6ª Mostra de Teatro de Bonecos movimenta Mariana no fim de semana

A partir da sexta-feira a cidade de Mariana será palco da 6ª Mostra de Teatro de Bonecos e reunirá artistas de diversos estados do país, além de profissionais da Argentina e da China

  
  
Exposição

A partir da sexta-feira a cidade de Mariana será palco da 6ª Mostra de Teatro de Bonecos e reunirá artistas de diversos estados do país, além de profissionais da Argentina e da China. Durante o evento, os bonequeiros irão mostrar que a arte milenar da animação não é coisa de criança. “A Mostra de Teatro de Bonecos que acontece há seis anos em Mariana é mais uma ação que contribui para marcar o nome da cidade no cenário cultural”, aponta o músico Ian Guest.

A abertura do evento será no dia 17 de agosto, às 8h, com a Intervenção Realejo, de Talles Bellini, da Cia Navegante – Teatro de Marionetes e acontece na Apae de Mariana. Às 9h acontece a Mostra de Bonecos com ex-alunos das oficinas e mostras anteriores, no Lar Santa Maria. Já às 20h, a Praça Gomes Freire será palco para o espetáculo Musicircus, da Cia Navegante – Teatro de Marionetes/MG. E às 22h, o Ateliê de Catin Nardi recebe o espetáculo “O inusitado Show de Talentos – Bonecos em nós”, da Cia Teatro de Marionetes Gui, de Brasília.

A programação de sábado, dia 18, começa pela manhã com um debate sobre “O “futuro do teatro de bonecos no Brasil”, no Ateliê Catin Nardi, com a participação dos grupos convidados da Mostra e da atriz e pesquisadora de teatro de bonecos Cris Rangel. Ao meio-dia, os Leões Chineses do mestre Li Kuen vão colorir a Praça Gomes Freire, que também recebe, a partir das 15h, as Caixas de Teatro Lambe-Lambe: Cia Navegante Teatro de Marionetes – “Tom Watts”, “Teatro de Sombras”, “A origem do cinema” / Panmella Ribeiro – “O Lunático” / Aleixo da Cruz – “Vida de Bailarina” e Cia Nau dos Sonhos “Sonhos de voar”. Às 16h, a Mostra Bonecos acontece no Adro da Igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro Cabanas. Segundo o coordenador da Mostra, Catin Nardi, a ideia é dar acesso da arte à comunidade. “Levaremos a Mostra Bonecos até à Apae, ao Lar Santa Maria e ao bairro Cabanas para garantir que mais pessoas tenham acesso à magia do teatro de bonecos”, disse. Às 18h, a Praça Gomes Freire recebe o espetáculo “O circo de Bonecos” do Circo Teatro Romagnoli de Mariana. Em seguida, às 20h30, o grupo Anima Sonhos do Rio Grande do Sul apresenta Bonecrônicas no Teatro Sesi-Mariana. Para encerrar a noite, às 21h, “O inusitado Show de Talentos - Bonecos em nós” da Cia Teatro Marionetes Gui, de Brasília se apresenta para o público adulto no Ateliê Catin Nardi.

Mulengo Folia

O domingo, último dia da mostra também será bastante animado. Às 9h30 professores de Tai Chi Chuan farão uma intervenção especial na Praça Gomes Freire, que recebe em seguida, a Mostra Bonecos, e às 11h30 a intervenção dos Leões Chineses. À tarde, a maratona de espetáculos começa às 14h30 com “As Pelejas de Benedito com o Boi Surubim na fazendo do Coronel Libório”, do grupo Mamulengo da Folia de São Paulo. Às 15h30 os bonecos se reúnem na praça no desfile Bloco Zé Pereira da Chácara e Bloconeco da Cia Navegante, seguido das Caixas de Teatro Lambe-Lambe. Às 18h30, o Mamulengo Folia está de volta com outro espetáculo: “A Folia no Terreiro de Seu Mane Pacaru”. Às 19h30, no Teatro Sesi acontece a Mostra Bonecos e votação da melhor cena, seguido do espetáculo: “Bonecronicas” do grupo Anima Sonho. O ingresso será 1 litro de leite a ser doado ao Lar Santa Maria e a Apae. Em seguida, será a Premiação Petrobras Mostra de Cenas de Teatro de Bonecos.

Além dos espetáculos e oficinas, também é possível visitar a exposição “Retrospectiva Cia Navegante”, coordenada por Catin Nardi e Renato Coelho, que conta a história da Cia Navegante, desde o seu primeiro espetáculo Catavento que foi apresentado mais de mil vezes em várias cidades do país. A exposição acontece na Casa de Cultura de Mariana entre 10h e 20h, com entrada gratuita.

Caso chova muito os espetáculos previstos para a praça serão transferidos para o Teatro Sesi e para o Ateliê Catin Nardi.

Acompanhe a 6ª Mostra de Teatro de Bonecos de Mariana no www.facebook.com.br/cianavegante.teatro. Mais informações pelo telefone (31) 3557-3927 ou pelo e-mailmostrabonecos@gmail.com.

Fonte: Converso Comunicação

  
  

Publicado por em