Carnaval agita o Circuito do Ouro em Minas Gerais

Cidades mineiras preparam programação que atrai turistas do Brasil e do mundo

  
  
Carnaval Ouro Preto

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas do ano. A folia já começa na sexta-feira e vai até a manhã da Quarta-feira de Cinzas. Muitas regiões do Brasil recebem milhares de turistas em busca de diversão e Minas Gerais se destaca pelo animado Carnaval das cidades do Circuito do Ouro. A programação é bastante variada e traz atrações para todos os gostos e idades. “Como as cidades são próximas, o turista tem oportunidade de se programar e curtir a festa do Carnaval em vários municípios do Circuito do Ouro”, garante a diretora Executiva do Circuito, Isabella Ricci.

Em Ouro Preto, Mariana e Sabará a proposta é resgatar o Carnaval tradicional com marchinhas e blocos caricatos, além disso, haverá shows, blocos e desfile de escolas de samba. Em Ouro Preto os destaques são o Projeto Candonguêro, a Bandalheira e os blocos tradicionais e estudantis. Em Mariana, a tradição do Zé Pereira vai desfilar pelas ruas históricas, que terão marchinhas e blocos. Já em Sabará, os foliões verão shows do SabaráFolia, da banda Mama África e dos blocos Sol Nascente, Mundo Velho e outros.

Em Nova Era a programação será dividida em dois circuitos e promete atrações para todos os públicos. A festa não terá hora para acabar e haverá shows e desfiles de escolas de samba pelas ruas da cidade. Quem também garante a realização de um carnaval bem divertido são os municípios de Bom Jesus do Amparo, Santa Bárbara e Itabira. Com o tema "Ita Alegria 2010", Itabira promove uma programação de shows, desfiles de blocos e matinês. Em Santa Bárbara, o tema “De rei e de louco todo momo tem um pouco” vai colorir a cidade, com a iluminação toda feita em materiais reciclados. Outra novidade são as tendas que serão transformadas em uma agitada boate.

A programação do “Gonçalo Folia 2010” vai animar os foliões em São Gonçalo do Rio Abaixo e Santa Luzia receberá seus foliões com batalha de confetes, show de fogos, blocos infantis e matinês, com o “Carnaval das Cores”.

A Liga dos Blocos Carnavalescos de Congonhas acredita que fará este ano um carnaval ainda mais animado do que o do ano passado. A programação terá 34 shows e 25 blocos carnavalescos. Serão armados três palcos no centro para as noites de folia na Cidade dos Profetas. Com o tema “Carnaval 2010 - do coração da gente”, Nova Lima comemora um dos carnavais mais tradicionais de Minas Gerais. No total, 14 blocos caricatos vão desfilar pelas ruas da cidade.

Visite e conheça os municípios do Circuito do Ouro, o coração da Estrada Real: Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Caeté, Congonhas, Itabira, Itabirito, Mariana, Nova Era, Nova Lima, Ouro Preto, Piranga, Raposos, Rio Acima, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Fique por dentro da programação do Carnaval de algumas cidades do Circuito do Ouro:

Congonhas

“Carnaval 2010 - do coração da gente”

34 shows e 25 blocos carnavalescos. Serão armados três palcos no centro para as noites de folia na Cidade dos Profetas.

Itabira

“ItaAlegria”

- 12 de fevereiro(sexta-feira)

Bloco dos Sujos, show com Sporta Brasil, Cor e Banda.com.

- 12 de fevereiro (sábado)

Show com Pagode Mais, Banda.com.

- 14 de fevereiro (domingo)

Matinê com a banda Xêru, desfile dos blocos carnavalescos, show com Gingado e Planeta Swing.

- 15 de fevereiro (segunda-feira)

Show com Sporta Brasil e Primeira Classe.

- 16 de fevereiro (terça-feira)

Matinê com a banda Sporta Brasil, desfile dos blocos campeões e da Vida Ativa, show com Supremacia e Agá.

Local: Av. Mauro Ribeiro, bairro Esplanada da Estação

DISTRITO DE IPOEMA

- 13 de fevereiro (sábado)

Show com a banda Planeta Woodstock

- 14 de fevereiro (domingo)

Desfile do Bloco dos Sujos, eleição da rainha do bloco show Wesley e Élson e Banda

- 15 de fevereiro (segunda-feira)

Desfile dos blocos carnavalescos, show com Planeta Woodstock

- 16 de fevereiro (terça-feira)

Show com Sporta Brasil

Mariana

“Reciclar é Viver”

- Dia 12 de fevereiro (sexta-feira)

Show com Sociedade Anônima e Phree

- Dia 13 de fevereiro (sábado)

Show com Ousados do Samba, Incrível Banda, Grupo Vira Saia, Trio Sam, Grupo de Dança Flash Boys, A Levada. Desfile Banda dos Farrapos e Zé Pereira da Chácara, Escolas de Samba.

