Santos: Temporada de cruzeiros começa com expectativa de novo recorde

Vinte e cinco transatlânticos vão atracar em Santos na temporada de cruzeiros 2011/2012. A estimativa do Terminal é movimentar cerca de 1,15 milhão de passageiros, volume 34% superior ao registrado na temporada passada

  
  
Cerca de 1 milhão e 150 mil turistas passarão por Santos na atual temporada

Vinte e cinco transatlânticos vão atracar em Santos na temporada de cruzeiros 2011/2012, que começou neste sábado (29), com a chegada do Grand Mistral, da armadora Ibero. A estimativa do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – Concais é movimentar cerca de 1 milhão 150 mil passageiros – entre embarque, desembarque e trânsito -, volume 34% superior ao registrado na temporada passada. O último navio a atracar na cidade é o Azuka II, que estreia em Santos em 18 de maio do ano que vem.

Dos 17 transatlânticos regulares esperados, os maiores são o Costa Fortuna e Costa Mágica (armadora Costa), com capacidade para 3.470 passageiros cada. Santos receberá oito navios com passageiros em trânsito, três a mais que na temporada anterior.

Nos 130 dias com operação no Concais, os transatlânticos farão 283 escalas – as datas de maior movimento serão 23 de dezembro e 18 de fevereiro, quando o terminal deve receber 24 mil e 30 mil pessoas, respectivamente, abaixo de sua capacidade máxima, de 42 mil passageiros/dia.

Para esta temporada, o Concais investiu mais de R$ 6 milhões. “As melhorias de logística, reformulação de áreas e compra de novos equipamentos de segurança proporcionarão atendimento mais ágil e confortável aos passageiros”, garante Flavio Brancato, diretor do terminal.

Cadastro
As empresas de ônibus e vans terão, agora, que se cadastrar no Concais, informando a data do desembarque, o navio e o destino dos hóspedes. A intenção é programar a chegada desses veículos com antecedência – eles terão espaço reservado nas imediações da Capitania dos Portos enquanto aguardam para entrar no terminal de passageiros.

Veículos particulares, táxis e vans terão uma nova opção de acesso ao Concais: os que vierem do Centro deverão seguir pela Avenida Eduardo Guinle. Os ônibus seguirão pela Perimetral, fazendo retorno na Avenida Siqueira Campos (Canal 4) e os que vierem pela Ponta da Praia continuarão seguindo pela Avenida Perimetral.

Ônibus para SP
Graças a uma proposta da prefeitura, os passageiros também terão mais uma opção de transporte. A Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo) regulamentou uma linha regular da rodoviária do Jabaquara para o terminal e os turistas poderão comprar as passagens de ônibus dentro do Concais, no guichê das empresas autorizadas.

Os táxis ficarão em dois pontos, um próximo à Portaria 1 e o segundo, na outra ponta do terminal, que terá acesso de entrada e saída exclusiva. As intervenções foram planejadas em conjunto com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Fonte: Prefeitura de Santos

  
  

Publicado por em