Quase 100 mil turistas estrangeiros visitaram o Brasil a bordo de navios

Hóspedes e tripulantes estrangeiros deixaram R$ 150 milhões no comércio e serviço de municípios brasileiros.

  
  

Dos mais de 792 mil hóspedes que embarcaram em viagens de navio na última temporada de Cruzeiros Marítimos, com início em outubro de 2010 e término em maio deste ano, 99.029 eram estrangeiros – número que representa 12,5% do total de cruzeiristas.

Juntamente com os tripulantes, os turistas estrangeiros foram responsáveis por 28% dos gastos nas cidades escala, tendo movimentado R$ 150 milhões com passeios turísticos, alimentos e bebidas, transporte, souvenir e presentes em geral nos municípios.

Os dados fazem parte de um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar).

Para Ricardo Amaral, presidente da Associação, o resultado reflete o quanto “os cruzeiros marítimos beneficiam os destinos em diferentes aspectos, pois movimentam a economia, aumentam o fluxo de visitas nas cidades, geram empregos, estimulam a entrada de divisas e promovem o Brasil, também, no âmbito internacional, contribuindo com a entrada de turistas estrangeiros no país".

Para a próxima temporada, a Abremar estima que os transatlânticos tragam 134 mil turistas estrangeiros, o que representaria um aumento de 35%.

De acordo com o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, o número de chegadas de turistas internacionais por via marítima teve um incremento acumulado de 182% no período de 2003 a 2010.

No mesmo período, o crescimento do número de chegadas de turistas estrangeiros pelas diferentes vias de acesso, no Brasil, totalizou 23%.

ABREMAR:

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos foi fundada em janeiro de 2006 para representar institucionalmente um dos segmentos mais promissores da indústria turística nacional: o turismo marítimo.

Seu objetivo é trabalhar com afinco pela regulamentação dos Cruzeiros de cabotagem – entre portos do mesmo país. Defende a modernização da infraestrutura portuária e contribui para a divulgação do Brasil como destino turístico no exterior.

Atualmente, tem 17 empresas associadas entre armadoras e operadoras de turismo no Brasil, entre elas Grupo Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros, Pullmantur e Royal Caribbean.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Camila Vasconcellos

  
  

Publicado por em