Rally internacional alavanca turismo náutico no Piauí

Ministério do Turismo capta investimentos estrangeiros para a região do Delta do Parnaíba e anuncia o interesse de quatro redes hoteleiras

  
  
Turistas participantes do rally internacional desembarcam no Delta do Parnaíba e movimentam a economia local

Vinte e seis veleiros com 80 tripulantes de 10 países europeus movimentam o litoral do Piauí até segunda-feira (28). Eles partiram em outubro de Portugal, na 17ª edição da rally internacional “Ilhas do Sol” (Les Îles du Soleil). O evento não tem caráter competitivo, mas leva os participantes a conhecerem destinos turísticos pouco explorados no mundo.

Com o apoio do Ministério do Turismo (MTur), o Delta do Parnaíba entrou na rota de navegação pelo segundo ano consecutivo. O número de embarcações no Piauí cresceu 20% em comparação ao ano passado. A captação de eventos e visitantes internacionais faz parte de uma estratégia mais ampla de atrair investidores para a região. O turismo náutico é um segmento novo no estado, mas técnicos do MTur avaliam que a região tem aptidão natural para negócios nessa área, pela beleza das ilhas e dunas e pelas condições dos ventos, propícias para o kite surf e outros esportes.

A estruturação do segmento no litoral piauiense passa pela atração de investimentos privados nas redes hoteleiras. Quatro bandeiras internacionais já adquiriram áreas para futuras instalações nas cidades de Parnaíba e Luiz Correia. O impacto econômico reflete nos setores de comércio, serviços turísticos e na base comunitária do turismo, formada principalmente por guias locais, artesãos, restaurantes e pousadas de propriedade dos moradores.

O Ministério do Turismo tem trabalhado para induzir o desenvolvimento descentralizado e comunitário do setor. A ideia é fazer os negócios turísticos prosperarem em todas as regiões do país. O MTur planeja ações para transformar a costa nordestina num ponto de parada e apoio dos cerca de 10 mil barcos que, anualmente, cruzam o Atlântico subindo a costa brasileira para o Caribe.

A estratégia passa por investimentos que dão suporte para o turismo crescer, como o aeroporto de Parnaíba (PI). Do Piauí, os barcos partem para a Ilha de Marajó e a capital do Pará, Belém, para seguir em direção à Europa. O rally Ilhas do Sol já passou por 5 países além do Brasil. As cidades de João Pessoa (PB), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e a ilha de Fernando de Noronha também receberam os velejadores.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

CAROL CHAGAS

CAROL CHAGAS

10/03/2011 01:13:33
O litoral do Piuaí merece! É um paraíso!

Janete

Janete

08/03/2011 16:26:54
Que lindo, né! Nossas praias são de uma beleza silvestre. Estamos felizes em saber que o Governo acredita nessa idéia e que já trabalha nesse sentido. Espero ver grandes eventos por cá. Uma brasileira que ama a vida e adora pedalar sempre que pode por trilhas nas encostas desse Brasil.

Wagner Araujo

Wagner Araujo

08/03/2011 11:20:56
"Piauí, terra querida. Filha do do Sol do Equador..." como diz o seu hino, é uma terra de um povo carinhoso e receptivo. Já defendeu a nossa Pátria, através da Guerra do Jenipapo; estamos sempre bem colocados no ranking da educação (pesquisem!!) e até hoje não conta com um investimento federal. O Governo Federal deveria ser mais grato com aqueles que, apesar do sofrimento, sempre estiveram disponíveis ao trabalho mais pesado, na construção deste País. Já vem tarde! Mesmo assim agradecemos!

Osvaldo

Osvaldo

08/03/2011 11:12:55
Ótima iniciativa do Ministério do Turismo, a região do Delta do Parnaiba é uma das mais bonitas do Nordeste, mas que, por falta de iniciativas como essa, ficou sempre esquecida. Chegou a vez do Piauí!

Gaspar filho

Gaspar filho

08/03/2011 08:08:20
Para mim este é o momento que o Estado precisava para alavancar na área de turismo. O Delta do Parnaíba é lindo!