A terra da pamonha tornou-se pólo cultural

A conservação das manifestações culturais e uma paisagem belíssima fazem desse lugar um roteiro que merece ser visitado.

  
  

Piracicaba(SP) é uma daquelas cidades que nunca irá perder o charme e o encanto. Antes conhecida por ser a terra da pamonha, hoje se mostra um verdadeiro pólo econômico e cultural. E ela sabe como poucas aliar o forte desenvolvimento com a simplicidade de seu povo. A conservação das manifestações culturais e uma paisagem belíssima fazem desse lugar um roteiro que merece ser visitado.

Bárbara Aguiar, gerente do hotel Center Flat Service, é uma piracicabana declarada e apaixonada pelas raízes. “Piracicaba é uma cidade onde a cultura é muito forte. Ela tem um potencial turístico imenso que merece ser explorado”, declara.

Para a gerente, as características próprias e peculiares da cidade e da população são os diferenciais que conquistam qualquer turista.

“Seja uma família, um grupo de amigos, um grupo estrangeiro ou, até mesmo, um público coorporativo, não adianta, a reação é sempre a mesma. Todos se rendem ao charme da cidade. Nós adoramos receber pessoas de fora, amamos tanto o que temos aqui que a maior recompensa é poder mostrar tudo isso para quem vem de outro lugar”, conta.

O turismo

Segundo o Secretário do Turismo de Piracicaba, Omir Lourenço, a cidade tem duas facetas turísticas, o lado das ações turísticas e o lado dos eventos.

“Nós realizamos uma média anual de 500 eventos típicos. Somos conhecidos por ser a cidade das festas”. E o secretário explica ainda os motivos de tanta comemoração: “temos uma extensão territorial muito grande, a 2° maior do interior de São Paulo, então a área rural é muito rica de costumes com bairros tradicionais que promovem grandes festas típicas, como no Distrito de Tanquinho”.

Esses dados da secretaria só comprovam o crescimento e reconhecimento cultural e turístico da região. “De cinco anos para cá nós conseguimos triplicar o número de turistas e famílias que vêm nos visitar. É uma grande vitória”, orgulha-se.

Dentre os principais eventos piracicabanos estão: a Festa das Nações, a Festa do Divino Espírito Santo, a Festa da Polenta, a Festa do Milho do distrito de Tanquinho, a encenação da "Paixão de Cristo de Piracicaba", e o mundialmente famoso Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Visando fortalecer cada vez mais este segmento, Lourenço fala que o município esta investindo pesado em infra-estrutura. “Estamos provendo grandes ações turísticas como a reabertura do Zoológico, do Parque da Criança e restauração de importantes pontos. Em parceria com a Secretaria da Cultura conseguiremos enriquecer e fortalecer ainda mais a cultura local”.

Atrativos piracicabanos

Além do Festival do Humor, que está entre os eventos mais concorridos da região e é realizado desde 1974, outra opção interessante é o Museu da Água, localizado em um prédio ao lado das quedas do rio Piracicaba. A cidade conta ainda com uma gastronomia típica cujo prato principal é o peixe no tambor, servido nos bares tradicionais da famosa Rua do Porto.

Apaixonou-se pelo lugar? Então espera até conhecer os outros pontos turísticos. Entre os principais estão: a Ponte Pênsil e o Mirante, o Engenho Central, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/Usp), a Estação Paulista, sede do Centro Cultural “Antônio Pacheco Ferraz”, além dos belíssimos passeios de balão, uma das grandes atrações da cidade.

Justamente por acreditar no grande potencial que a cidade oferece, Bárbara Aguiar inseriu nos pacotes oferecidos pelo hotel em que trabalha visitas aos pontos turísticos que, na opinião dela, “não tem como vir para Piracicaba e não conhecer”.

“Pensamos em uma programação que consiga mostrar a essência da cidade em um final de semana, período em que recebemos um número grande de turistas. Por isso, na programação inserimos a gastronomia, a história, os costumes e os passeios que contextualizam tudo isso, de balão e de barco. Realmente, um final de semana que vale a pena ser vivenciado”, conclui a gerente do Center Flat.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Raquel Bazzo

  
  

Publicado por em