A República em Laguna e a Saga de amor e heroísmo de Anita e Giuseppe Garibaldi, em Laguna SC

A realização do espetáculo é uma das opções de captação e fidelização de turistas e visitantes que terão a oportunidade de participar de um evento de alto nível

  
  
Cena do espetáculo

O espetáculo “A República em Laguna”, de autoria do teatrólogo lagunense Jairo Barcelos, vem sendo apresentado no Centro Histórico de Laguna às margens da lagoa Santo Antonio dos Anjos desde o ano de 2005, contando com mais de 500 integrantes entre figurantes, elenco de apoio coadjuvantes e protagonistas, tudo encenado ao vivo durante dez dias de apresentações, em uma arena cenográfica com aproximadamente cinco mil metros quadrados com cenografia e paisagismo representando a Vila de Santo Antonio dos Anjos nos idos de 1839. Tudo cuidadosamente elaborado e executado para que se possa vivenciar a chegada dos bandeirantes vicentistas chefiados por Domingos de Brito Peixoto para a fundação da vila, combate com os índios, conquista da Laguna pelos Republicanos, a batalha sangrenta em mar e terra, Proclamação da República catarinense juliana, encontro de Giuseppe e Ana Maria de Jesus Ribeiro, romance entre os dois, partida de Giuseppe e Ana, casamento de ambos, feitos heróicos de Anita e Giuseppe e a morte de Anita na Itália.

Apresentações:

Dias 23,24,25,26,29,30,31 de julho e 01 e 02 de agosto 2009.

Laguna é berço da cultura e da história do sul do Brasil. Com seus 332 anos foi palco de fatos históricos relevantes que a tornaram durante muito tempo uma das cidades mais importantes da região sul. Laguna tem mais de 600 edificações, que fazem parte de um dos mais valiosos conjuntos arquitetônicos do país, tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional.

No século XIX foi palco de batalhas históricas enquanto durou a República Juliana que consagrou Laguna Capital da República Catarinense. Foi durante estas batalhas que ocorreu o encontro do revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi e a lagunense Ana Maria de Jesus Ribeiro, Anita Garibaldi.

Conhecida por todo seu potencial turístico, histórico e cultural, possui 20 praias que se distribuem de norte a sul com características diversas. Por esses e tantos outros motivos Laguna é um verdadeiro paraíso para os que aqui vivem e para os turistas de todas as partes.

É esta cidade, que no mês de julho, será palco de um espetacular evento artístico-cultural denominado “A República em Laguna”. Trata-se de uma peça teatral, encenada ao ar livre, que reúne encenação teatral, dança, música e produções em vídeo, com centenas de atores e figurantes e esmerado aparato técnico, que tem a finalidade de mostrar os fatos históricos que fazem desta cidade catarinense conhecida em todo o mundo.

O espetáculo é dividido em 11 atos principais, começando pela fundação de Laguna, por Domingos de Brito Peixoto, passando pelos fatos do dia-a-dia do vilarejo e seus moradores. A conquista de Laguna pelos republicanos por terra e água, com a movimentação das embarcações pela lagoa de Santo Antônio dos Anjos; a sessão da Câmara de Vereadores e a proclamação da República Juliana são alguns dos episódios históricos apresentados durante o espetáculo. A cena do primeiro encontro de Giuseppe e Anita, que evidencia o amor, mas ressalta o preconceito da época e a passagem que retrata a morte da heroína, após suportar todas as pressões da sociedade e ter largado tudo para seguir seu amor e lutar por seus ideais, são os momentos mais impressionantes que despertam grandes emoções”.

Além de passagens românticas, o espetáculo é composto ainda por momentos de muita ação. Diversas batalhas entre republicanos e imperialistas, apoiadas por efeitos especiais e show pirotécnico, prometem mexer com os espectadores e movimentar a arena cenográfica.

A República em Laguna é um evento da maior importância cultural, econômica, turística e social para a região. Além de todo o aparato artístico-cultural envolvido, há por conseqüência, o aumento da auto-estima do povo que passa a entender e compreender melhor a sua história, além de mostrá-la aos visitantes.

Organizar eventos é uma forma de incrementar a cultura e o turismo na cidade, criar empregos diretos e indiretos, movimentar a economia local e promover a cidade. A realização do espetáculo “A REPÚBLICA EM LAGUNA” é uma das opções de captação e fidelização de turistas e visitantes que terão a oportunidade de participar de um evento de alto nível, cuja receptividade na região é comprovadamente grande.

Fonte: Secretaria de Turismo de Santa Catarina

  
  

Publicado por em