cristalina e morna.Temos o por do sol de jacaré a desova das tartarugas marinha,areia vermelha com seus encantos, ferry boot e um povo hospitaleiro. CABEDELO DE PORTAS ABERTAS.

JJOELSON CAVALCANTI

Williby

Williby

25/02/2009 12:25:19
Eu acho muito bom e muito importante para João Pessoa e região.Assim como no porto de Cabedelo o aeroporto castro pinto também deveria receber um fluxo maior de aviões e passageiros.João Pessoa é uma cidade de grande potencial turistico, pena q ainda não foi desvendado pelos turistas.