Cultura étnico-afro da Bahia é explorada por estudantes americanos

A visita ao Brasil, que incluiu apenas a Bahia e o Rio de Janeiro no roteiro, faz parte de um programa governamental chamado Fulton County Global Youth Leadership

  
  

A cultura étnico-afro da Bahia está sendo apresentada a um grupo de estudantes americanos que desembarcou no dia 6 de junho na capital baiana. Os 23 alunos são da instituição Fulton, localizada na cidade de Atlanta, capital da Geórgia, nos Estados Unidos, e permanecem na cidade até hoje, dia 09 de junho.

A visita ao Brasil, que incluiu apenas a Bahia e o Rio de Janeiro no roteiro, faz parte de um programa governamental chamado Fulton County Global Youth Leadership, que possibilita aos jovens a troca experiências culturais e conhecer a política local.

“Queremos formar uma nova geração de jovens e, para isso, nada melhor do que manter contato com outros países para conhecer culturas distintas. É um desafio importante, afinal, faz também com que eles compreendam melhor as diferenças políticas”, explicou John Eaves, presidente do Conselho da Região Metropolitana de Atlanta, que acompanha o grupo.

A escolha pela Bahia para a visita dos estudantes é fruto de uma parceria iniciada no ano passado entre o Consulado Geral de Atlanta, a Secretaria do Turismo e a Bahiatursa, com o intuito de promover o estado para os americanos e fomentar o turismo Étnico na Bahia.

“Criamos um roteiro para que eles conheçam um pouco de cada uma das nossas representações culturais como a gastronomia, a música e a dança. É uma missão importante, pois se trata de um grupo de jovens multiplicadores de opinião”, pontuou o coordenador de Turismo Étnico da Bahiatursa, Billy Arquimimo.

Na tarde do dia 6 de junho os estudantes visitaram o museu Carlos Costa Pinto e assistiram a uma apresentação da banda feminina Didá, no Pelourinho. Na terça-feira (7/6), o grupo visitou a sede do bloco Ilê Aiyê e voltou ao Centro Histórico para conhecer a Fundação Casa de Jorge Amado.

“Eu estou super animada e encantada por Salvador. Já deu para perceber que coisas maravilhosas nos esperam durante estes dias. Quero tirar muitas fotos para compartilhar com quem não tem a oportunidade de vir”, contou a estudante Kianna Shields.

Durante esta semana, John Eaves aproveita a passagem por Salvador para participar de reuniões com diversos setores do governo, a fim de discutir possibilidades de cooperação entre os dois estados.

Fonte:Bahiatursa

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em