Saltur / BA quer terminal para cruzeiros marítimos

Está prevista a incorporação, no local, de áreas destinadas a lojas, estacionamento e serviços de atenção ao turista

  
  

A construção do terminal turístico para cruzeiros marítimos no Porto de Salvador foi um dos principais assuntos tratados nesta quarta-feira (dia 8), em Brasília, por representantes da Empresa Salvador Turismo (Saltur) com o ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barretto Filho. A Saltur informou que a cessão já foi autorizada pelo Conselho de Autoridade Portuária (CAP). No projeto conceitual, já elaborado, está prevista a incorporação, ao Terminal, de áreas destinadas a lojas, estacionamento e serviços de atenção ao turista.

A Saltur, órgão municipal que cuida do turismo em Salvador, informou que é necessário que a cessão da área dos armazéns 1 e 2 para a Prefeitura seja feita junto à Secretaria Especial dos Portos. Também foi pedido ao ministro apoio junto aos demais segmentos do Governo Federal envolvidos na viabilidade do projeto. O órgão também solicitou recursos ao Ministério do Turismo para a elaboração do projeto executivo e a construção do terminal para cruzeiros marítimos no Porto de Salvador.

Representantes da Saltur participaram esta semana do Encontro Nacional de Competitividade Turística - Desenvolvimento do Turismo em Pauta, e aproveitaram para buscar oportunidades de parceria entre a Prefeitura Municipal de Salvador e o Ministério do Turismo, visando atrair novos investimentos para a capital baiana.

O ingresso do Município de Salvador no Prodetur foi outro assunto abordado no encontro com o ministro do Turismo. A capital baiana atende aos pré-requisitos básicos do programa - acima de 1 milhão de habitantes e capacidade de endividamento de US$ 50 milhões. Esses recursos poderão ser destinados à promoção, infraestrutura urbana, fortalecimento institucional e capacitação de pessoal.

Destinos Indutores

O Encontro Nacional de Competitividade Turística, do qual participou a Saltur como representante oficial de Salvador, abordou as novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, reforçando a proposta de desenvolvimento.

Fonte: Secretaria de Turismo de Salvador

  
  

Publicado por em