Campanha lança candidatura de Lençóis Maranhenses a Maravilha Natural

Uma das mais belas paisagens naturais brasileiras e área de preservação ambiental, todos os anos o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebe turistas de todo o País e do mundo. O Sebrae no Maranhão, o

  
  

Uma das mais belas paisagens naturais brasileiras e área de preservação ambiental, todos os anos o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebe turistas de todo o País e do mundo. O Sebrae no Maranhão, o governo estadual, o Bureau Convention e várias entidades da sociedade maranhense promovem uma série de ações para que os Lençóis sejam eleitos uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

O processo de escolha das Maravilhas Naturais está a cargo da fundação suíça responsável pela seleção das novas Sete Maravilhas do Mundo. O Brasil entrou nessa lista com o Cristo Redentor no Rio.

Até o dia 8 de agosto de 2008, as pessoas podem acessar o site www.natural7wonders.com e clicar no ícone "Nomination". Ali é necessário registrar o e-mail e o país, escrever o nome do candidato à Maravilha Natural e assinalar a categoria para concorrer. Os Lençóis Maranhenses devem ser votados como "Nature Conservancy Park" (Parque de Conservação da Natureza).

Os votos serão submetidos a uma comissão de especialistas, que chegarão a 21 nomes. Desse total sairão as Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

Os Lençóis Maranhenses venceram uma enquete recente promovida pela Revista Época para sondar o provável candidato brasileiro à Maravilha Natural. Mais de quatro mil pessoas votaram entre os dias 28 de julho e 2 de agosto e deram o primeiro lugar ao Parque, que ficou à frente da floresta amazônica, do Pantanal mato-grossense e do arquipélago de Fernando de Noronha.

As entidades envolvidas na campanha em prol da candidatura dos Lençóis estão desenvolvendo um conjunto de iniciativas para divulgar o roteiro turístico maranhense no Brasil e no exterior e para estimular as pessoas a acessarem o site das Maravilhas Naturais e votarem.

No Maranhão já existem uma frente parlamentar federal e outra estadual pela causa e associações mobilizadas pela divulgação dos Lençóis. Até o fim de setembro, deve ser lançada uma campanha publicitária nacional chamando a atenção da população para a candidatura do Parque.

Ocupação sustentável:

"Os Lençóis Maranhenses constituem uma paisagem única. Caso seja eleita uma Maravilha Natural do Mundo, esse acontecimento trará benefícios não apenas ao Maranhão, mas para todos os brasileiros", afirma Manoel Pedro Castro, superintendente do Sebrae/MA.

"É preciso ressaltar que a exploração deste patrimônio deve ser feita de forma adequada e sustentável, com o respeito ao meio ambiente e pensando nos benefícios sociais para as comunidades que vivem nestas áreas", assinala.

Com apoio do Sebrae Nacional, desde 2003 o Sebrae/MA atua nos Lençóis com capacitações para hotéis, restaurantes e guias de turismo, apoio ao artesanato e à gastronomia local, divulgação e outras ações.

Os Lençóis Maranhenses fazem parte de um roteiro integrado dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Esse roteiro também inclui o Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE) com municípios próximos. A região do roteiro integrado recebeu cerca de mil turistas estrangeiros no primeiro semestre de 2007, vindos basicamente da Europa, segundo dados das agências de turismo que operam pacotes para a região.

Fátima Rocha, gerente do escritório do Sebrae em Barreirinhas, município onde o Parque dos Lençóis Maranhenses está situado, destaca algumas ações realizadas para divulgar o roteiro. Em maio, o Sebrae/MA trouxe à cidade representantes de 12 agências de turismo operadoras de pacotes nacionais e internacionais.

"Os Lençóis constituem uma área ímpar. Há dunas, mar e uma série de lagoas. Se até os moradores, acostumados a ver esta paisagem o tempo inteiro, ainda se emocionam ao encarar os Lençóis, imagine o que não sentem os europeus ao chegarem aqui", diz Fátima.

Windsurf em Tutóia

A gerente reforça a importância da parceria do Sebrae e das outras entidades com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a divulgação do turismo aliada à consciência ecológica. Dentre as iniciativas locais do Sebrae para aprimorar o turismo na região, Fátima cita a intenção de se criar um circuito de esportes aquáticos como o windsurf em Tutóia, município próximo dos Lençóis.

Nan Souza, presidente da Fundação Convention Bureau no Maranhão, órgão do setor de turismo, chama a atenção para a necessidade de união em torno da candidatura do Parque dos Lençóis Maranhenses de vários segmentos como o governo estadual, prefeituras, taxistas, bares e restaurantes, agências de turismo e hotéis.

O Bureau acaba de divulgar os Lençóis como destino turístico em duas feiras do setor nos Estados Unidos, na Flórida e em Las Vegas. Até o fim do ano, estão previstas participações da fundação em eventos em países como Argentina, Chile, Alemanha e Inglaterra e reuniões nacionais para tratar do tema.

"Temos recebido um apoio importante dos nossos parceiros do Roteiro Integrado, do Ceará e Piauí", afirma. "Interessa a todo o Brasil ter um roteiro com esta referência de Maravilha Natural. Representa muito para todos nós".

O Parque dos Lençóis Maranhenses foi criado em 1981. Possui área de 155 mil hectares. O clima na região é quente, com temperaturas que atingem os 38ºC. As famosas dunas dos Lençóis, formadas pelo vento, chegam a 40 metros de altura. O Parque é administrado pelo Ibama e sua visitação é regulamentada por um plano de manejo.

Fonte : Sebrae

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em