Vai viajar de ônibus? Confira as dicas do Procon

Para que o passeio nas férias de julho aconteça de forma tranquila, o Procon preparou um guia com dicas para quem vai viajar de ônibus, começando pelo direito à informação

  
  
No caso de interrupção ou atrasos, o passageiro tem direito à informação prévia e assistência como alimentação, local adequado para guardar as bagagens e hospedagem

Para que o passeio nas férias de julho aconteça de forma tranquila, o Procon preparou um guia com dicas para quem vai viajar de ônibus, começando pelo direito à informação. As empresas devem manter painéis ou cartazes discriminando o destino, horários de saída e preço, em lugar visível e de fácil acesso. O seguro viagem só pode ser cobrado se o usuário aceitar.

No caso de interrupção ou atrasos, o passageiro tem direito à informação prévia e assistência como alimentação, local adequado para guardar as bagagens e hospedagem. Quando o atraso exceder uma hora, o consumidor poderá exigir o embarque em outra empresa que preste serviço equivalente e para mesmo destino, ou restituição do valor do bilhete. A passagem pode ser adquirida sem data de embarque, mas estará sujeita a reajuste de preço se não for usada dentro de um ano da data de emissão.

Se o veículo apresentar vidros quebrados, sujeira, bancos danificados ou se a empresa vender mais de um bilhete para a mesma poltrona, o consumidor poderá reclamar. Para tanto, é aconselhável anotar o número de registro do ônibus e guardar o canhoto da passagem como comprovantes. No blog do Procon-SP, você pode conferir outras dicas, como os cuidados com a bagagem.

Fonte:Governo de São Paulo

  
  

Publicado por em