Automóvel Clube de Belo Horizonte mantém as tradições mineiras em suas oito décadas

Inicialmente chamado de Clube Central, a associação foi fundada em dezembro de 1925 por nove cidadãos da sociedade belo-horizontina

  
  
Prédio do Automóvel Clube, em Belo Horizonte

O luxuoso Automóvel Clube de Minas Gerais, localizado no Centro de Belo Horizonte, mantém as tradições da sociedade mineira em suas oito décadas de existência. O local disponibiliza seus espaços refinados para a realização de festas, eventos, jantares para sócios e não-sócios.

Inicialmente chamado de Clube Central, a associação foi fundada em dezembro de 1925 por nove cidadãos da sociedade belo-horizontina com a finalidade de desenvolver a prática do automobilismo no estado e entreter os sócios. O estatuto previa ações como a melhoria e conservação da malha rodoviária, o fomento da indústria de automóveis e acessórios, a criação de um autódromo e a realização de festas e eventos. Em 1926, o clube foi instalado no Palacete Dantas, na praça da Liberdade.

A nova sede, na avenida Afonso Pena, foi inaugurada em agosto de 1929, projetada pelo arquiteto Luís Signorelli. A partir de então, o clube passou a ser denominado Automóvel Clube de Minas Gerais.

Com o tempo, o local foi sendo destinado somente a eventos sociais, recebendo diversas autoridades como príncipes, presidentes, governadores e prefeitos, a exemplo do príncipe de Gales, Eduardo, e seu irmão, príncipe George. Os políticos Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e Oswaldo Pieruccetti participaram do quadro social do clube.

Em seus quatro andares, com uma área aproximada de quatro mil metros quadrados, o Automóvel Clube possui salas para encontros sociais, jantares, recepções e eventos, além do recém-inaugurado Café Livraria, do tradicional restaurante aberto ao público e dois salões para eventos. O local foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em 1988 e pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte em 1994.

O Automóvel Clube está situado na avenida Afonso Pena, 1.394, em frente ao Parque Municipal e ao Palácio das Artes, ao lado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e próximo ao Conservatório Mineiro de Música.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

  
  

Publicado por em