- Dia 14 de fevereiro (domingo)

Show com Só Pagode, Ousados do Samba, Incrível Banda, Bloconeco, Banda Navegante, Chá de Caboclo, Trio Sam, Grupo de Dança Swing e Banana Chick. Cortejo Grupo de Percussão Baobá e Circo Volante. Desfile de Escolas de Samba.

- Dia 15 de fevereiro (segunda-feira)

Apuração das Escolas de Samba, shows com Evolusamba, Grupo Ação, Grupo Sorriso, Incrível Banda, Grupo Vira a Saia, Trio Sam, Grupo de Dança Maderada e Farol da Barra. Desfile do Zé Pereira da Chácara Mirim, Bloconeco e Banda Navegante. Desfile Banda dos Farrapos, do Zé Pereira da Chácara e Cortejo Circo Volante.

- Dia 16 de fevereiro (terça-feira)

Show com Evolusamba, Grupo Só Pagode, Incrível Banda, Chá de Caboclo, Grupo de Dança Recrutas do Axé, Mania de Toalha. Bloconeco e Banda Navegante, Cortejo Grupo de Percussão Baobá, desfile do Zé Pereira da Chácara, cortejo Circo Volante

Locais: Praça Tancredo Neves, Praça da Sé, Praça Dr. Gomes Freire, Avenida Getúlio Vargas

Nova Lima

“Carnaval 2010 - do coração da gente”

- Dia 5 de fevereiro

Comemoração 309 anos de Nova Lima
Show com Razão do Samba e Bantuquerê e desfile do Bloco Taioba.

- Dia 12 de fevereiro (sexta-feira)
Show com banda, desfile dos blocos Amigos da Santa Cruz e Marylou.

- Dia 13 de fevereiro (sábado)

Me Leva Folia com desfile de trios e banda, Blocos Unidos do Cruzeiro, Amigos da Praça, O Coronel dos Prontos, Leão Maluco 2010, Aqui Gandaia.

- Dia 14 de fevereiro (domingo)

Desfile dos blocos Cartolas do Samba, Ébano, dos Sujos, Concurso de Fantasias, Me Leva Folia com desfile de Trios com a Banda Olosujos, desfile das escolas de samba.

- Dia 15 de fevereiro (segunda-feira)

Me Leva Folia com desfile de Trios, blocos Amigos da Praça, O Coronel dos Prontos e Grande Baile a Fantasia da Melhor Idade com Toninho & Banda. Concurso de Fantasias (Ginásio do Villa Nova).

- Dia 16 de fevereiro (terça-feira)

Desfile dos blocos Cartolas do Samba, AGS da Vila Operária, Ébano, Bloco dos Olosujos, Amigos da Santa Cruz, Me Leva Folia com desfile de trios com a Banda Olosujos, desfile das escolas de samba.

Locais: ruas da cidade, Espaço Folia e Praça Bernardino de Lima. Programação de shows e blocos no Jardim Canadá, Honório Bicalho e São Sebastião das Águas Claras (Macacos)

Nova Era

A programação será dividida em dois circuitos e promete atrações para todos os públicos. A festa não terá hora para acabar e haverá shows e desfiles de escolas de samba pelas ruas da cidade.

Ouro Preto

“Patrimônio da alegria”

- Dia 11 de fevereiro (quinta-feira)

Desfile de blocos: Vermelho I Branco, Bloco dos Conspirados e Zé Pereira dos Lacaios; show com Kazahara.

- 12 de fevereiro (sexta-feira)

Shows com Nata da Sociedade (Banda do Vitorino), Celso Alves e Banda, Espaço Hip-Hop; Projeto Candonguêro.

- 13 de fevereiro (sábado)

Concentração e desfile de blocos: Bonecas de Ouro, Adro Dum, Gatas e Gatões, Kalango Doido, Zé Pereira dos Lacaios e Mirim, Sanatório Geral. Show das bandas Chá de Caboclo, Nata da Sociedade (Banda do Vitorino), Celso Alves e Banda e Mr. João e Banda, Espaço Hip-Hop; Projeto Candonguêro.

- 14 de fevereiro (domingo)

Concentração e desfile de blocos: Diretoria, Pirata, 69, Bandalheira Folclórica Ouropretana, Ouropirô, Jesus é Bom à Beça, Bloco da Barra, Zé Pereira dos Lacaios, Zé Pereira Mirim, Os Possuídos, 100 Tambores a Gente Não Sobe, Chifrudo, Cabrobó, Mamãe Já Sabia. Show das bandas Anjos, Nata da Sociedade (Banda do Vitorino), Viola de Folia, La Batuque, Espaço Hip-Hop; Projeto Candonguêro.

