Santos recebe sete navios, recorde da temporada

O Carnaval também agitou o Porto de Santos que registrou o recorde desta temporada, com a chegada de sete navios, movimentando cerca de 30 mil passageiros

  
  
O Porto de Santos recebeu cerca de 30 passageiros; recorde da temporada de Cruzeiros

O Carnaval também agitou o Porto de Santos, o último sábado (5) registrou o recorde desta temporada, com a chegada de sete navios, movimentando cerca de 30 mil passageiros, entre embarque, desembarque e trânsito. Às 5h30, chegou o MSC Orchestra e o Mariner of the Seas, e, na sequência, Costa Serena, CVC Soberano, Vision of the Seas, Grand Mistral e o CVC Zenith. Nos roteiros estavam Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Francisco do Sul, Punta del Este e Buenos Aires.

A Setur (Secretaria de Turismo) disponibilizou o programa ‘Santos, Todos a Bordo!’, com monitores que embarcaram nos ônibus fretados para distribuir folheteria, apresentar as atrações do percurso e facilitar a chegada ao terminal do Concais. O PIT (Posto de Informações Turísticas) da Setur instalado no terminal recebeu o dobro de material de divulgação da cidade em inglês e espanhol, reforço que foi estendido também aos demais seis postos que funcionam na cidade.

Já a CET, que normalmente disponibiliza oito agentes, ampliou para 15 o total de operadores para apoio nas operações de fluidez e fiscalização ao trânsito, especialmente nas vias de acesso ao Concais e em suas áreas interna e externa. Segundo a companhia, 500 táxis ficaram à disposição dos turistas.

Especial – Para agilizar o atendimento aos passageiros, o Concais montou uma operação especial com 300 funcionários, entre atendimento e prestadores de serviços, 40% a mais do que o habitual. Já o total de ônibus que fez o traslado dos passageiros do terminal para o ponto de atracação dos navios passou de 50 para 93.

A operação envolveu ainda a Polícia Federal, que aumentou o efetivo em 50%, com policiais em todos os salões e atenção especial nos locais de embarque e nos equipamentos de raios-X, enquanto a Polícia Civil dobrou o número de policiais no terminal. A Guarda Portuária, além de reforço, contará com cães farejadores e oferecerá apoio ao trânsito, com seu grupamento de motociclistas. O esquema especial foi decidido na última quarta-feira, durante reunião entre as organizações envolvidas, além da Alfândega, Sindicato de Bagagem, armadores e agentes marítimos.

A saída dos sete transatlânticos começou às 17h e, embora este seja o maior número em movimentação nesta temporada, o recorde histórico ocorreu em 9 de fevereiro de 2008, quando Santos recebeu nove navios e movimentou 30 mil passageiros.

Fonte: Prefeitura de Santos

  
  

Publicado por em