Pesquisa mostra que houve aumento de 63,3% na preferência pelo uso do transporte terrestre regular

O avião continua sendo o meio de transporte mais requisitado, com o automóvel em segundo lugar

  
  

As viagens de ônibus devem crescer no período de férias, festas de fim de ano e carnaval. A intenção foi captada em pesquisa do Ministério do Turismo, que mede os planos de viagem dos brasileiros até maio de 2015.

Em relação a novembro do ano passado, houve aumento do percentual de pessoas dispostas a viajar de ônibus, queda na preferência pelo uso do automóvel e estabilidade na opção por viagens aéreas.

A Sondagem do Consumidor:

Intenção de Viagem, realizada mensalmente em sete capitais, mostra que a preferência pelas viagens de ônibus subiu de 9% para 14,7%, enquanto que as indicações de uso do automóvel caíram de 34,1% para 28,1%.

No entanto, dos 34,2% dos brasileiros que pretendem viajar pelo Brasil até maio de 2015, 54,1% vão de avião. No ano passado, eram 53,4%.

“Novembro foi a melhor intenção de viagem do ano, conforme constatou a sondagem. É um indicativo de que o mercado doméstico continuará aquecido em 2015”, afirma o secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz.

O diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco Lopes, explica que o período de férias estimula deslocamentos de curta distância, o que justifica o aumento expressivo da preferência por viagens de ônibus.

“Verificamos, no entanto, que o avião continua sendo o meio de transporte mais requisitado, com o automóvel em segundo lugar”.

O levantamento é executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido do Ministério do Turismo, com o objetivo de conhecer a intenção viagem de 2 mil famílias para até seis meses subsequentes à pesquisa.

A consulta é realizada em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, capitais que concentram cerca de 70% do fluxo doméstico.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em