Carnaval de Gurupi ainda é o maior de Tocantins

O carnaval 2012, em Gurupi, sul do estado, correspondeu à sua tradição de festa muito animada e de acordo com a importância da cidade, embora possa ter sua estrutura ampliada

  
  
Carnaval em Gurupi

O carnaval 2012, em Gurupi, sul do estado de Tocantins, correspondeu à sua tradição de festa muito animada e de acordo com a importância da cidade, embora possa ter sua estrutura ampliada. A concentração de grandes blocos, com participantes de todo o estado e de fora, faz com que seja a principal referencia em carnaval contemporâneo, onde são comercializados abadás e oferecidos locais de apoio aos foliões. O brilho do povo divertindo-se na avenida Goiás em manifestação da mais pura alegria, demonstra a valorização das raízes.

Mais de oito mil pessoas freqüentam o circuito, por noite, como informou o secretário de Cultura, Francisco de Souza Pereira, o Chiquinho Chocolate. Hotéis com lotação completa e um grande contingente de visitantes hospedados em residências.

Tendência dominante nos carnavais em todos os grandes centros, a música baiana também predomina em Gurupi. Neste carnaval, foram contratadas para apresentações na avenida por onde acontecem os desfiles de blocos e o povo libera emoções, ”Elano Santarém e banda”, de Barreiras, “Xequerê”, de São Desidério, “Banda Art Manha”, do interior da Bahia e “Pimenta Baiana”.

De Gurupi, tocaram “Os Amigos do Samba”,”Ki Levada””Mil Volts” e “Skema Brasil”. Um bloco que faz a diferença no carnaval da cidade é o “Bejá”, que agregou o Tropaloka ( em torno de 4 mil foliões. Para puxar seus componentes contratou o trio elétrico Nasa, de Feira de Santana (BA), especializado animador de carnavais em ritmo de axé.

O casal de amigos Antonio Vieira e Natane, de Araguaína, credita o sucesso da festa de Gurupi à presença de atrações musicais de outros estados. Fazem parte da tropa do Bejá e não admitem deixar o encontro anual em Gurupi. O secretário Chiquinho informou que, em torno de 1500 foliões são de outras cidades.

A certeza do sucesso e animação do “Gurufolia 2012” foi bancada com a presença dos blocos BejáTropaloka, Pé de Cana, Pega Prá Capá, Perdidos na Folia, Os Enforcados, Só Nóis + Ninguém, Siriguella, Só Nóis na Folia e Pé de Chinelo. Nesta terça-feira, dia 21, acontece a premiação do concurso que elegeu o bloco Pega Prá Capá o vencedor do carnaval.

Estrutura
Duas arquibancadas para três mil pessoas; 30 camarotes e palco. Segundo os organizadores, a segurança da festa é total, com a parceria da Polícia Militar que designou 50 policiais para a ronda todas as noites. Também estão presentes Corpo de Bombeiros, COE e Giro, além do reforço de 15 seguranças particulares. Um diferencial neste ano foram plataformas suspensas de observação.

Fonte: ADTUR

  
  

Publicado por em