Caminhada visita museus do Centro Histórico em Porto Alegre

Com duração de aproximadamente duas horas, o roteiro será orientado pelo mestre em Artes Visuais Nei Vargas, que tem ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte.

  
  
Museu José Hipólito

A próxima edição da caminhada orientada do Viva o Centro a Pé, em 8 de maio, terá visitação interna a três museus de Porto Alegre. O passeio começa às 10h, pelo Caminho dos Antiquários, na rua Demétrio Ribeiro em frente à Praça Daltro Filho. Segue pelo Viaduto Otávio Rocha, Museu Júlio de Castilhos, Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul, Museu Hipólito José da Costa e Praça da Alfândega, relacionando as instituições aos pontos turísticos existentes entre elas e a forma de pensar-ver-olhar a cidade como espaço de memória, tanto quanto são os museus.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com ou pelos telefones 3333-1873 e 3289-3738. O valor é um quilo de feijão ou arroz, óleo de cozinha ou uma lata de leite em pó. As doações serão encaminhadas a instituições do município. Em caso de chuva, o passeio será transferido para o sábado seguinte.

Quem orienta - Com duração de aproximadamente duas horas, o roteiro será orientado pelo mestre em Artes Visuais Nei Vargas, que tem ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Tem experiência em museus como o Musée du Louvre - Paris/França, Museu da Ufrgs e diferentes museus do interior do Estado. Foi responsável pela criação e implantação do Setor Educativo do Santander Cultural. Atualmente, trabalha na Secretaria do Patrimônio Histórico da Ufrgs.

Antiquários - A feira Caminho dos Antiquários faz parte de programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central, o espaço, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano é fechada entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, e as lojas colocam seus produtos na rua.

As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A promoção é das secretarias do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC) e de Turismo (SMTUR), do Programa Viva o Centro e do Gabinete da Primeira-dama.

Outras informações podem ser obtidas no site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

  
  

Publicado por em