Casarão do Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte, abre suas portas

Durante o período de um mês o Casarão do Museu Histórico Abílio Barreto passa a ser objeto de investigação do público visitante.

  
  

Durante o período de um mês o Casarão do Museu Histórico Abílio Barreto passa a ser objeto de investigação do público visitante. Seu pavimento superior estará completamente vazio, expondo aos visitantes as paredes internas desnudas, o teto à mostra e as janelas coloniais abertas. Para explorá-lo, o público se valerá do Caderno de Visitação, que, além de informações sobre a casa oitocentista, instiga o visitante a percebê-la como documento revelador de hábitos, costumes e valores de uma determinada época e lugar.

Ao explorar a casa, as pessoas que visitarem o Museu poderão conhecer várias características da sociedade do Arraial do Curral Del Rei, o pequeno povoado que deu lugar à cidade de Belo Horizonte. Poderão, por exemplo, conhecer um cômodo que não está mais presente nas moradias atuais: a alcova, localizada no centro da casa, sem comunicação com a parte externa, muito usada na época como quarto para as mulheres. Construído em 1883, o Casarão foi sede da Fazenda do Leitão, uma das mais produtivas da região do antigo Arraial. É um exemplar típico das construções rurais mineiras dos séculos XVIII e XIX. Suas paredes são de pau-a-pique, sistema construtivo que pode ser observado pelo visitante por meio de aberturas feitas no pavimento superior e no térreo.

Visitas

O Caderno de Visitação é uma publicação alicerçada nas premissas da Educação para o Patrimônio, que pretende construir as bases de uma sociedade que respeite o passado, as tradições, as diferenças, valorize a diversidade cultural e se comprometa com a preservação do patrimônio.

As visitas ao Casarão poderão ser feitas de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, e nas quintas-feiras, das 10 às 21h. A entrada é gratuita. O Museu Histórico Abílio Barreto fica na Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

  
  

Publicado por em