Temporada de cruzeiros começa nesta sexta e recebe maior transatlântico da história

Começa, em Santos, a temporada de Cruzeiros de 2012/2013. A temporada completa terá 212 escalas, em 21 Cruzeiros, e movimentará mais de 1,1 mi de turistas. O destaque desta temporada é o MSC Fantasia, com capacidade para mais de 4,3 mil passageiros

  
  
O primeiro transatlântico a atracar será o Aidacara, às 6h, em frente ao Terminal Marítimo de Passageiros

Com 333,3m de comprimento – pouco menos que a metragem máxima de três campos oficiais de futebol - e capacidade para 4.363 passageiros, o MSC Fantasia é a principal atração da temporada de cruzeiros marítimos 2012/2013, que começa nesta sexta-feira (9) e se prolonga até 22 de abril. O Fantasia, que atraca pela primeira vez em Santos no próximo dia 27, é o maior navio a fazer uma temporada completa no país.

O primeiro transatlântico a atracar será o Aidacara, da operadora Aida, às 6h, em frente ao Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais – ele deve zarpar às 23h59. Procedente das Ilhas Canárias (Espanha), o navio chegou na última sexta-feira (2) a Recife, após quatro dias de viagem até o Brasil – ele passou ainda por Salvador e Ilhéus (BA), e Rio de Janeiro, retornando à Europa ao partir de Santos.

Esta temporada, com 212 escalas em 105 dias de operação no porto, deverá movimentar cerca de 1,1 milhão de passageiros, entre embarque, desembarque e trânsito, em 21 transatlânticos, 13 dos quais para viagens regulares. O total de cruzeiristas é semelhante ao registrado na última temporada, embora o Concais não tenha divulgado oficialmente esses números.

Informações
Para atender esses turistas, a Setur (Secretaria de Turismo) instalou um PIT (Posto de Informações Turísticas) no saguão principal do Concais, com recepcionistas bilíngues, mapas - em português, inglês e espanhol - e ampla folheteria destacando as atrações da cidade. O posto funcionará a partir das 8h, sempre que houver navio atracado.

Normalmente, os cruzeiristas buscam informações sobre como chegar à orla e ao Centro, e as principais atrações, sobretudo Aquário, Orquidário, Linha Turística do Bonde, Museu do Café e Complexo Turístico do Monte Serrat. De acordo com a recepcionista Lisa Bruckman, da Setur, os turistas estrangeiros, a exemplo dos que viajam no Aidacara, optam por roteiros históricos e têm preferência pela área mais antiga da cidade.

Táxis
Até o final da tarde de quinta (8), 182 táxis estavam credenciados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para trabalhar na área do Concais. Para atuar no terminal de passageiros, somente poderão se cadastrar veículos com quatro portas, ar-condicionado e que tenham sido aprovados em inspeção veicular realizada na empresa.

É necessária também a apresentação de vários documentos, além de alvará e aferição atuais da prefeitura e do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas), respectivamente.

Reforço
Para ampliar o atendimento aos passageiros, o Concais contratou 180 funcionários, além de outros 220 por empresas terceirizadas. De acordo com a Revolução Agência de Comunicação, responsável pela assessoria de imprensa da administradora do terminal, “também foram realizados ajustes logísticos, como definição de programações prévias, horários para chegada de ônibus e vans com passageiros, assim como para desembarque, check-in e embarque”.

A assessoria alega que a estrutura atual do Concais atende plenamente as necessidades operacionais, razão pela qual não foram realizadas obras para essa temporada, excetuando-se o reforço do controle visual nos entornos e no interior do terminal.

Além disso, o estacionamento do Concais agora realiza reserva de vagas pelo site www.concais.com.br. É preciso preencher a lista de cadastro com dados pessoais e sobre a viagem. “A partir dessas informações, o sistema gera um boleto que, ao ser pago, já garante a vaga”.

Fonte: Prefeitura de Santos

  
  

Publicado por em

Fernando

Fernando

09/11/2012 13:18:45
No que pese a maravilha de se estar a bordo de um navio de cruzeiro, com suas mordomias, luxo, glamour, etc, torçam para não ficarem doentes a bordo de uma dessas arapucas...
Inversamente proporcional às maravilhas citadas, o serviço médico desses navios é pífio... Estão lá apenas para atenderem casos de desidratação (moderada, diga-se de passagem) e de bebedeiras...
Qualquer problema mais grave, o passageiro não conta com equipe médica especializada, não terá hospital equipado, muito menos o respaldo de uma tripulação que tudo faz para que se gaste fortunas com passeios e festas...
Por isso todos os anos ocorrem casos de óbito a bordo, pelo menos no Brasil...

Natureba

Natureba

09/11/2012 12:58:56
Se vc possui algum tipo de alergia, sai fora de cruzeiro, pois, o navio é inteiro cheio de carpete, com corredores sem ventilação natural e sem luz natural. Você respira ácaros 24 horas por dia. E a comida então. Se você gosta de coisas naturais, tipo, frutas, verduras e legumes, não vá no cruzeiro. Pois, lá não tem estas coisas. É a maior comelança o dia todo e, fica à disposição dos turistas, 24 horas por dia, pizza, batata frita e hot dog..
E os banheiros: não tem cesto para jogar o papel higiênico. Você tem que ir acondicionado os papeis sujos em pequenos saquinhos de papel, é uma pequena embalagem, do tamanho de um saquinho de pipoca pequeno.
Estas são apenas algumas verdade que ninguem não te conta quando vc vai embarcar em um cruzeiro.

Maritza Mesquita

Maritza Mesquita

09/11/2012 12:34:38
O Porto de Santos é uma tragédia. Uma vergonha que seja considerado o "melhor porto" do País. Infelizmente a nossa infraestrutura portuária está na idade de Pedro Alvares Cabral.

SIRLEI

SIRLEI

09/11/2012 11:58:15
É MARAVILHOSO! JÁ FIZ 3 CRUZEIROS E ESTOU INDO PARA O 4. ADORO!

Margarett

Margarett

09/11/2012 11:45:19
Achei o maximo! Fiz um cruzeiro no ano passado e faria outro de novo, ainda mais num navio destes.

ORLANDINO NASCIMENTO NETO.

ORLANDINO NASCIMENTO NETO.

09/11/2012 09:45:14
A temporada de transatlânticos em nossos portos demonstra o quanto o nosso Brasil está sendo acreditado no exterior, principalmente após a chegada do maior do mundo (MSC-FANTASIA). O Brasil está classificado como o País do futuro, ao qual os pobres e classe média estão tendo oportunidade antes voltado somente para ricos. É pena que nosso País ainda é considerado o paraíso da corrupção e ladroagem de políticos, pois sem isso poderíamos ser considerado o paraíso do mundo.

Odair

Odair

09/11/2012 09:28:04
Se eu pudesse levaria minha esposa e dois filhos.

Eduardo

Eduardo

09/11/2012 08:56:26
Já estou lá. Alguém quer me acompanhar?