Turismo de cruzeiros cresce 353% em Salvador

A última temporada trouxe mais de 213 mil turistas que chegaram de navio ao Porto

  
  

Salvador experimentou nos últimos cinco anos um crescimento da ordem de 353,19% no número de turistas que chegaram à cidade pelo Porto de Salvador. Na temporada 2004/2005, 45 mil passageiros desembarcaram na capital baiana pelo mar, enquanto que nesta temporada 2008/2009 esse número saltou para 203.062 visitantes, de acordo com dados apurados pela Codeba e também pelo Sindetur.

Com relação ao número de navios – de 45 em 2004/2005 para 109 em 2008/2009 – o crescimento chega a 142,22%. A Saltur – Empresa Salvador Turismo tem acompanhado esse crescimento que, na opinião do seu presidente Cláudio Tinoco é de grande importância para a cidade e para o comércio local.

Os turistas que chegam de navio, se não gastam com hospedagem, deixam na economia da cidade cada vez mais um maior volume de dinheiro. São passeios turísticos, restaurantes e compra dos mais diferentes tipos de artesanato, desde o mais simples souvenir a jóias, avalia Tinoco. Ele destacou ainda que os cruzeiros marítimos têm chegado cada vez com mais freqüência a Salvador, cidade que foi a primeira capital do país, possuindo importante acervo cultural e arquitetônico.

Terminal turístico

O presidente da Saltur acredita ainda que o turista que viaja em cruzeiro marítimo e que desembarca em Salvador para um passeio, por mais simples que seja, com certeza ficará encantado com a magia desta cidade e voltará para melhor viver as nossas belezas, a cultura e o alto astral do povo baiano. Esses números reforçam a tese defendida em abril deste ano por Claudio Tinoco junto ao ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barretto, para construção do terminal turístico para cruzeiros marítimos no Porto de Salvador, nos armazéns 1 e 2. Ele argumenta que “essa cessão já foi autorizada pelo Conselho de Autoridade Portuária (CAP) e que a cidade possui o Projeto Conceitual, que incorpora ao equipamento áreas para lojas, restaurantes, estacionamento, serviços de atenção ao turista”.

Fonte: Secretaria de Turismo de Salvador

  
  

Publicado por em