Bonecos Gigantes e blocos caricatos lançam o Carnaval das Cidades Históricas, em Minas Gerais

Com uma programação de eventos gratuitos, o projeto destaca-se como opção para foliões de todo o país, que poderão aproveitar os dias de folia no privilegiado cenário do patrimônio histórico e cultural mineiro

  
  
Os blocos caricatos e os bonecos gigantes mostraram a animação do carnaval das cidades históricas mineiras

A modernidade dos prédios da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves foi colorida pelos bonecos gigantes do bloco caricato Bonecos Zé Pereira da Chácara, de Mariana; da banda de marchinha, das Rainhas do Carnaval e do Rei Momo, de São João del Rei; da banda Sabará Folia, de Sabará e do Bloco Infantil Caricato Rato Seco, de Diamantina. A demonstração de como será a folia mineira aconteceu durante o lançamento do projeto Carnaval das Cidades Históricas 2011, feito pelo secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, e pela secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras. O evento contou com a presença dos prefeitos de Diamantina, Mariana, Sabará, e Tiradentes, e dos secretários de Turismo de Ouro Preto e São João del Rei.

Durante o evento, o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho disse que a parceria entre o Governo de Minas e as prefeituras das cidades históricas valoriza as tradições carnavalescas ao incentivar as marcinhas de carnaval e os blocos caricatos. A intenção é que o Carnaval das Cidades Históricas seja uma fonte de receita para os municípios e, principalmente, fonte de renda para os trabalhadores de cada uma das cidades. “Grandes eventos como este, fomentam o comércio, movimentam a rede hoteleira, os restaurantes, os bares e estimula o setor de prestação de serviços. Queremos atrair para o nosso Estado um público qualificado, que seja capaz de deixar em nossas cidades um alto ticket de consumo“, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, as perspectivas são otimistas para o Carnaval das Cidades Históricas em 2011. “Os municípios esperam reunir mais de 400 mil foliões e aumentar a taxa de ocupação hoteleira, que registrou taxas de 90% nos anos anteriores”, completou.

Para a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, a atuação conjunta das Secretarias de Estado de Cultura e de Turismo no resgate do carnaval tradicional de Minas envolve os poderes públicos estadual e municipal, com participação efetiva de toda a sociedade. “Com este projeto, a Secretaria de Cultura apoia as cidades históricas, contribuindo para a educação patrimonial, ao qualificar o uso desses espaços em momentos de festa”, concluiu.

Profissionalização
A iniciativa surgiu no Carnaval de 2009 quando os municípios de Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, Tiradentes, e São João del Rei se uniram para um movimento que promove o resgate de uma festa tradicional e autêntica. Com uma programação de eventos gratuitos, o projeto destaca-se como opção para foliões de todo o país, que poderão aproveitar os dias de folia no privilegiado cenário do patrimônio histórico e cultural mineiro.

Idealizador do projeto e secretário Municipal de Turismo de São João del Rei, Ralph Justino, explica que o intuito é organizar e profissionalizar todos os setores envolvidos na recepção do turista. “Queremos promover uma festa organizada, democrática, segura e com estrutura compatível com a riqueza que nossas cidades históricas oferecem aos turistas”, declarou.

Diamantina dia e noite
O Carnaval de Diamantina, tradicionalmente realizado nas ruas e becos do Centro Histórico oferece aos foliões atrações durante todo o dia e noite. A animação começa já pela manhã com os desfiles dos blocos caricatos. Destaque para os blocos Sapo Seco, Rato Seco e As Domésticas Aposentadas. A grande concentração de foliões ocorre a partir do final da tarde e vai até o dia clarear na Praça do Mercado Velho e becos do Centro Histórico, ao comando da percussão das bandas Bat-Caverna e Bartucada que se apresentam no palco principal. É este ritmo acelerado que os visitantes encontram em Diamantina para comemorar a Festa do Momo.

Marchinhas em Mariana
O município entra no clima da folia no ano de comemoração dos 300 anos de da Vila de Nossa Senhora do Carmo. De acordo com a prefeitura municipal, a cidade se enfeita e prepara um dos maiores carnavais do interior de Minas, com segurança, alegria e diversão para todas as idades. A aposta é nas marchinhas de Carnaval. Os blocos caricatos, alguns com mais de 150 anos, como O Zé Pereira da Chácara terá destaque na festa de Momo.

Ouro Preto em Circuitos
A abertura oficial do Carnaval de Ouro Perto acontece na quinta-feira, véspera de Carnaval, com a entrega das chaves da cidade para o Rei e a Rainha do Carnaval e desfile dos blocos do Zé Pereira dos Lacaios, Gatas e Gatões, Bandalheira Folclórica Ouropretana e Bloco Vermelho i Branco, acompanhados da Banda do Bororó. No decorrer do feriadão, haverá desfile de escolas de samba, shows com bandas locais, baile carnavalesco, apresentação de DJ’s e VJ’s.

Sabará com segurança
Os preparativos para a folia de 2011 já começaram com o pré-carnaval promovido pela Prefeitura Municipal nas tardes de domingo. Um dos destaques da folia durante o feriadão é o Bloco Paraíso dos Moralistas, fundado há mais de 60 anos, que particip do desfile dos blocos nas tardes de domingo e terça-feira de Carnaval. O município preparou as festividades de modo que o visitante proteja seu centro histórico, seu patrimônio cultural e humano, priorizando a segurança para a população e para os turistas.

Pré-Carnaval em São João del Rei
A cidade aproveita a oportunidade para se promover como destino turístico. Por isto, o município já começa a receber os turistas para o Carnaval no próximo dia 19, quando o bloco Cachaça com Mel Chora Borel se concentra na Praça Frei Orlando, no centro da cidade. Até a terça-feira de Carnaval, serão aproximadamente 40 desfiles de blocos caricatos. Também haverá desfiles das escolas de samba no sábado, domingo e segunda-feira de Carnaval.

Tiradentes da família
A prefeitura municipal preparou um carnaval animado, porém, tranquilo. A folia é acompanhada por tradicionais marchinhas e blocos de rua que desfilam durante os quatro dias da folia de Momo. A festa começa na quinta-feira, véspera de Carnaval, com o desfile do bloco Entre & Vista, com destino ao Lago das Forras. Outros destaques são os blocos caricatos como o das Domésticas, Ver-te-Cana e Ora-pro-nobis. Ao todo, desfilam 15 blocos. Entre um desfile e outro, o turista também poderá contemplar a riqueza histórica do município e os atrativos turísticos de toda a região.

Fonte: Governo do Estado de Minas Gerais

  
  

Publicado por em

Ze das Cove

Ze das Cove

21/02/2011 13:16:06
Acho ótimo o carnaval em Tiradentes! Tranquilo, familiar, sem bagunça!!