A turística Itu constrói árvore de natal gigante

O enfeite gigante atrai os olhares dos moradores da cidade e turistas

  
  
A Árvore tem 84 metros de altura, o equivalente a um prédio de 28 andares

"Roma Brasileira", "Cidade dos Exageros", "Berço da República", "Cidade dos Campings"... Itu é conhecida por várias denominações graças aos seus 400 anos de história.

A grande quantidade de atrações faz com que a cidade do interior paulista se torne um importante ponto turístico devido a sua localização geográfica (92 quilômetros de São Paulo

) e opções de passeios culturais, ecológicos e rurais que possui.

Entre igrejas no estilo barroco e rococó, casarões dos séculos XVIII e XIX, a fama de "Cidade dos Exageros", uma homenagem à cidade, título criado pelo personagem Simplício, vivido pelo comediante Francisco Flaviano de Almeida no programa “Praça da Alegria”, de Manoel da Nóbrega, na extinta Rede Tupi, também faz com que turistas do mundo todo venham conhecer o município.

Dona de um histórico invejável, Itu é uma das cidades mais antigas do estado e por essa razão tem espalhados pelo município fragmentos de diversos períodos da história do Brasil. As fazendas centenárias, dos ciclos do café e do açúcar são exemplos daqueles tempos, e hoje foram transformadas em charmosos hotéis fazendas ou espaços de lazer, com atividades voltadas para o turismo rural. Em meio ao verde e à história, os turistas podem cavalgar, descansar, andar por trilhas ou simplesmente conhecer a culinária caipira.

No Centro histórico, os museus e igrejas detalham um pouco da história do município com o catolicismo. A Igreja Matriz, por exemplo, fundada em 1780, é considerada o maior monumento do barroco paulista.

O Museu Republicano conta a trajetória do Partido Republicano Paulista e o porquê da cidade ser conhecida pelo título de “Berço da República”.

Para completar a lista de atrações turísticas, há dez anos, sempre no final do ano, a cidade ganha mais um moderno ponto turístico. Instalada em um ponto alto da cidade, a Maior Árvore de Natal do Mundo, construída em Shopping Center, se torna mais uma atração entre os objetos gigantes da "Cidade dos Exageros".

O enfeite gigante atrai os olhares dos moradores da cidade e turistas que visitam Itu por seus números grandiosos. A Árvore tem 84 metros de altura, o equivalente a um prédio de 28 andares; 128 metros de base (perímetro); 350 toneladas de aço e concreto armado sustentam dezenas de cabos de aço, hastes e lâmpadas; a estrela localizada na ponta da árvore mede 6 metros (da base ao topo) e é formada por 120 metros de mangueira luminosa vermelha; 6 quilômetros de cabo de aço; 6 quilômetros de cabo de energia elétrica; 6 mil soquetes com rabicho para automação; 10 contadores, 10 relés temporizadores e 1 relé programável (timer); 800 metros de mangueira LED (Diodo Emissor de Luz); 80 cordões (festões) com cerca de 75 lâmpadas em cada e 6 mil lâmpadas decorativas de 40 Watts.

A Maior Árvore de Natal do Mundo construída em Shopping Center é acesa diariamente às 20h30 no estacionamento do Plaza Shopping Itu, localizado na Avenida Dr. Ermelindo Maffei nº 1.199, Jardim Paraíso, em Itu (SP).

Fonte: Cristiane de Freitas

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em