Coisa de cinema

Coleção de documentários divulga dez festas populares brasileiras

  
  
Rani Ribeiro integra a equipe de produção de 10 documentários que divulgam festas populares

A fé e o folclore do povo brasileiro viraram filme. Um projeto do Ministério do Turismo, em parceria com a Associação Arte Vida, criou uma coleção de dez documentários sobre grandes festas culturais que viraram atrações turísticas do país.

As seis primeiras produções já foram finalizadas e tiveram sua primeira exibição pública durante a Feira das Américas – Abav 2010. Cada vídeo tem 24 minutos e documenta uma manifestação cultural brasileira: as celebrações de Corpus Christi (RJ e ES), as festas juninas (SE), a Procissão Fluvial de São Pedro (Manaus, AM), a Festa do Divino Espírito Santo (Pirenópolis, GO), a Semana Farroupilha (Porto Alegre, RS) e a Festa da Nossa Senhora da Boa Morte (Cachoeiras, BA).

O objetivo do projeto “Tradições Brasil” é estimular a inclusão dessas festas populares nas estratégias de comercialização dos destinos turísticos. “Nossa intenção é fazer com que os operadores percebam a riqueza dessas expressões culturais e trabalhem esses atrativos para incrementar o turismo no país. Esses produtos podem oferecer um outro olhar sobre o destino porque eles mostram a cara do Brasil”, explica Cristina Gomide, gerente de projetos da coordenação-geral de Produtos Associados ao Turismo do Ministério do Turismo.

Segundo Rani Ribeiro, que integra a equipe de produção dos documentários, o processo de preparação das gravações inclui uma pesquisa prévia detalhada sobre manifestações folclóricas, aspectos gastronômicos e culturais, crenças, música e dança das festas populares selecionadas para a coleção, além da identificação dos atrativos turísticos regionais.

OLHAR ATENTO
Depois de assistir ao documentário sobre a Semana Farroupilha, o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Canela (RS), Carlos Alexandre Raymundo, afirmou que o vídeo sobre a maior celebração das tradições gaúchas pode ser uma ferramenta bastante eficiente no apoio à comercialização de destinos do estado. “É um vídeo sobre o Rio Grande do Sul e eu, que sou gaúcho, fiquei impressionado com a qualidade da informação. Assistindo às imagens vejo que podemos, por exemplo, trabalhar mais a cultura gaúcha no nosso calendário municipal de eventos que já está consolidado. Essa associação pode enriquecer a divulgação do nosso município”, acredita.

A presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), Cristina Baumgartem, também esteve entre os espectadores. Após a sessão, ela disse que estudará a possibilidade de usar os vídeos como instrumento de qualificação dos profissionais da categoria: “as manifestações folclóricas fazem parte do discurso do guia de turismo”.

Raymundo e Baugartem estiveram entre os 50 primeiros espectadores dos filmes do projeto. As sessões também foram procuradas por profissionais do turismo, gestores públicos, operadores de turismo, agentes de viagem, guias de turismo, estudantes, professores e turistas de diversos estados brasileiros.

EM DVD
As gravações continuam na próxima semana em Juazeiro do Norte (CE), durante a Romaria do Padre Cícero. Até março, a coleção estará completa, com 10 festas populares documentadas.

A Associação Arte e Vida pretende fazer também um site para disponibilizar os vídeos. Interessados em ter acesso ao material podem entrar em contato com a produção dos documentários pelo telefone 61 8160-6611 (Rani Ribeiro).

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em