Conheça todos os destinos considerados Patromônios da Humanidade no Brasil

Em 1972, a UNESCO criou a Convenção do Patrimônio Mundial, para incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados importantes. No Brasil, existem 18 locais tombados pela UNESCO e você vai conhecer todos eles agora!

  
  
Palácio do Planalto: no Brasil, existem 18 locais tombados pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade

Em 1972, a Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (UNESCO) criou a Convenção do Patrimônio Mundial, para incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade.

No Brasil, existem 18 locais tombados pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. Cada parte do Brasil tem seus representantes, sendo o Nordeste a região que possui o maior número. Com a inclusão da Praça São Francisco, em São Cristóvão, Sergipe, em Julho de 2010, o Nordeste passa a ter sete destinos considerados Patrimônio Mundial. Outros lugares devem ser citados também, como os Centros Históricos de Olinda, São Luís e Salvador, as lindíssimas Ilhas Atlânticas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas, a Costa do Descobrimento, na região de Porto Seguro, e o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí.

Ao todo, 885 lugares, em 148 países foram escolhidos pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade

A maior região do País em espaço geográfico, região norte, é muito bem representada pelo Parque Nacional do Jaú, coração da Floresta Amazônica, conhecida mundialmente como o pulmão do planeta. A Amazônia, aliás, tem se transformado cada vez mais em um roteiro turístico dos mais procurados, para os turistas interessados em turismo de selva.

O Plano Piloto, projetado por Lucio Costa, e as obras de Niemeyer, em Brasília, são obras que orgulham o povo brasileiro a ponto de o cosmonauta Yuri Gagarin, 1º homem a viajar para o espaço, ao visitar Brasília em 1961, declara: “Tenho a impressão de que estou desembarcando num planeta diferente, não na Terra.” O Centro Histórico de Goiás também está na lista da UNESCO assim como os essenciais biomas do Pantanal e do Cerrado, que guardam a exuberante diversidade de fauna e flora que só o Brasil possui.

Já na região sudeste, as cidades históricas mineiras de Ouro Preto, Diamantina e Congonhas do Campo demonstram a belezas da arquitetura barroca, abastecida pelas riquezas do ouro. Além de obras de Aleijadinho e lindíssimas paisagens, o turismo de aventura é outro destaque da região que a cada dia atrai mais visitantes.

No Sul do Brasil a UNESCO escolheu o Parque Nacional do Iguaçu e suas maravilhosas cataratas como Patromônios da Humanidade

Entre os estados de São Paulo e Paraná se encontra uma importantíssima reserva de Mata Atlântica. Com apenas 7% de seu tamanho original, a reserva que vai da Serra da Juréia, em São Paulo, até a Ilha do Mel, no Paraná possui uma biodiversidade de ecossistema que está entre as maiores do planeta.

A viagem pelo Sul do Brasil segue pelo Parque Nacional do Iguaçu e suas maravilhosas cataratas, que juntamente com a Floresta Amazônica, concorrem para ser uma das sete novas maravilhas naturais do mundo. Além disso, as ruínas de São Miguel das Missões e seu incrível sítio arqueológico fecham a viagem aos incríveis patrimônios mundiais brasileiros.

Ao todo, 885 lugares, em 148 países foram escolhidos pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em