- 15 de fevereiro (segunda-feira)

Concentração e desfile de blocos: Vermelho I Branco, 30 de Fevereiro, Bandalheira Infantil, Balanço da Cobra, Candonguêro, Turma do Golo, da Praia, Chapado. Desfile das Escolas de Samba grupo especial e mirim. Show de Celso Alves e Banda e Treme Terra, Projeto Candonguêro.

- 16 de fevereiro (terça-feira)

Carnaval infantil Projeto Candonguinho, concentração e desfile de blocos: Diretoria, Pirata, Bandalheira Folclórica Ouropretana, Sai Quebrano, da Barra, Jesus é Bom à Beça, Zé Pereira dos Lacaios e Mirim, Sobe e Desce. Show com as bandas Nata da Sociedade (Banda do Vitorino), Viola de Folia, MC Biju e Tribalada, Espaço Hip-Hop, Projeto Candonguêro.

Locais: Praça Tiradentes, Largo da Alegria, Estacionamento da Escola Dom Pedro II, Praça da Ufop. Programação também nos distritos.

Sabará

- 6 de fevereiro (sábado)

Concurso de Marchinhas

- 8 de fevereiro (segunda-feira)

Exposição sobre o carnaval sabarense (Teatro Municipal)

- 12 de fevereiro (sexta-feira)

Desfile do Bloco do Banho e Bloco 13 de Maio

- 13 de fevereiro (sábado)

Blocos Mama África, Sol Nascente, Bailes Regionais nos distritos, blocos Melhor Idade, GRES Unidos da Vila, Banda SabaráFolia, SR Colibri do Campo, SR Moralistas do Samba e SR Marlúcio Pereira – Rancho das Flores

- 14 de fevereiro (domingo)

Banda Móvel SabaráFolia, Blocos Caricatos, Bailes Regionais; desfile dos blocos Farol e Mundo Velho, Bloco 13 de Maio, Unidos da Zorocarmo, Mama África.

- 15 de fevereiro (segunda-feira)

Show e desfile dos blocos Sol Nascente, UzomiDoido, 13 de Maio,

Bailes Regionais; desfile da Banda SabaráFolia, da SR Moralistas do Samba, SR Marlúcio Pereira – Rancho das Flores, GRES Unidos da Vila e SR Colibri do Campo.

- 16 de fevereiro (terça-feira)

Banda Móvel SabaráFolia, Blocos Caricatos; Bailes Regionais, Blocos Sol Nascente; Farol e Mundo Velho, Mama África, Banda SabaráFolia.

Locais: Espaço Folia, ruas do Centro Histórico e distritos

Santa Bárbara

“De rei e de louco, todo momo tem um pouco”

- De 12 a 16 de fevereiro

Desfile do Bloco dos Sujos, boate, som mecânico, show com cinco bandas (uma diferente por noite)

Apresentação das tradicionais marchinhas carnavalescas, Corporação Musical Santo Antônio

Locais: Praça Pio XII e Rua João Mota

Santa Luzia

“Carnaval das Cores”

- Dia 11 de fevereiro – (quinta-feira)

Batalha de confetes, Bandas de música Geraldo Luiz de Brito, Estrela de São João e participação dos blocos; Show com a Banda Samba Pop.

- Dia 12 de fevereiro (sexta-feira)

Desfile das baterias e dos blocos (Terceira Idade e outros), show com a Banda MP6

- Dia 13 de fevereiro (sábado)

Matinê, Banda de Música Estrela de São João, desfile dos blocos e baterias, show com Banda Atrevidos e Ciruito da Barra, Concurso do Zé Pereira e de Fantasias.

- Dia 14 de feveireiro (domingo)

Desfile de Bloco infantil,Abre Alas, criançada fantasiada, Banda de Música Geraldo Luiz de Brito, Concurso de fantasia infantil, show com Samba Pop e MP6, desfile de blocos e baterias

- Dia 15 de fevereiro (segunda-feira)

Banda Murcha e Banda de Música Estrela de São João, desfile de blocos e baterias, show com Atrevidos e Circuito da Barra.

- Dia 16 de fevereiro (terça-feira)

Matinê, desfile dos blocos e baterias, show com Arte Final e MP6

São Gonçalo do Rio Abaixo

“Gonçalo Folia 2010”

Batalha de confetes, show de fogos, blocos infantis e matinês.

Fonte: Converso Comunicação

  
  

Publicado por em

Mariana

Mariana

11/02/2010 13:55:48
Faltou falar de Diamantina..passei o carnaval do ano passado lá..um dos melhores da minha vida.
As repúblicas e a turma da bat caverna animam qualquer lugar!