Correspondentes internacionais passam o carnaval em Minas Gerais

O grupo, filiado à Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil – ACIE –, desembarca na capital mineira nesta sexta-feira e permanecem na cidade até o domingo

  
  

Dando sequência ao projeto Carnaval das Cidades Históricas 2010, lançado em janeiro passado, a Secretaria de Estado de Turismo recebe nesta sexta-feira (12/02), em Belo Horizonte, grupo de quatro jornalistas correspondentes internacionais, sediados no Brasil, para viagem de reconhecimento do Carnaval em Minas Gerais. A iniciativa conta com a parceria da Trip Linhas Aéreas e das Prefeituras Municipais de Diamantina, Ouro Preto, São João del Rei e Tiradentes.

O grupo, filiado à Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil – ACIE –, desembarca na capital mineira nesta sexta-feira (12), e segue para Diamantina, onde participará da programação oficial do Carnaval do município. Os jornalistas permanecem na cidade até o domingo, dia 14/02.

Em Diamantina, os mesmos assistirão à abertura oficial do Carnaval do município com apresentação de bandas regionais. O grupo poderá conferir ainda as atividades da cidade que se espalham por mais quatro espaços: o Largo da Folia, dedicado às bandas regionais; o Espaço MPBeco, com apresentação de música popular brasileira; o Espaço Quitanda do Samba, que divertirá os foliões com os ritmos samba de raiz e samba-roque e, o Espaço Cultura e Saúde, onde as marchinhas carnavalescas darão o tom e o ritmo da festa.

De Diamantina, os correspondentes seguem viagem para Tiradentes. Na noite do domingo de Carnaval (14/02), o grupo será recepcionado no Camarote Oficial da Prefeitura Municipal de São João del Rei para assistir ao desfile das Escolas de Samba da cidade. Já no dia 15/02, em Tiradentes, todos participam de blocos caricatos do município, como os “Abandonados” e “Ora-Pro-Nobis”.

Encerrando as programações, no ultimo dia da folia (16/02), os jornalistas seguem para Ouro Preto, onde participam de desfile de blocos caricatos, como o “Caixão” e “Pirata” pelas ruas centro histórico da cidade.

Projeto Carnaval das Cidades Históricas

O projeto teve início em 2009, quando as prefeituras de São João del Rei, Ouro Preto e Sabará se uniram em um movimento que promove o resgate de uma festa tradicional e autêntica e que incentiva a valorização da arte por meio de marchinhas e blocos caricatos carnavalescos. Em 2010, três municípios aderiram ao projeto: Diamantina, Mariana e Tiradentes.

Com uma programação de eventos gratuitos, a iniciativa destaca-se como opção para foliões de todo o país, que poderão aproveitar os dias de folia no privilegiado cenário do patrimônio histórico e cultural mineiro.

Participantes

Participam deste presstrip os seguintes jornalistas: Dionara Conceição de Melo, da EFE (Agência de notícias da Espanha); Emílio Moreno Lacave, do jornal El Mundo (Espanha); Anja Kessler, da Das Fotoarchiv (agência fotográfica alemã); e Johann Wolfgang Kunath, dos veículos Stuttgarter Zeitung, Frankfurter Rundschau e Berliner Zeitung (jornais alemães).

Font: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em