Vai alugar um carro nestas férias? Tome cuidado para não ficar a pé

Quem estiver pensando em alugar um carro nestas férias deve ficar atento para que não corra o risco de arranjar um problema no lugar do que seria a solução

  
  
Fique atento para não ter problemas na hora de alugar um carro

Viajar é bom e todo mundo gosta, o que ninguém gosta de arranjar problemas durante a viagem. Hoje em dia com os preços de aluguéis de carro mais baixos, virou uma opção viável ao turista alugar um carro e ter a comodidade de desfrutar do seu destino com tranquilidade, conforto e rapidez. Porém, quem estiver pensando em alugar um carro nestas férias deve ficar atento para que não corra o risco de arranjar um problema no lugar do que seria a solução.

Para que a viagem ocorra sem problemas, o turista deve ficar atento a alguns detalhes, como por exemplo, a forma de pagamento, seguros e a situação que o carro se encontra.

PAGAMENTO
Sempre que desejar alugar um carro para viajar pelo Brasil, certifique-se, previamente, se possui o cartão de crédito solicitado como garantia pela locadora. Ao alugar um carro não assine notas ou faturas em branco. Se a empresa fizer essa exigência, denuncie o fato, imediatamente, a um órgão de defesa do consumidor. As despesas extras - seguros opcionais, impostos e combustíveis - deverão ser pagas no local de devolução do veículo.

LOCAÇÃO INTERNACIONAL
Se alugar um veículo em outro país, verifique antes de viajar se pode pagar as diárias adiantadas no Brasil ou se tem de pagá-las no país onde vai retirar o veículo. O pagamento sempre deve ser feito em dinheiro, cheque de viagem ou cartão de crédito internacional.

CUIDADOS GERAIS
Reserve com antecedência o veículo que deseja usar. Comunique à empresa suas preferências quanto à marca, ano de fabricação, modelo e equipamentos. Em geral, as locadoras pedem que o carro seja devolvido com o tanque cheio.

CUIDADOS TÉCNICOS
Examine cuidadosamente o carro ao recebê-lo. Se notar algum defeito, peça para trocar o veículo. Se, durante a viagem, o carro ou algum de seus equipamentos forem roubados, comunique imediatamente à locadora. No caso de problemas mecânicos, entre em contato com a locadora e peça a troca do veículo.


PRECAUÇÕES

Durma algumas horas a mais das habituais antes de iniciar a viagem. Vista-se de forma cômoda e adequada com o local que for visitar. Calce sapatos confortáveis para evitar bolhas e incômodos. Faça lanches leves antes de partir e não tome bebidas alcoólicas, sobretudo se for dirigir.

• Para saber mais sobre ações relacionadas, acesse o seguinte website (http://www.abla.com.br/), da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis.

Em casos de problemas, onde reclamar?
PROCON
ANTT
Ministério dos Transportes
MTur

Fonte: Viaje Legal

  
  

Publicado por em

Nivald Andrade

Nivald Andrade

18/12/2011 11:31:35
As informações são úteis e apropriadas, mas podem abranger muito mais, como: idéia aproximada de custo por diária considerando um carro básico e com ar condicionado.